Salto de esqui: conheça a modalidade e as principais manobras

Prova de salto de esqui profissional.

Conheça a modalidade esportiva

Se você gosta de explorar novos esportes de inverno, certamente vai se interessar pelo salto de esqui, também conhecido como esqui de salto. O esporte olímpico – que consiste em esquiar por uma rampa de neve artificial, saltar o mais longe possível e aterrissar de maneira perfeita – é um dos mais radicais entre as modalidades e exige muita coragem e técnica, além de uma boa experiência no assunto. Quer saber mais sobre o salto de esqui, o ski jumping? Preparamos um pequeno guia para que você possa conhecer a modalidade e suas principais manobras. Veja a seguir!

1 - Conheça a modalidade olímpica

Homem saltando na neve.

Salto de esqui: regras e como funciona a modalidade olímpica

Salto com esqui: como funciona? Quais são as regras? Diferentemente do esqui alpino, tradicional esporte praticado nos resorts de neve, o objetivo do salto com esqui é marcar mais pontos que os outros competidores. Cada atleta deve sair da barra de início (ou portão de largada), descer por uma rampa especialmente construída, conhecida como in-run, até alcançar a rampa final na qual esquiará. A partir daí, cada competidor tenta ‘voar’ o mais longe possível e, então, pousar com sucesso na colina íngreme; o mais próximo que puderem da linha de referência chamada K-point ou Ponto Crítico.

Durante a descida, o atleta pode chegar a 96 km/h e, entre o ponto de início e a aterrissagem, o esquiador leva menos de 10 segundos. Por isso, além de toda técnica e preparo físico, a força mental é fundamental para o salto sair sem falhas. Qualquer deslize acaba contribuindo para um salto mais curto.

Nas provas, além da distância final, os cinco juízes avaliam o estilo do “voo” e a distância em relação ao K-point. Os saltadores obtêm 60 pontos automáticos por salto se pousarem no Ponto Crítico. A pontuação é reduzida a cada metro a menos da K-Point, e aumentada para cada metro além da linha. A condição do vento na hora do salto de cada atleta e a localização da barra onde os atletas iniciam a descida na rampa também são levadas em consideração na avaliação dos juízes.

Pessoas se divertindo na neve.

Salto de esqui: história do esporte

Assim como outros esportes na neve, como o esqui cross country, o salto com esqui também tem sua origem no norte da Europa, mais precisamente na Noruega, país com muita tradição nos esportes de inverno. Os primeiros registros sobre a modalidade datam de 1808, quando o militar norueguês Ole Rye conseguiu um salto de 9,5 metros. Mas a primeira competição com prêmios só aconteceu em 1866, também na Noruega. O evento foi vencido por Sondre Norheim, considerado o criador do salto de esqui moderno.

Resorts recomendados

Ver mais

2 - Descubra mais informações sobre o esporte

Salto de esqui.

Evolução do salto de esqui: técnicas para ir para o alto e além

Desde os primórdios do esporte até hoje, algumas técnicas foram criadas e aperfeiçoadas para que os esquiadores pudessem dar saltos cada vez mais longos. Uma dos primeiros estilos de pulo criados foi a técnica “Kongsberger”, que consiste em curvar a parte superior do corpo até a altura do quadril, com os braços estendidos para frente e com os esquis paralelos entre si. Foi com essa técnica que o atleta austríaco Sepp Bradl se tornou a primeira pessoa a saltar mais de 100 metros, em 1936.

Nos anos 1950, o suíço Andreas Däscher criou a técnica de pular com os braços para trás, junto ao corpo, e com uma inclinação ainda maior. Já em 1985, o sueco Jan Bokloev passou a saltar com os esquis em “V”, e não mais em paralelo. Na época, ele chegou a ser ridicularizado, mas desde 1992 os esquiadores experientes usam a mesma técnica de Bokloev.

Família esquiando.

