Todos os trens que partem de Milão para a Suíça cruzam a região dos Alpes. Se você planeja fazer uma pausa nessas montanhas deslumbrantes, considere passar uma semana em St. Moritz, o berço dos esportes de inverno no mundo. Além do esqui, a cidade é uma referência em serviços de hospitalidade de alto padrão, e oferece uma grande oferta de atividades, especialmente na temporada de neve.
Mas afinal, como ir de Milão a St.Moritz? A melhor dica é pegar um trem regional da TrenItalia (estação Milano Centrale) até a cidade fronteiriça de Tirano. Depois, é necessário sair da estação ferroviária e atravessar uma praça até a estação Bernina. É lá que você embarca no famoso Bernina Express, uma das rotas panorâmicas de trem mais famosas da região alpina. Até existem outros tipos de trens (como o SBB regional), mas o Bernina é a melhor opção se a ideia é contemplar as paisagens dos Alpes pelo caminho.
Prepare a câmera fotográfica, já que os visuais das montanhas branquinhas em contraste com o céu azul são de tirar o fôlego. A etapa entre Tirano e Thenis, com suas vistas incomparáveis de geleiras e picos, é especialmente deslumbrante e ganhou o status de Patrimônio Mundial da UNESCO. Também conhecido como “Trem Vermelho”, o Bernina Express opera apenas uma vez por dia em cada direção. Portanto, é bom garantir a sua passagem online para evitar decepções.
O trem conta com assentos de primeira e segunda classes, banheiros, bar, restaurante e Wi-Fi. A companhia também oferece o serviço gratuito “InfoT(r)ainment”, em que você pode ouvir curiosidades da jornada no seu notebook ou smartphone. Não há restrições de bagagem no trem, ou seja, você pode carregar seus equipamentos de esqui sem problemas! O Bernina Express de Tirano a St. Moritz leva cerca de 2h30. De Milão para St. Moritz, considere gastar 5h30 de viagem no total.
Fique de olho: além do passeio Milão – St. Moritz, você pode chegar em outros destinos suíços via trem até Tirano + Bernina Express. Esta é a rota oficial do Bernina: Tirano (embarque) – Le Prese – Poschiavo – Alp Grüm – Bernina’s Hospice – Pontresina – Saint Moritz – Samedan – Preda – Bergün – Filisur – Davos – Tiefencastel – Assimis – Reichenau /Tamins – Chur ou Coira (estação final).