Especialistas em sonhos, consciente de nosso impacto
Preservar nosso patrimônio cultural
Proporcionar acesso a uma natureza preservada e seus benefícios está na própria origem do Club Med. Portanto, a proteção da biodiversidade é uma parte natural de nosso DNA.
Paisagismo em locais naturais
Buscamos sempre integrar ao máximo nossos Resorts na paisagem, em particular, apoiando-nos nos princípios da construção local. Nosso Cefalù Resort, ilustrado nesta foto, foi premiado, por exemplo, no MIPIM por sua construção.
Limitação rigorosa da área construída
A preservação da vegetação é uma prioridade dentro dos nossos Resorts. Em todo o mundo, os espaços naturais ou de paisagem são privilegiados: as áreas construídas ocupam menos de 10% da área total de superfície de nossas instalações.
Parcerias com associações ambientais locais
Formamos parcerias com associações ambientais locais em mais de 20 Resorts ao redor do mundo.
1000 hectares de floresta primária preservada
Durante várias décadas em Rio das Pedras (Brasil) e Cherating (Malásia).
Rio das Pedras, por exemplo, está localizado na Mata Atlântica, o segundo maior ecossistema protegido do Brasil. Club Med mantém sua própria reserva ecológica e oferece uma extraordinária imersão no coração da floresta primária, por exemplo, graças a caminhadas diárias organizadas.
Preservação da vegetação
A vegetação endêmica é sempre conservada ou replantada.
Em Miches Playa Esmeralda, nosso Resort na República Dominicana que foi inaugurado em novembro de 2019, por exemplo :
- As sementes foram coletadas de plantas e árvores já presentes no local, a fim de preservar as espécies locais.
- Viveiro no local (300.000 plantas foram reutilizadas no paisagismo do Resort)
Implementação de um programa de replantio de árvores para conservar e realocar árvores que tiveram que ser removidas durante a construção (2000 árvores preservadas).
70% da superfície de nossos Resorts está localizada em uma área protegida ou próxima a ela.
O resort La Pointe aux Canonniers, nas Ilhas Maurício, por exemplo, está localizado em uma área protegida pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que tem como objetivo proteger os corais.
Nosso Resort Seychelles está localizado no coração de uma reserva marinha protegida. O Club Med está empenhado em garantir que este ambiente seja respeitado, em particular obtendo a certificação ecológica para a construção e gestão diária de seu Resort.
Água, o recurso mais precioso
100% das águas residuais tratadas e em sua maioria recicladas.
90% dos Resorts equipados possuem redutores de fluxo,
47% de irrigação por gotejamento
Esforços especiais estão sendo feitos nas áreas de estresse hídrico: uma redução de 24,8% no consumo de água entre 2010 e 2018 (em termos absolutos).
Purificação biológica da água utilizando plantas em La Plantation d'Albion (Maurício), Yasmina (Marrocos) e Guilin (China).
Nossos certificados responsáveis
O compromisso do Club Med com o turismo sustentável é baseado em bases sólidas, atestado por certificações reconhecidas internacionalmente :
O compromisso do Club Med com o turismo sustentável é baseado em bases sólidas, atestado por certificações reconhecidas internacionalmente :
§ 100% dos novos Resorts ou grandes renovações foram certificados BREEAM (ou equivalente) desde 2019.
§ 46 Resorts certificados Green Globe para sua gestão sustentável (87%)
§ Rótulo Ecoleader da TripAdvisor® concedido em mais de 20 Resorts
§ Os Discovery Tours by Club Med certificados ATR (Agir pour un Tourisme Responsable) desde 2017.
Bye bye plásticos
Lançado em 2018, este programa tem como objetivo eliminar o plástico em bares, restaurantes e salas até 2025.
- Restauração: canudos, copos, pratos, talheres de uso único são retirados em todos os nossos Resorts (exceto Brasil para talheres).
- Nos quartos: géis de banho, shampoos e cremes para o corpo são oferecidos em grandes recipientes reutilizáveis em todos os nossos Resorts (exceto nos Resorts de Coleta Exclusiva e nos Resorts Brasileiros).
- A partir de 2021, as garrafas plásticas de água serão gradualmente substituídas por garrafas de vidro, garrafas plásticas recicladas ou outras soluções.
- Nos Alpes, as garrafas plásticas de água não são mais oferecidas no início das caminhadas. Fontes de água estão disponíveis para encher as garrafas nos quartos na hora da chegada. As garrafas de água reutilizáveis também estão disponíveis em nossas lojas.