Salto de esqui: Olímpico desde os primeiros Jogos

Salto de esqui, Olimpíadas de inverno e neve estão relacionados desde o início do século 20. O ski jumping faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a sua primeira edição, em 1924, disputada em Chamonix Mont-Blanc, um dos principais locais para a prática de esportes de inverno na França. Até os Jogos de 1960, o salto com esqui era praticado apenas em uma pista. A partir de 1964 foi dividido em pista normal (98m) e pista longa (125m). Em 1988 começaram as disputas por equipe. Só em 2014 que o evento feminino foi incluído nos Jogos Olímpicos, mas apenas em pista normal.

Gostou de conhecer melhor o salto de esqui? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber muitos outros conteúdos interessantes. Vale a pena ficar por dentro!

Resorts recomendados no Club Med

Ver mais

3 - Viagem para a neve com Club Med: uma experiência completa

pai e filho em estação de esqui na neve

Vantagens que só o Club Med na neve te oferece dentro do All Inclusive

♦ Aulas em grupo de esqui e snowboard com a Escola Nacional de Esqui
Ski Pass com acesso gratuito aos teleféricos e gôndolas para as pistas
♦ Diversas atividades além do Ski
Gastronomia premium nas montanhas
Gratuidade para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses
Mini Club + (4 a 17 anos) Monitoramento infantil + aulas de ski e snowboard para as crianças
♦ Resorts All Inclusive Ski-in / Ski-out - do resort direto para as pistas, sem ter que andar com equipamentos
Cancelamento flexível até 30 dias antes do seu check-in, sem penalidades

mulher sorrindo em frente lareira brindando

Explore Lyon e desfrute dos melhores transfers para os Alpes

O Club Med recomenda os transfers saindo de Lyon para os resorts nos Alpes Franceses, oferecendo uma opção mais rápida, conveniente e com excelente custo-benefício. Em parceria com o prestigiado Intercontinental Lyon - Hotel Dieu, considerado o melhor hotel da cidade, proporcionamos uma experiência de viagem incomparável para você adicionar mais esse destino a sua viagem com vantagens e benefícios exclusivos:


• Recepção VIP com champanhe, chocolates e sucos de frutas no quarto.
• Upgrade de quarto no momento do check-in (sujeito à disponibilidade).
• Voucher para o icônico bar Le Dôme, incluindo uma bebida quente e doces preparados pelo chef de pastelaria.
• Presente especial para crianças (sujeito à disponibilidade).


Aos clientes com reserva no Club Med que efetuarem uma reserva de uma ou mais noites no InterContinental Lyon - Hotel Dieu, utilizando o código de identificação CLUBMEDxICLYON, no período de 02 de setembro de 2024 a 31 de dezembro de 2025 serão concedidos os benefícios.

Consulte os termos e condições.

mãe com duas crianças em mesa de lanches

Club Med para crianças

Os resorts all-inclusive que permitem a presença de crianças dispõem de clubes infantis com programações divididas por faixa etária. Dos 4 aos 17 anos, os viajantes mirins podem se divertir com dinâmicas, espetáculos, esportes de neve (Club Med nos Alpes) e modalidades tradicionais em grupo, como futebol e basquete.

Gratuidade para crianças

Seja qual for o pacote all-inclusive, as crianças têm a maior vantagem entre os viajantes: a gratuidade da acomodação. Isso vale para as que têm de 0 a 3 anos e 11 meses. O benefício representa uma grande economia nas viagens em família, principalmente para as que têm mais de um filho pequeno.

Criança com capacete de esqui na neve

Atividades além do ski

Na contratação do pacote de resort all-inclusive para neve, a maioria das pessoas já pensa no ski e no snowboard, mas há muito mais para o lazer nas férias. No Club Med, há aulas em grupo de outras modalidades esportivas, atividades na piscina, yoga e tratamentos relaxantes no SPA (com custo adicional).

Resorts nos alpes europeus

Ver mais

Saiba mais sobre o Club Med

Nossos melhores resorts