Neve na Suíça: 5 destinos para visitar no país
Neve na Suíça: descubra destinos imperdíveis!
Quando a neve na Suíça começa a cair, o país consegue ficar ainda mais fascinante. Enquanto o verão oferece belos vales floridos e muitas atividades ao ar livre, o inverno traz a magia dos picos cobertos de neve, o charme das cidades dos Alpes suíços e algumas das melhores estações de esqui da Europa.
Para inspirar a sua próxima viagem pela Suíça , reunimos abaixo algumas informações sobre o período da neve no país e algumas ideias de lugares para você aproveitar o inverno suíço em grande estilo. Acompanhe com a gente!
Quando neva na Suíça?
Para contemplar as paisagens cobertas de branco, o ideal é viajar durante o inverno na Suíça, ou seja, entre os meses de dezembro e março. No entanto, a neve começa a cair com mais frequência em janeiro, quando o clima gira em torno de 0 °C durante todo o mês, raramente ficando acima de 2 °C.
Isso dura até fevereiro , época que pode chegar até 2 °C durante o dia; você terá um pouco mais de sol, mas o terreno para esquiar e praticar outras atividades ainda é confiável. Já os picos mais altos do país ficam cobertos de neve durante o ano todo.
Período de neve na Suíça
Neve na Suíça em dezembro : a queda de neve pode ocorrer nas montanhas e as estações de esqui suíças abrem oficialmente suas temporadas. Você encontrará decorações de Natal e uma atmosfera festiva nas vilas e cidades.
Em janeiro e fevereiro: os dois primeiros meses do ano são os mais frios. A neve cai com mais frequência, especialmente em grandes altitudes. É a melhor época para fazer uma **viagem de esqui ** e aproveitar as atividades de inverno.
Em março: ainda é um bom mês para passar férias de inverno na Suíça, se você escolher uma estação de esqui elevada.
Em abril: com a chegada da primavera, a maioria das estações de esqui encerra suas atividades. Ainda há neve nos topos das montanhas mais altas.
Passeie pelo vilarejo e visite o Jardim Botânico
Para um dia de lazer longe das pistas, há muito o que fazer no coração antigo de Samoëns. Única estação de esqui na França classificada como monumento histórico, o vilarejo conta com um pequeno centro sem trânsito onde você e sua família podem passear tranquilamente e descobrir lugares apaixonantes.
A praça principal, onde está a igreja do século X e um mercado coberto, é especialmente atraente. Ela é ornada por uma árvore chamada tília, que, segundo a lenda, foi plantada por volta de 1430, em homenagem ao Duque de Savoia.
Também vale a pena visitar o Jardim Botânico de Jaÿsinia, construído como um presente para a vila em 1906. Projetado pelo arquiteto Jules Allemand, o local conta com cascatas, jardins ornamentais, ruínas de um antigo castelo destruído em 1470, além de 4.800 plantas de montanha, divididas em 2.500 espécies.
Lugares para curtir a neve no país
Na Suíça, a neve é mais consistente nas montanhas e vales altos dos Alpes suíços. Cidades a uma altitude de 1.500 metros ou superior têm as melhores chances de queda de neve. Por outro lado, nas áreas mais baixas, a possibilidade de ver a neve caindo é menor. Abaixo, listamos 5 lugares onde a neve é certa!
Resort recomendado
1. St. Moritz: um belo lugar para aproveitar a neve Suíça
Considerado um dos vilarejos de inverno mais bonitos do mundo, St.Moritz é um excelente local para ver neve na Suíça. Durante a temporada de esqui, o lugar vira um verdadeiro playground para praticar esportes de inverno e se divertir com uma uma série de atividades: bobsled, passeios de trenó, caminhadas com raquetes, entre outras. As fontes minerais de St. Moritz também contribuíram para aumentar sua popularidade entre os viajantes. Para adicionar uma cereja no bolo, a cidade também tem excelentes atrações culturais, hotéis e restaurantes.
2. Davos: neve garantida em um dos destinos mais altos da Suíça
Quer outra ideia de lugar para colocar no seu roteiro de viagem à Suíça? Neve não vai faltar em Davos, a cidade mais alta dos Alpes. Por lá, você encontra muitas possibilidades de lazer, incluindo uma extensa área esquiável e o passeio de trem na Suíça a bordo do lendário Glacier Express. No fim do dia, é possível fazer compras, jantar em um bom restaurante ou curtir festas animadas após o pôr do sol.
3. Zermatt: aproveite a neve na Suiça sob a Matterhorn
Aos pés da icônica montanha Matterhorn, Zermatt está listada como uma das estações de esqui mais altas da Europa. E graças à sua altitude (1.620 metros), o destino te recebe com neve abundante e de alta qualidade. A sua área esquiável reúne pistas para todos os níveis de experiência, mas se você é intermediário, prepare-se para fazer a festa aqui. Fora da montanha, a cidade é super charmosa, especialmente durante a época do Natal e do Ano Novo.
4. Interlaken: um mundo aventuras à sua espera
Localizada entre dois lagos – Brienz e Thun –, Interlaken também está entre os lugares da Suíça que merecem sua visita. Nos meses de inverno, a pequena cidade oferece muitas atividades ao ar livre (voo de parapente, passeio de mountain bike, patinação no gelo, etc.), o que reforça sua reputação de “capital da aventura na Suíça”. Nos arredores, a beleza espetacular da região de Jungfrau vai deixar você sem palavras! Uma das atrações mais populares é o passeio de trem até Jungfraujoch “Top of Europe” – a estação ferroviária mais alta do continente.
5. Arosa: contemple belos cenários de neve nos Alpes suíços
Arosa é um ótimo lugar para conhecer em qualquer época do ano, mas é no inverno que o destino ganha um encanto a mais. Suas paisagens fotogênicas, marcadas por picos de montanhas imponentes, atraem muitos turistas na estação mais fria do ano, especialmente os entusiastas de caminhadas.
Onde encontrar neve de verão na Suíça?
Caso sua viagem não coincida com o período da neve, ainda é possível ver paisagens branquinhas em lugares mais elevados. Alguns exemplos:
- Monte Titlis (3.238 metros)
- Jungfraujoch (3.463 metros)
- Klein Matterhorn (3.883 metros)
E aí, já sabe qual desses destinos com neve na Suíça você não vê a hora de conhecer? Então aproveite a empolgação para começar a montar o seu roteiro de viagem e se preparar para viver dias fantásticos na neve. E se precisar de mais dicas sobre o universo da neve, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita!