Suíça no inverno: um roteiro completo para curtir o país
Guia para sua viagem para a Suíça
Viajar para a Suíça no inverno é o sonho de muitas pessoas. O país abriga as montanhas mais icônicas da Europa e reúne lugares incríveis para curtir a temporada de neve no Hemisfério Norte, como Davos, St. Moritz e Zurique. A região também é famosa por sua culinária majestosa, que inclui pratos famosos, como Fondue, Raclette, queijos e, claro, os incomparáveis chocolates suíços.
São tantas atrações e destinos para visitar que é comum ficar um pouco confuso na hora de montar um roteiro de viagem para a Suíça . Para te ajudar nessa aventura, organizamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para curtir o país da melhor maneira possível. Confira:
Melhor época para ver neve na Suíça é entre dezembro e janeiro
O inverno na Suíça começa em dezembro e vai até o fim de março. Durante a estação, neva bastante no país, principalmente nos Alpes e nas regiões mais elevadas. Entre os meses de dezembro e janeiro, as temperaturas oscilam em torno de 0°C, podendo atingir mínima de -20°C. Esta época é a mais fria do ano no país e tem pouca luz do sol.
O que fazer na Suíça no inverno?
A Suíça possui diversos destinos de inverno . Os mais populares são as tradicionais estações de esqui nos Alpes suíços. A região é um paraíso para quem gosta de esportes na neve e paisagens naturais deslumbrantes. Sua passagem pelas montanhas alpinas também pode incluir visitas aos charmosos vilarejos e passeios culturais, além de um tour pelos bares e restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia suíça.
Para onde ir na Suíça no inverno?
Os melhores lugares para visitar durante o inverno na Suíça são as cidades de Zermatt, Zurique, Genebra, Davos, Lucerna e Berna. Essas regiões concentram as atrações mais populares do país e são grandes centros históricos e econômicos. Outro local que você não pode deixar de visitar na Suíça é a estação de esqui de St. Moritz , uma das instalações mais visitadas da Europa e berço dos esportes de neve.
Veja, a seguir, uma lista com detalhes de cada um desses lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem para a Suíça no inverno:
1. Zermatt
Zermatt está localizada nos Alpes suíços e é um dos melhores destinos da Suíça no inverno. Repleto de lojas, bares, hotéis e restaurantes, a cidade está a 1.500 metros acima do nível do mar, aos pés da montanha Matterhorn — uma das mais famosas do mundo.
Suas principais atrações incluem pistas de patinação no gelo e curling. Caso queira ver as geleiras, não deixe de dar uma passada no Matterhorn Glacier Paradise. Este é o teleférico mais alto da Europa, com incríveis 3.800 metros de altitude.
2. St. Moritz
St. Moritz fica no coração dos Alpes suíços e oferece algumas das melhores paisagens de inverno da Europa. A cidade sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1928 e é conhecida por ser o berço dos esportes de inverno desde então. As atividades mais populares na região são: esqui, snowboard, polo, críquete, curling e patinação no gelo.
Os visitantes também podem realizar caminhadas e trilhas guiadas para explorar as belezas da natureza local. Vale destacar o Lago St. Moritz e o Lago de Staz — ambos os lugares são incríveis e oferecem vistas fascinantes das montanhas ao fundo, com um cenário espetacular para fotos e outros tipos de registro.
Resort recomendado
3. Zurique
Zurique é a maior cidade da Suíça. O destino é conhecido por ser um dos lugares mais sofisticados do mundo, com excelentes lojas, museus, galerias de arte, bares e restaurantes com o melhor da culinária suíça . A região também é cercada por montanhas, que trazem ainda mais encanto e leveza ao cenário da grande metrópole.
Uma das áreas mais interessantes para visitar em Zurique no inverno é o monte Uetliberg, localizado a mais de 800 metros acima do nível do mar. O local oferece uma vista panorâmica da cidade e do lago de Zurique que, por si só, faz valer toda a viagem.
4. Genebra
Genebra é um dos destinos mais bonitos da Suíça no inverno. Em dezembro, a cidade fica preenchida por luzes e decorações de natal, o que transforma as suas ruas e praças em um cenário digno de filme. Outro destaque da região é o Lago de Genebra e as montanhas cobertas de neve que cercam a paisagem da metrópole. Isso sem falar dos jardins, museus, restaurantes, parques e teatros abrigados pela cidade.
Se você curte esquiar, saiba que a cidade reserva ótimos momentos na sua viagem. Isso porque Genebra fica perto de algumas estações de esqui francesas , como Valmorel, que é bastante acessível e está a apenas 2h30 de distância do local.
5. Davos
Davos é uma cidade localizada nos Alpes suíços, conhecida por ser a sede do Fórum Econômico Mundial. Durante o inverno, suas montanhas ficam cobertas de neve em uma paisagem deslumbrante. Por isso, a área é um grande centro de esqui, com diversas instâncias espalhadas por seu território.
A estação Klosters é uma das mais populares e possui pistas que contemplam todos os níveis de habilidade. Quem visita Davos também pode aproveitar os diversos clubes, bares e restaurantes da região.
6. Berna
Berna é a capital da Suíça e impressiona por sua arquitetura imponente. O local possui um belíssimo centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As ruas da cidade, por si só, já são uma grande atração, especialmente no inverno. As praças e avenidas ficam cobertas de neve e, nos dias de céu claro, é possível avistar os alpes nevados no horizonte.
Berna também é cheia de opções de lazer, eventos e uma vida cultural e gastronômica agitada.
7. Lucerna
Cercada por montanhas e belas construções históricas, Lucerna é a cidade mais populosa da Suíça. Lá, você pode visitar o mercado Weinmarkt, conhecer a Antiga Prefeitura e apreciar o Lago de Lucerna, com um belo panorama dos Alpes suíços. Para os fãs de veículos, o Museu Suíço dos Transportes abriga uma vasta coleção de aviões, trens, carros clássicos e o primeiro cinema IMAX da Suíça.
Se você prefere atividades ao ar livre, procure conhecer os montes Pilatus e Titlis, os quais oferecem vistas panorâmicas das montanhas nevadas.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Suíça no inverno? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock