Club Med & Inteligência Artificial
Princípios básicos do uso de Inteligência artificial pelo Club Med
“Espírito pioneiro” e ‘responsabilidade’ são dois dos fortes valores que carregamos dentro de nós e que estão no centro de todas as nossas ações para apoiar a ambição do Club Med de se tornar a marca de estilo de vida de férias mais desejável, oferecendo uma experiência única para nossas equipes e contribuindo para o turismo sustentável.
Essa ambição orienta o Club Med na implementação de seu pilar estratégico “Happy Digital”, destinado a melhorar a experiência do cliente e a de nossas equipes.
No Club Med, estamos cientes do profundo impacto que a inteligência artificial (“IA”) pode ter no atendimento à nossa estratégia e que a IA está nos levando a uma nova era de inovação. Estamos comprometidos, com a adoção desses princípios fundamentais, com o uso de tecnologias de IA em uma estrutura de confiança que concilia requisitos éticos, proteção de dados pessoais e inovação (os “Princípios Fundamentais”).
1. Transparência e responsabilidade
O Club Med declara seu compromisso com a transparência e a responsabilidade em todas as suas iniciativas habilitadas para IA. Portanto, nós nos comprometemos a:
- comunicar de forma transparente e inteligente as funcionalidades, os propósitos e os impactos de nossas soluções baseadas em IA para que nossos clientes e nossas equipes estejam devidamente informados;
- garantir que utilizemos a IA de forma responsável, compreendendo plenamente os riscos potenciais e como controlá-los.
2. Equidade, diversidade e não discriminação
Por meio de seu valor de “multiculturalidade”, o Club Med destaca as contribuições culturais de nossos clientes e de nossas equipes, porque elas são uma fonte de realização pessoal e promovem a harmonia social.
Embora a IA ofereça muitas oportunidades, reconhecemos que ela também pode consolidar e perpetuar preconceitos e discriminações, o que é um desafio imperativo decorrente de seu uso crescente. Por isso, é essencial implementar medidas que visam garantir a equidade entre os indivíduos, a ausência de discriminação e a confiabilidade das soluções propostas, de modo a:
- identificar e eliminar qualquer viés nos algoritmos de IA que possa resultar em tratamento injusto;
- garantir tratamento equitativo e oportunidades para todos os indivíduos, independentemente de sua origem ou atributos demográficos.
3. Com enfoque no humano
O Club Med colocou as pessoas no centro de seu DNA desde sua criação. Ele está comprometido com a integração da IA para oferecer serviços personalizados, melhorar a experiência de seus clientes e facilitar o trabalho de suas equipes, respeitando as necessidades individuais e os benefícios esperados.
Além disso, e para garantir que as pessoas permaneçam no centro de todos os processos, o Club Med está comprometido a:
- prever uma intervenção humana significativa nos sistemas de IA, no momento adequado e, em particular, nos processos críticos de tomada de decisão;
- implementar as condições para garantir aos usuários finais que eles poderão ter acesso a um interlocutor humano sempre que desejarem.
4. Segurança e robustez
A segurança e a robustez técnica são essenciais para o uso seguro dos sistemas de IA. Isso implica o seguinte:
- assumir a responsabilidade pelo uso de sistemas de IA e, ao mesmo tempo, esforçar-se para garantir a segurança dos dados;
- realizar avaliações constantes para garantir a resiliência e a confiabilidade dos sistemas de IA.
5. Confidencialidade e respeito à privacidade
A proposta de serviços personalizados usando IA será feita respeitando a privacidade de nossas partes interessadas. O Club Med prioriza a confidencialidade e a integridade dos dados pessoais nos sistemas de IA, cumprindo rigorosamente as regulamentações aplicáveis a ele com relação à proteção de dados pessoais, implementando uma governança cuidadosa dos dados e garantindo o “direito de ser esquecido”.
Criação de um comitê de ética em IA e uma governança interna especializada
Para permitir a implementação desses princípios no uso crescente da IA, o Club Med estabeleceu um Comitê de Ética em IA, presidido pelo Professor Jean-Gabriel Ganascia, professor da Universidade de Sorbonne e pesquisador em Inteligência Artificial, reunindo as habilidades internas necessárias para garantir a conformidade com os padrões éticos e assegurar a governança da implementação de tecnologias de IA.
O Club Med tem o compromisso de conscientizar e treinar as partes interessadas que participam do desenvolvimento e da implementação de sistemas de IA para garantir a implantação e a conformidade com os princípios éticos que envolvem seu uso.
Por fim, o Club Med há muitos anos integra questões sociais e ambientais em seu programa “Happy to Care” para turismo responsável. Como tal, está determinado a continuar essa abordagem para a tecnologia digital responsável e, assim, minimizar o impacto ambiental ligado ao desenvolvimento e ao uso de sistemas de IA.
Conclusão
Ao adotar esses Princípios Fundamentais, o Club Med reafirma seu compromisso responsável com a era da IA. Estamos empenhados em implementar fielmente esses princípios, o Comitê de Ética atesta assim o compromisso do Club Med com a liderança ética.