Declaração de Política de Privacidade
Aviso de Privacidade – Club Med Brasil
O Club Med, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o nº 03.010.384/0001-11 (“Club Med” ou “Nós”), acredita na proteção dos seus dados pessoais e no cumprimento das disposições relativas à proteção da privacidade e dos dados pessoais, especialmente aquelas presentes no Regulamento Europeu de proteção de dados pessoais (Regulamento UE 2016/679 de 26 de abril de 2016), a Lei Francesa de Proteção de Dados (Loi informatique et libertés) de 6 de janeiro de 1978, conforme alterada em 2004 e a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (Lei nº 13.709/2018) (“leis em vigor”).
O objetivo desta Política de proteção de dados pessoais (“Política”) é descrever como e quando o Club Med, como controlador de dados, coleta, usa e divulga determinados dados pessoais (“Dados”) que você nos envia.
I. QUANDO ESTA POLÍTICA SE APLICA?
Os seus Dados são coletados, processados e usados quando você:
- Reserva uma estadia no Club Med;
- Visita o site do Club Med ou nosso aplicativo móvel (doravante denominado “Site”);
- Assina nossa newsletter Club Med (informações sobre produtos e ofertas especiais) e conteúdo personalizado;
- Entra em contato com nosso Departamento de Atendimento ao Cliente;
- Participa de nossos concursos e promoções;
- Se comunica conosco via WhatsApp.
II. QUAIS DADOS O CLUB MED COLETA?
2.1 Dados enviados diretamente para nós
Você nos fornece seus dados quando você:
Se registra no Site preenchendo os diversos formulários relativos à sua conta;
Reserva um pacote de férias;
Participa de concursos;
Preenche um questionário do Club Med;
Se comunica com nosso Departamento de Atendimento ao Cliente;
Se comunica conosco via WhatsApp.
Esses Dados podem, por exemplo, consistir em:
Sobrenome e nome(s);
Data de nascimento;
Gênero;
Endereço para correspondência;
Endereço de email;
Números de telefone;
Meios de pagamento;
Histórico de reservas.
O mesmo se aplica a qualquer informação que você forneça sobre qualquer pessoa para quem você reserva um pacote de férias ou que estejam incluídas na sua reserva.
Você pode optar por não nos divulgar determinadas informações, no entanto, esta decisão pode impedi-lo de utilizar os nossos serviços. A informação necessária à prestação dos nossos serviços está identificada com um asterisco nos nossos formulários de recolha de informação.
2.2 Dados coletados automaticamente
Durante a navegação no Site ou em aplicativos, o Club Med também poderá coletar os seguintes Dados, sempre de acordo com a legislação em vigor e respeitando os seus direitos:
- Recursos do sistema operacional, navegador ou dispositivos (computador, tablet, smartphone) que você utiliza para acessar nossos serviços;
- Sua localização, como seu endereço IP;
- Seu comportamento de navegação e interações com o conteúdo do Site, como páginas visualizadas, palavras-chave de pesquisa utilizadas, frequência de suas visitas ao Site, publicidade clicada.
- Esses dados de navegação são coletados por meio de cookies.
III. COMO O CLUB MED UTILIZA OS DADOS COLETADOS?
3.1 Dados de outras fontes
Também poderemos coletar Dados por meio de outras fontes, incluindo, em particular, mídias sociais. Por exemplo, quando você se registra ou faz login em nossos serviços usando uma conta em rede social, você será informado de que os Dados são coletados por meio deste terceiro.
Utilizamos, armazenamos e processamos os seus Dados para processar os seus pedidos, gerir a nossa relação comercial e otimizar os nossos serviços e ferramentas para criar e manter um ambiente mais seguro e para cumprir as nossas obrigações legais.
3.2 Cumprindo o contrato
Utilizamos os seus Dados para gerir a reserva do seu pacote de férias e para realizar vários serviços relacionados a essa relação.
Em particular, utilizamos os seus Dados para processar os seus pagamentos, para informá-lo por mensagem de texto, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação sobre como é executado o contrato que celebra conosco (informações sobre a sua viagem, quaisquer atrasos no transporte, sobre seu programa de fidelidade “Great Members”, serviços extras propostos, etc.).
Como parte da nossa atividade comercial, poderemos recorrer a parceiros comerciais para fornecer determinados serviços em nosso nome
Por exemplo, não temos frota própria de aviões, comboios ou autocarros. Somos obrigados a celebrar contratos com diversas transportadoras para oferecer maneiras de levá-lo aos nossos diversos resorts. Assim, alguns dos seus Dados (apelido, nome, data de nascimento, etc.) serão fornecidos à transportadora para que esta lhe possa emitir um bilhete de viagem.
