
1. Bernina Express: belas paisagens a bordo do famoso trem vermelho
Se você tem vontade de fazer um passeio pelos Alpes suíços, o Bernina Express é uma das melhores opções ferroviárias. Ligando Chur, na Suíça, à cidade fronteiriça de Tirano, na Itália, o trem oferece vistas deslumbrantes a partir de seus famosos vagões vermelhos panorâmicos. Você pode fazer a rota completa ou, então, embarcar na estância de St. Moritz, descer em Tirano e esticar a viagem até Milão.
As duas linhas principais do Bernina Express – a linha Bernina e a linha Albula – foram declaradas Patrimônio da Humanidade em 2008. A linha Bernina é uma clássica viagem de trem com duração de 4h. Ela passa por 196 pontes, 55 túneis e também pelo fantástico Passo da Bernina, a 2.328 metros de altitude.
Já a linha Albula, entre Thusis e St. Moritz, sobe mais de 1.000 metros de altitude e atravessa obras-primas da engenharia, incluindo o famoso viaduto Landwasser – um trecho curvo de pista única feito de calcário e com seis arcos maciços.
Essa viagem de trem na Suíça é icônica e continua a ser uma das mais populares do país, rendendo ótimas fotografias de viagem! Mais informações e venda de bilhetes no site da RhB (Rhaetian Railway/Rhätischen Bahn).