Férias de inverno: 7 ideias de destinos para viajar
Para quem ama o frio e a neve
À procura de lugares para curtir as férias de inverno? No Brasil e no mundo, há destinos incríveis para aproveitar o friozinho, tomar um chocolate quente em frente à lareira e admirar belas paisagens montanhosas. E se você é fã de aventuras, há muitos locais com neve famosos onde você pode esquiar e descobrir uma série de atividades de inverno emocionantes. Com isso em mente, fizemos uma seleção com alguns dos melhores lugares para viajar no frio. Veja só:
1. St. Moritz (Suíça) está entre os melhores lugares para viajar no inverno
Nenhuma lista de lugares frios para viajar estaria completa sem uma menção aos Alpes Suíços – ou St. Moritz, nesse caso. Localizada no vale da Engadina, a cidade turística é apontada como o berço dos esportes de inverno alpinos e leva o crédito pelo início do turismo de inverno há mais de 150 anos.
Além dos 350 quilômetros de pistas para a prática do esqui e do snowboard, você e sua família podem experimentar uma variedade de esportes diferentes, incluindo bobsled, golfe na neve e o curioso curling. No fim do dia, aproveite para conhecer as atrações de St. Moritz e saborear um autêntico fondue suíço, além de outros pratos da gastronomia local.
2. A cidade de Quebec (Canadá) reúne uma grande variedade de atrações
Quebec é um lugar incrível para conhecer o ano todo, mas quando as temperaturas caem, a cidade fica ainda mais encantadora. As férias de inverno aqui podem ser bem geladas, mas tudo compensa quando você começa a passear pelas charmosas ruas e descobrir uma infinidade de atrações imperdíveis. Dá até para visitar um hotel feito de gelo e esquiar na estação de Le Massif de Charlevoix, que fica bem pertinho da cidade.
Você pode começar o roteiro no Centro Histórico (Vieux-Québec) para ver belos edifícios históricos enfeitados para o Natal, antes de patinar no gelo na Place D’Youville. Quando precisar de uma pausa no frio, experimente uma caneca fumegante de vinho quente no mercado de Natal alemão. E, se puder, programe sua visita para fevereiro, quando o tradicional Carnaval de Quebec celebra o inverno e reúne atividades para todo mundo se divertir.
3. Nova York (Estados Unidos): férias de inverno como nas séries e filmes famosos
Se você é do tipo que gosta de preencher o roteiro com muitas atrações, a cidade que nunca dorme vai te fazer esquecer do frio. Viajar na época do Natal? Claro, ver a tradicional árvore do Rockefeller Center e se divertir na pista de patinação no gelo são programas natalinos imperdíveis. Nas proximidades, as megastores Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue têm algumas das melhores vitrines de Natal para ver e fotografar.
Se não estiver muito frio lá fora, um passeio pelo Central Park é altamente recomendado. O famoso oásis verde de Manhattan se transforma totalmente ao longo do inverno, com paisagens e monumentos cobertos de branco e muita gente se divertindo com bonecos de neve e trenós improvisados.
4. Gramado (Brasil) é um dos destinos turísticos mais visitados ao longo do inverno brasileiro
Caso você queira curtir as férias de inverno aqui mesmo no Brasil, Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos melhores lugares frios para viajar no país. Com sorte, é possível até ver neve durante a sua viagem. Na última década, apenas em 2014 e 2015 não nevou em Gramado. No entanto, assim como acontece em outros lugares do Brasil que costumam nevar, a neve cai um ou dois dias, no máximo – mesmo com um inverno rigoroso.
Para curtir o friozinho, a alta temporada de Gramado reserva muitas atrações, incluindo o Mini Mundo, a Rua Coberta, o Lago Negro e os inúmeros museus do grupo Dreams. Na hora da fome, o tradicional café colonial, os chocolates e a famosa sequência de fondues caem muito bem. Depois, é só caminhar pela rua principal para gastar as calorias!
Resorts recomendados
5. A estação de esqui La Rosière (França) proporciona férias de inverno inesquecíveis
Vai viajar para a Europa no inverno e pretende esquiar? Então La Rosière, nos Alpes franceses, é a estação de esqui ideal para você. Como a estância compartilha a mesma área de esqui com a vizinha La Thuile, no Vale de Aosta (Itália), você e sua família têm a chance de esquiar em dois países nas mesmas férias de inverno.
Além do esqui e snowboard para todos os níveis – do iniciante ao avançado –,a região oferece muitas outras atividades de inverno para incluir no roteiro: patinação no gelo, fat bike (mountain bike na neve), descidas em trenós, parapente e até mergulho no gelo. No mirante Fort Express, a vista para o Mont Blanc é algo para nunca mais esquecer.
6. Hokkaido (Japão): esportes de inverno, cultura e boa gastronomia do outro lado do mundo
Se a ideia é ir um pouco mais longe para curtir as férias no frio, o melhor lugar para viajar no inverno é, sem dúvida, Hokkaido – a ilha mais ao norte do Japão. Graças à qualidade de sua neve powder (fofa, recém-caída), o destino atrai esquiadores e snowboarders de todo o mundo. Entre as estações de esqui mais famosas da região, destacam-se Niseko, Furano, Tomamu, Sahoro, Rusutsu e Sapporo Teine.
Para enriquecer ainda mais a viagem, os programas turísticos de Hokkaido vão muito além dos esportes de inverno, com eventos e atividades para entreter toda a família. A gastronomia japonesa de inverno da ilha também é uma atração por si só. Frutos do mar frescos e laticínios (queijos, sorvetes…) são as duas principais especialidades locais.
7. A Lapônia (Finlândia) combina belas paisagens de inverno e a atmosfera mágica do Natal
A Lapônia, região mais ao norte da Finlândia, provavelmente tem uma das paisagens de inverno mais deslumbrantes do planeta. Não há muitos lugares no mundo onde você pode visitar o Papai Noel durante as férias de inverno, fazer um passeio de trenó com renas ou dormir em um hotel bolha para ver a Aurora Boreal – mas a Lapônia permite que você faça tudo isso e muito mais.
Rovaniemi, uma pequena vila dentro do Círculo Polar Ártico e capital da Lapônia, é considerada a cidade oficial do Papai Noel. Embora a charmosa vila esteja aberta o ano todo e tenha muitas atrações relacionadas ao Natal (incluindo o correio do Papai Noel), Rovaniemi é particularmente impressionante durante o inverno.
E aí, conseguiu decidir para onde viajar no inverno ? Agora é só organizar o roteiro de viagem e se preparar para viver as melhores férias da sua vida! E para receber mais dicas sobre o assunto e outros temas relacionados ao universo da neve, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita.
Outros artigos que podem te interessar
Descubra onde ficam os Alpes e conheça os principais atrativos da região!
Les Arcs: 10 ideias de atividades para não esquiadores
Como aquecer as extremidades do corpo na neve?