Nossos parceiros de negócios não poderão usar seus Dados para outros fins que não aqueles necessários para executar os serviços que você solicitou. Eles também são obrigados a processar seus Dados em estrita conformidade com a Legislação Existente.
3.3 Fornecer-lhe acesso ao Site e a determinados serviços
Utilizamos os Dados que você fornece para identificá-lo e acessar sua Conta no Site (“Conta de Cliente”), cujo acesso é restrito a pessoas autenticadas.
3.4 Envio da newsletter do Club Med e conteúdo personalizado
Se, ao reservar um pacote de férias, ao configurar sua conta no Site ou posteriormente em sua Conta de Cliente, você marcou a caixa ou preencheu o formulário para receber a newsletter do Club Med (informações sobre produtos e ofertas comerciais do Club Med) e conteúdos personalizados, poderemos utilizar os seus Dados para te enviar os seguintes conteúdos (por e-mail, mensagem de texto, telefone ou carta):
- Informações no Site;
- Convites para eventos do Club Med que possam ser do seu interesse;
- Informações sobre nossas ofertas;
- Informações sobre atualizações da Política ou medidas de segurança.
- Para deixar de receber ofertas comerciais e comunicações do Club Med, você pode cancelar a assinatura a qualquer momento (i) clicando no link de cancelamento presente nas comunicações do Club Med ou (ii) entrando em contato conosco (consulte a Seção 8 abaixo).
Também poderemos utilizar os seus Dados para lhe enviar publicidade do seu interesse em websites de terceiros ou em plataformas de redes sociais. Para obter mais informações, sugerimos que você leia os termos relativos ao uso de seus Dados nesses sites e/ou plataformas de terceiros.
3.5 Para fins de perfil
Também poderemos processar os seus Dados para operações de criação de perfis comportamentais.
A definição de perfis é o processo tratamento automatizado dos seus Dados para analisar, antecipar e avaliar os seus interesses e preferências, a fim de lhe enviar conteúdos e ofertas comerciais adequadas às suas necessidades específicas.
O Club Med apenas compartilhará seus dados com prestadores de serviços terceirizados para determinar seu perfil e preferências com o objetivo de te enviar conteúdo relevante sobre nossos produtos e serviços. O Club Med não divulgará seus dados a parceiros comerciais.
Você pode se opor a qualquer momento ao uso de seus Dados para fins de criação de perfil, acessando sua Conta ou entrando em contato conosco (consulte a Seção 8 abaixo).
3.6 Otimizando o Site e nossos serviços
Utilizamos os seus Dados para realizar análises, testes técnicos (que podem incluir a anonimização dos seus Dados) e saneamento de dados, a fim de melhorar e otimizar o Site e personalizar as nossas ferramentas e serviços. Isto significa, por exemplo, garantir que a exibição dos nossos conteúdos seja adaptada ao seu dispositivo ou hospedar os seus Dados em servidores ainda mais seguros etc.
3.7 Lidar com reclamações
Quando você entra em contato com nosso Departamento de Atendimento ao Cliente por telefone ou através do formulário de contato disponível no Site ou por qualquer outro meio disponibilizado pelo Club Med (redes sociais, chat etc.), utilizamos seus Dados (incluindo as gravações de suas chamadas, com o seu consentimento prévio) para:
Responder e resolver sua reclamação;
Acompanhar e gerenciar o acompanhamento da sua reclamação;
Melhorar o atendimento ao cliente.
3.8 Para estatísticas e pesquisas internas
Poderemos utilizar os seus Dados para realizar diversas análises estatísticas e/ou para lhe pedir que participe das nossas pesquisas (por exemplo a pesquisa de satisfação).
3.9 Cumprir obrigações legais, regulatórias e judiciais
Seus dados podem ser usados para:
- Responder a um pedido de uma autoridade administrativa ou judicial ou para cumprir uma decisão judicial;
- Proteger os nossos direitos e/ou obter compensação por qualquer dano que possamos sofrer ou mitigar as suas consequências;
- Prevenir qualquer ato contrário às leis em vigor, incluindo nomeadamente a prevenção de riscos de fraude.
3.10 Gerenciando sua participação em concursos
Ao participar de concursos, você nos fornece uma certa quantidade de dados. Esses Dados são essenciais para que você participe e para que possamos conceder um prêmio.
Com o seu consentimento prévio e expresso, poderemos utilizar estes Dados para lhe enviar newsletter Club Med (informações sobre produtos e ofertas comerciais) e conteúdo personalizado.
3.11 Gerenciando sua participação em projetos solidários identificados pela Fundação Club Med
Coletamos dados quando você decide doar para nossas ações por meio dos “Fundos da Fundação Club Med” que recolhem donativos financeiros dos nossos Clientes dispostos a apoiar projetos de solidariedade dessa instituição. Estes Dados serão necessários para levar em consideração a sua participação e permitir o envio do seu recibo fiscal.
IV. QUAIS COOKIES O CLUB MED USA?
O Club Med utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento em seus sites. Para saber mais sobre como o Club Med utiliza esses cookies e como configurá-los, consulte nossa política sobre rastreadores através do link “Cookies” na parte inferior de nossas páginas web ou clique aqui .
V. POR QUANTO TEMPO O CLUB MED MANTÉM SEUS DADOS?
Regra geral, os seus Dados são conservados apenas durante o tempo necessário à realização das operações para as quais os Dados foram recolhidos.
Dependendo da categoria dos Dados, o Club Med conserva os Dados durante os seguintes períodos:
- Os dados do cliente potencial são mantidos por um período máximo de Cinco anos a partir do último contato iniciado com o Club Med;
- Os dados relativos aos clientes que subscreveram um pacote são conservados por um período de 5 anos após o termo da relação contratual com o Club Med, que expira no final do programa de fidelização “Grand Members” (mais informações clicando no botão “Programa Grand Members" no site do Club Med);
- Os dados bancários são conservados por até dez anos após o pagamento do pacote e/ou serviços;
- Os dados recolhidos automaticamente através de cookies, incluindo dados de navegação, são conservados por um período máximo de 13 meses;
- Os dados relativos à sua participação em projetos solidários identificados pela Fundação Club Med são conservados por um período de 3 anos;
- Os dados relativos aos documentos de identidade que nos envia no exercício do seu direito de acesso ou retificação são conservados por um período máximo de 12 meses;
- Os dados relativos a um incidente que tenha levado à sua inclusão na lista de incidentes do Club Med serão mantidos até que o incidente de pagamento seja resolvido ou, na sua falta, por um período de 5 anos;
- As informações que nos permitem ter em conta os direitos de oposição das pessoas em causa são conservadas por um período máximo de três anos a partir do exercício deste direito.
- Os dados relativos às conversas do WhatsApp são conservados durante 1 ano quando utilizados para fins estatísticos, de análise de qualidade e de acompanhamento.
- Os dados relativos às gravações das suas chamadas (sujeito ao seu consentimento prévio) e os dados relativos ao tratamento das suas reclamações são conservados pelo período de 1 ano.
- Também poderemos excluir seus Dados mediante solicitação, seguindo as instruções detalhadas no artigo 8.
Tenha em atenção que, no termo destes períodos, e após a recepção do seu pedido de eliminação, os seus Dados poderão ser arquivados para cumprir obrigações legais, contabilísticas e fiscais, além de mantermos os dados porque em uma eventualidade podemos precisar deles para nos defendermos em um processo ou exercermos um direito.
VI. COMO O CLUB MED COMPARTILHA OS DADOS?
Poderemos partilhar os seus Dados com vários terceiros, incluindo, em particular:
- Nossas entidades afiliadas para lhe fornecer os serviços solicitados ou atuar como operadores de dados de acordo com as leis aplicáveis;
- Nossos parceiros comerciais e fornecedores que processam seus dados como operadores, quando processam seus Dados em nosso nome e de acordo com nossas instruções, ou como Controladores independentes, para os fins especificados na Seção 3 (incluindo, em particular, transportadoras, companhias de seguros, autoridades alfandegárias, prestadores de serviços locais, instituições financeiras, processadores de dados técnicos, etc.). Tomamos especial cuidado para garantir que esses terceiros forneçam garantias adequadas para garantir a proteção e segurança dos seus Dados;
- Autoridades públicas devidamente autorizadas, notadamente no âmbito de processos judiciais ou de pedidos de apresentação de dados
VII. QUAIS SÃO AS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA O TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?
De acordo com a legislação em vigor, contamos com diversas bases legais para processar os seus Dados, incluindo:
- Seu consentimento prévio e expresso para o processamento de seus Dados para uma das finalidades listadas na Seção 3;
- A execução do contrato que você celebrou conosco;
- A necessidade de cumprir uma obrigação legal ou de nos defendermos em caso de processos judiciais;
- Os interesses legítimos perseguidos pelo Club Med.
