Checklist de viagem de inverno: o que levar na mala?
Saiba como montar a mala para a viagem de inverno
Vai viajar para algum destino frio? Então saiba de antemão que muitas dúvidas podem surgir na hora de organizar a bagagem, o que é super normal. Por isso, o ideal é fazer uma checklist de viagem de inverno com o intuito de facilitar a tarefa e otimizar a sua mala de viagem – nem itens a menos, nem itens a mais.
Confira todas as dicas e a checklist que preparamos abaixo para você entender exatamente o que levar para uma viagem internacional no inverno e, assim, evitar qualquer perrengue durante as suas férias!
Checklist de viagem de inverno: os itens essenciais
Para viagens a lugares frios, é interessante colocar na mala itens práticos e versáteis, que possibilitam montar vários looks para viajar no inverno e se esquentar no frio ao mesmo tempo. O sistema de camadas, o chamado “look cebola”, brinca com as sobreposições e ainda permite que você adicione ou remova peças de acordo com a temperatura. Se esquentar, basta tirar uma das camadas e pronto! Com isso em mente, use a nossa checklist da mala de inverno para planejar:
- Casaco de inverno
- Blazer | Trench coat | Cardigã | Parka
- Camada intermediária: suéteres, blusas de fleece ou lã
- Calças: jeans, leggings quentes…
- Roupa segunda pele térmica
- Botas de inverno impermeáveis
- Mais uma opção de calçado fechado
- Gorro de lã | Boina | Chapéu
- Cachecol | Lenço | Xale
- Meias térmicas | Meia-calça
- Luvas
- Pijama
- Roupas íntimas
- Roupa de banho para piscina aquecida, spas, etc.
- Chinelo | Pantufa
- Óculos de sol
- Capa de chuva
- Artigos de higiene pessoal: shampoo, sabonete...
- Maquiagem
- Cintos
- Acessórios: relógio, brincos, etc.
- Medicamentos
- Protetor labial para o frio | Hidratante
- Equipamentos (câmera, celular, carregadores, adaptador universal, etc.)
- Documentos, cartões de crédito e seguro viagem
- Bolsa | Pochete doleira
Escolha um casaco eficiente para sua viagem
Uma das vantagens das férias de inverno é que, em 90% do tempo, tudo o que alguém vai ver é a camada externa do seu look. Então, contanto que a sua mala tenha peças que possam ser usadas repetidamente, você realmente não precisa levar uma grande quantidade de itens. Viajar leve é a chave do sucesso!
Obviamente, um casaco é essencial em toda checklist de viagem de inverno. Porém, nem sempre um tecido mais grosso é a melhor opção. As jaquetas de penas sintéticas, por exemplo, esquentam com eficiência, são leves e fáceis de transportar. Elas geralmente têm um revestimento externo à prova de vento e água.
Mas, se na hora de arrumar a mala da viagem de inverno sobrar algum espaço, considere colocar aquele casaco mais grosso que você adora – ele provavelmente estará na maioria das suas fotos de viagem! Inspire-se, abaixo, com alguns looks de viagem para o inverno europeu (ou qualquer outro destino pelo mundo):
Como arrumar a mala de viagem no inverno? Veja as dicas!
Com os looks selecionados, é hora de se preocupar em aprender como arrumar mala para viagem internacional no inverno. Alguns truques garantem que você consiga colocar tudo sem precisar abarrotar a sua bagagem. Veja as dicas:
- Escolha a quantidade das peças de roupa de acordo com a duração das suas férias de inverno. Uma boa dica é visualizar qual look para viajar no inverno você pretende usar em cada um dos dias e avaliar quantos looks é possível montar com cada peça escolhida.
- Casacos, jaquetas e peças de moletom podem ocupar bastante espaço na mala de viagem. Para comprimir as roupas mais volumosas, aposte nos sacos à vácuo. Os organizadores de mala também são grandes aliados, pois otimizam o espaço da sua bagagem de inverno.
- Em tempos de taxas de bagagem nas alturas, aqui está o pulo do gato: usar as suas roupas mais pesadas nos voos – como sua jaqueta volumosa, aquele cachecol que é tão grande quanto um cobertor e assim por diante.
- Além das peças mais volumosas, coloque na mala itens macios, leves e fáceis de viajar. Roupas com dupla função, como uma blusa que pode servir de pijama, otimizam o espaço da sua mala.
- Alguns lugares têm um inverno mais ameno (talvez sem neve à vista), enquanto outros têm condições abaixo de zero. É uma ótima ideia verificar a previsão do tempo antes de começar a arrumar a sua mala de viagem.
Férias na neve pedem itens específicos
Agora, se você vai viajar para algum destino nevado, como uma estação de esqui, é super importante levar peças adequadas para lidar com a neve e o vento. Ao escolher o seu conjunto de roupas para neve, verifique o material dos itens escolhidos, priorizando tecidos 100% impermeáveis para a camada externa. Já os calçados devem ser próprios para a neve, com solado antiderrapante. Veja a checklist:
- Segunda pele térmica (superior e inferior)
- Blusas quentinhas (as de lã ou fleece funcionam bem)
- Jaqueta de neve impermeável
- Calça impermeável | Calça casual | Leggings grossas
- Botas de neve
- Meias (as de algodão demoram a secar)
- Luvas para neve Impermeáveis
- Gorro | Chapéu
- Cachecol | Lenço | Aquecedor de pescoço
- Protetor de orelha
- Roupas íntimas
- Roupas casuais para o après-ski (pós-esqui)
- Roupas elegantes para eventos e restaurantes
- Acessórios: relógio, brincos, etc.
- Óculos de sol (protegem os olhos do sol refletido na neve)
- Pijama
- Roupa de banho para piscinas aquecidas, saunas…
- Moletons para ficar à vontade no hotel ou resort
- Medicamentos
- Protetor labial | Protetor solar | Hidratante
- Equipamentos (câmera, celular, carregadores, adaptador universal, etc.)
- Documentos, cartões de crédito e seguro viagem
- Bolsa | Mochila | Pochete doleira
- Artigos de higiene pessoal: shampoo, sabonete, escova…
- Maquiagem
Vai praticar esportes de inverno na sua viagem?
Se você vai se aventurar nos esportes de inverno, como o esqui e o snowboard, é preciso montar o look seguindo o clássico sistema de camadas (confira o nosso guia de roupas para esquiar ). E caso você não tenha algo, especialmente os itens mais técnicos, saiba que não é necessário comprar nada aqui no Brasil.
Esquis, bastões, goggles ( óculos de esqui ), meias, luvas técnicas, jaquetas, calças, entre outros equipamentos e acessórios, podem ser facilmente alugados nas estações de esqui. Os melhores resorts de redes internacionais, como o Club Med, têm ski shops completas nas dependências, com funcionários super atenciosos para te ajudar.
E aí, a nossa checklist de viagem de inverno foi útil para você? Não esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuita para receber mais dicas valiosas sobre o assunto. Boa viagem!