
Por que usar protetor labial para neve?
Durante as férias na neve (e nos meses de inverno em geral), a região dos lábios pode ficar seca e rachada com certa facilidade. Isso acontece porque a área é muito fina e delicada e não tem glândulas sebáceas, o que significa que não produz naturalmente os óleos hidratantes que o resto da pele produz. Tampouco tem queratina, que ajuda a prevenir o ressecamento.
Assim, ao viajar para destinos mais gelados, os lábios ficam expostos e suscetíveis aos danos relacionados ao clima, como mudanças rápidas de temperatura de quente para frio, vento gelado, incidência de raios solares e contato com a neve. Como consequência, a região pode perder elasticidade, ganhar fissuras e começar a soltar pedacinhos da pele.
A hidratação, portanto, deve ser constante, com a aplicação do protetor labial a cada duas horas (ou sempre que achar necessário) e até mesmo antes de dormir. Caso os lábios já estejam com um ressecamento mais forte, é bom reforçar o uso do protetor labial e evitar passar a língua, pois o pH da saliva pode agravar ainda mais o problema.
Fique de olho: tenha sempre um protetor labial para neve no bolso do seu casaco ou mochila, independentemente se você vai esquiar em áreas distantes ou praticar outra atividade na neve perto do seu hotel ou resort. Além disso, é fundamental beber água regularmente, pois esse hábito ajuda a manter o organismo hidratado de dentro para fora – e isso, claro, reflete na pele.