Jaqueta de snowboard: como escolher o agasalho perfeito?
Saiba como escolher a jaqueta certa para você
Comprar uma jaqueta de snowboard pode ser uma tarefa bastante difícil, especialmente se você é um snowboarder principiante e ainda não sabe nada sobre o assunto. Existem uma série de termos técnicos, nomes de marcas e tecnologias que tornam difícil entender o que é realmente importante e o que pode ser apenas um hype de marketing. Então, para você não errar na hora de escolher a sua jaqueta para snowboard, listamos 5 dicas valiosas no texto abaixo. Acompanhe!
O grau de impermeabilidade da jaqueta de snowboard
Não há como fugir disso. Qualquer jaqueta para esportes de inverno deve ser resistente à água/neve para afastar o frio e o desconforto na montanha. O grau de impermeabilidade é mostrado como números referentes a um teste de água. 10.000 mm é a média e o nível mínimo que você deve considerar para um casaco de snowboard. 5.000 mm protege apenas de chuvas fracas, enquanto 20.000 mm é um nível alto demais. Na dúvida, pegue uma peça de 15.000 mm.
As marcas esportivas também costumam informar nas etiquetas como as costuras foram seladas na fábrica. A informação “fully taped” ou “fully seam sealed” significa que todas as costuras estão vedadas e a água não pode entrar dessa forma. Já “critically taped” quer dizer que apenas as costuras principais estão seladas e, portanto, a água ainda pode entrar na sua roupa de neve .
A respirabilidade também deve ser levada em conta
Uma classificação à prova d’água alta pode limitar a capacidade da jaqueta de permitir que a umidade e o calor escapem. É por isso que a respirabilidade também desempenha um papel importante na hora de escolher uma boa jaqueta de snowboard. Se a peça tem baixa respirabilidade, isso significa que todo o seu suor ficará dentro do casaco esportivo, deixando você desconfortável e com frio.
Assim como a impermeabilidade, a respirabilidade também é expressa em números, só que em gramas. Normalmente você encontrará as classificações de respirabilidade entre 5.000 e 20.000 g – com o número mais alto representado a opção mais respirável. Qualquer roupa de snowboard com classificação igual ou acima de 20.000 g é um exagero.
Fique de olho: Gore-Tex é a tecnologia impermeável e respirável mais utilizada para fabricar jaquetas de snowboard. No entanto, cada marca esportiva tem a sua própria membrana à prova d’água. A The North Face, por exemplo, lançou uma nova tecnologia de roupas de ski e snowboard chamada Futurelight, que eles consideram ser a melhor opção para calça e casaco para snowboard.
Jaqueta para snowboard shell x isolamento
Outro fator importante quando se trata de comprar uma jaqueta de snowboard é a presença ou não de uma camada de isolamento. Você pode escolher entre uma peça shell, que tem menos volume e não mantém o calor sozinha, ou um modelo com isolamento, recomendado para a maioria das situações.
As jaquetas shell são essencialmente uma camada externa que protege você do vento e da umidade, mas sem qualquer tipo de isolamento. Para fornecer conforto térmico, elas dependem da adição de camadas intermediárias e de base ( segunda pele térmica ). Por isso, elas são versáteis, já que você pode ajustar a espessura das outras camadas de roupa para obter mais ou menos calor e remover a camada intermediária completamente se ficar muito quente.
Já as jaquetas com isolamento são o tipo de jaqueta mais popular que você verá nos destinos para praticar snowboard. O revestimento pode ser de penugem, a forma mais quente de isolamento, ou de material sintético, que também fornece altos níveis de calor, mas tem mais respirabilidade.
Vale lembrar que o isolamento clássico de penugem vem caindo em desuso devido ao lado ético das coisas e, por isso, está sendo substituído pela penugem sintética, um material fofo, elástico e macio ao toque.
Outros recursos de uma jaqueta de snowboard
- Ventilação: a maioria das jaquetas snow tem ajustes de ventilação embaixo do braço (como zíperes com forro de malha) para permitir que o ar frio entre e o ar quente escape.
- Capuz: é um recurso que pode ajudar muito em dias congelantes. Existem capuzes removíveis ou fixos. E alguns são grandes o suficiente para passar por cima do capacete e fornecer proteção extra contra a chuva e o vento.
- Bolsos: indispensáveis para colocar a carteira, celular, gorro, óculos escuros, mapa das pistas, ski pass – e o que mais você achar que precisa na montanha. Felizmente, a maioria das jaquetas de snowboard vem com muitos bolsos.
- Powder skirt: todas as jaquetas de neve de qualidade vêm com uma extensão projetada para evitar que a neve entre dentro da roupa, especialmente após uma grande queda.
Agora que você já sabe tudo sobre jaqueta para snowboard, prepare-se para ficar bem agasalhado e mandar bem nas pistas! E não se esqueça que sempre há a opção de alugar roupas e equipamentos nas lojas locais, principalmente se você ainda não tem familiaridade com o universo do snowboard.