VIII. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?
8.1 Os seus direitos de acesso, retificação, eliminação e oposição
- Você pode nos solicitar para acessar, retificar, atualizar, restringir ou excluir suas informações pessoais.
- Você também pode exercer o seu direito de oposição ao processamento dos seus Dados pessoais.
8.2 O direito à portabilidade dos seus dados
O direito à portabilidade permite-lhe recuperar alguns dos seus Dados pessoais, nomeadamente:
- Dados que você nos enviou diretamente conforme especificado na Seção 2.1;
- Dados gerados pelo uso do Site conforme especificado na Seção 2;
- Nós nos esforçamos para responder à sua solicitação dentro de um prazo razoável e o mais tardar no prazo previsto por lei.
8.3 O Direito de entender com quem compartilhamos os dados
Você pode solicitar informações sobre o a correção ou atualização de dados que considere inexatos, desatualizados ou incompletos.
8.4 O direito de determinar o que acontece com seus dados
Você tem o direito de definir diretrizes gerais ou específicas para a retenção, exclusão e divulgação de seus Dados após encerrar sua conta.
Inclusive, você tem o direito de solicitar a anonimização, bloquei ou a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei.
8.5 O direito de requisitar a revisão de decisões feitas com base no tratamento totalmente automatizado dos seus dados
Quando seus interesses e direitos forem afetados por decisões realizadas de forma automatizada como a definição de perfil de consumo, você pode acessar informações sobre os critérios utilizados para essa decisão e exigir a sua revisão.
8.6 Contato
Para exercer os seus direitos, pode dirigir o seu pedido:
Por carta para: Club Med do Brasil S/A, Rua Lauro Muller, 116, sala 4201, Torre do Rio Sul Botafogo - Rio de Janeiro - RJ Cep: 22290-160 e anexar uma cópia dos seus documentos de identidade juntamente com o seu pedido.
Por e-mail para:
dpo.br@clubmed.com
com o título do seu e-mail como “Exercício de direitos” e anexar uma cópia dos seus documentos de identidade juntamente com o seu pedido.
Em caso de dúvidas razoáveis sobre a sua identidade, poderemos solicitar informações adicionais que serão necessárias para confirmar a sua identidade.
Se você acredita que seus direitos não foram respeitados, você poderá, a qualquer momento, registrar uma reclamação junto ao Encarregado de Proteção de Dados (DPO) do Club Med, enviando um email para: dpo.br@clubmed.com
8.7 Direito de apresentar reclamação à Autoridade de Proteção de Dados
Poderá também apresentar a sua reclamação junto da autoridade reguladora competente - no Brasil, ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais - https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento/cidadao-titular-de-dados/denuncia-peticao-de-titular ).
IX. A TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS?
Poderemos transferir os seus Dados para países fora do Brasil apenas para os fins indicados nesta Política.
Quando os seus dados são transferidos, garantimos que os seus Dados estão protegidos de acordo com os níveis de proteção previstos no Brasil.
As transferências são feitas exclusivamente para países reconhecidos como fornecendo um nível adequado de proteção de dados pelo Brasil.
Os dados poderão ser transferidos para um país que não ofereça um nível de proteção adequado, especialmente se o seu Pacote de Viagem for realizado nesse país. Nesse caso, o Club Med e os seus parceiros ou prestadores de serviços concordam em implementar garantias adequadas para reger a transferência (por exemplo, cláusulas contratuais padrão da Comissão Europeia), que você pode solicitar enviando uma Política ao DPO conforme especificado acima.
X. A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PELO CLUB MED
O Club Med compromete-se a garantir a integridade e a confiabilidade dos Dados que lhe são confiados, inclusive tomando todas as medidas físicas, organizacionais e logísticas necessárias para evitar qualquer alteração ou destruição de tais Dados e garantindo o acesso seguro apenas às pessoas autorizadas a processar os Dados.
Revisão da Política
O Club Med poderá ser obrigado a alterar esta Política no caso de uma mudança nas leis aplicáveis. As alterações, se houver, serão publicadas neste Site ou comunicadas por correio eletrônico.
XI. REVISÃO DA POLÍTICA
O Club Med poderá ser obrigado a alterar esta Política no caso de uma mudança nas leis aplicáveis. As alterações, se houver, serão publicadas neste Site ou comunicadas por correio eletrônico.