Reduzindo o desperdício de comidas
Um desempenho notável para um grupo que gera uma das menores quantidades de resíduos evitáveis.
Entre as boas práticas:
- Gestão otimizada do estoque
- Ajuste preciso das quantidades graças à boa antecipação do número de convidados e ao conhecimento dos gostos por nacionalidade
- Buffets equipados para cozimento e preparação final mediante solicitação
- Porções calibradas ou servidas no buffet por um cozinheiro
- Reabastecimento de buffets
- Receitas que permitem a reutilização de certas preparações que não foram consumidas nos buffets
- Conscientização dos clientes
- Pesagem automatizada de resíduos para otimização do menu
Promoção do bem estar animal
Há vários anos, o Club Med vem trabalhando ao lado de especialistas para avançar em suas práticas, de acordo com seus valores.
• Excursões :
A partir de 2021, o Club Med não oferecerá atividades de circo, passeios em elefantes ou nadar com elefantes; da mesma forma, oferecerá apenas a observação de cetáceos em mar aberto e não mais em cativeiro.
Desde 2019, ele acompanha seus prestadores de serviços nas melhores práticas relacionadas a esta atividade com a WCA (World Cetacean Alliance).
• Ovos "fora da gaiola:
O Club Med é comprometido com uma série de práticas sustentáveis e temos um compromisso firmado de conseguir 100% do nosso fornecimento de ovos de galinhas não engaioladas em todos os nossos resorts na Europa, Brasil e Estados Unidos até 2025, e em outros mercados até 2027. Atualmente no Brasil, 30% dos ovos consumidos nos resorts já são de galinhas livres. Este plano de ação faz parte de nossa política de compras, o que implica que todos os produtos adquiridos atendam às exigências de saúde, qualidade e segurança.
Os "Green G.O"
Valorização do patrimônio natural e da biodiversidade
Especialista em sua área, ele conduz atividades educacionais relacionadas à biodiversidade e à cultura local de forma divertida e interativa.
Em Cherating, Kani e logo nas Seychelles, "Green G.O" estão diariamente destacando o patrimônio natural do resort e oferecendo as experiências de G.M. em conexão com a natureza.
Clean art planet / Happy nature
Oficinas criativas utilizando objetos dados pelo mar
Oficinas de arte que são lideradas pelos G.Os e focadas na criação de obras de arte a partir de objetos plásticos rejeitados pelo mar para dar sentido ao que o mar recebe dos humanos e depois rejeita. Estas oficinas apelam para a curiosidade e criatividade das crianças, despertando-as para elementos de sua vida diária para torná-las conscientes da proteção ambiental. A coleta dos objetos e sua limpeza são realizadas pelo G.O, o G.E e até mesmo por atores da comunidade local. Os G.M.s às vezes participam dele, de forma supervisionada.
Promoção de eco-gestores
Mesmo os menores gestos podem fazer a diferença
Os G.M. são encorajados a seguir as eco-gesturas durante todo o seu itinerário de Resort; desde 2000, eles podem indicar se não querem ter suas toalhas lavadas diariamente; e desde 2008 eles são conscientizados da possibilidade de compensar suas emissões de CO2; cartazes de eco-gesturas são exibidos em mais de 13.000 quartos e os G.M. também são conscientizados sobre o desperdício de alimentos.
A limpeza das praias é organizada em muitos Resorts. Em 7 Resorts em três continentes, as tartarugas marinhas são protegidas de acordo com as diretrizes do kit "Very Important Turtles"
No Brasil e nas Maldivas, o Club Med está trabalhando para proteger os recifes de coral e convida os G.M.'s a patrocinar a realocação dos corais.
Club Med Play
Aplicativo móvel divertido para descobrir a natureza e a cultura
Club Med lançou seu primeiro jogo ao ar livre dedicado à descoberta dos tesouros naturais das Aldeias em Opio en Provence, Guilin (China), Cherating (Malásia) e Bali (Indonésia). Sozinho, com a família ou amigos, explore o patrimônio natural e cultural da Vila Opio e descubra como nossas equipes G.O e G.E estão empenhadas em protegê-lo.
Artigos associados
Happy to Care
Nossos compromissos com o turismo responsável
Para saber mais
Desenvolvimento local
Pioneiro no turismo, acelerador do desenvolvimento local
Para saber mais