Como aquecer as extremidades do corpo na neve?
Confira as dicas de melhores roupas e acessórios para o frio
Poucas coisas podem ser mais desagradáveis do que passar frio durante uma viagem para a neve. Vestir um bom agasalho e outras camadas de peças de roupas é fundamental, mas é preciso também dar atenção às extremidades do corpo – principalmente as mãos, os pés e a cabeça. Essas partes acabam sofrendo um pouco mais com a exposição prolongada ao frio e, por isso, protegê-las é algo que não dá para descuidar. Gorro, protetor de orelha, luvas e outros acessórios podem parecer exagero, mas é melhor pecar pelo excesso e se adaptar à mudança do clima durante o dia. A seguir, listamos dicas valiosas sobre como aquecer as mãos e outras extremidades do corpo nos destinos de neve. Confira!
Para proteger o corpo do frio, o cuidado começa antes da viagem
Todos aprendemos na escola que somos capazes de regular a nossa própria temperatura corporal, mas a habilidade de compensar as oscilações climáticas mais drásticas tem um limite. Para se proteger bem no inverno e em climas diferentes dos que estamos acostumados, é preciso arrumar a mala de viagem para neve com roupas apropriadas para o clima frio: peças quentes, confortáveis, que bloqueiem o vento e sejam capazes de manter a sua pele seca. Mesmo assim, nos dias mais gelados, as extremidades do corpo acabam ficando particularmente expostas por não serem tão eficientes na manutenção do calor.
Em geral, pés e mãos acabam tendo contato prolongado com a neve e o gelo ao longo do dia, o que pode gerar incômodo em temperaturas mais baixas. Outra região sensível é a cabeça, com as orelhas e o nariz muito expostos ao vento e precipitações. É por isso que proteger bem as extremidades do corpo é importante para poder encarar horas e horas na montanha com total prazer e segurança.
Então, como aquecer as extremidades do corpo no frio? Quais acessórios ajudam mais?
Além de contar com um bom conjunto de roupas para esquiar (casaco, calça, segunda pele, camadas intermediárias, etc.), alguns acessórios fazem toda a diferença para não deixar as extremidades do corpo frias. Como manter o corpo aquecido pode ser uma tarefa ainda mais complicada em condições climáticas adversas, há alguns itens interessantes que podem ajudar você a ficar mais seguro e confortável. Veja como proteger as extremidades:
• Como aquecer os pés no frio? Antes de mais nada, escolha com cuidado a sua bota de neve, afinal ela é a sua proteção primária contra o chão gelado do inverno. Meias térmicas dão um conforto adicional, e usar duas camadas pode ajudar ainda mais nos dias particularmente frios. Por fim, um acessório interessante para os mais friorentos é o adesivo aquecedor de pé, que é colocado dentro das botas e serve como fonte de calor ao longo de algumas horas.
• Como aquecer as mãos? Além de luvas para neve impermeáveis e quentes, com interior o forrado, algumas pessoas optam por usar uma outra luva mais fina e justa por dentro quando as condições climáticas estão mais adversas. Há também uma versão do adesivo aquecedor de mãos, que funciona da mesma maneira que o de pé e deve manter seus dedos mais quentinhos durante as sessões de esqui e outros esportes na neve.
• E o nariz e as orelhas, como aquecer? Um bom protetor de orelha no frio, usado em conjunto com um gorro, costuma manter as orelhas aquecidas e bloquear a ação do vento. Para o nariz, algumas pessoas costumam substituir cachecóis por polainas de pescoço, que além de taparem parte do rosto também bloqueiam a entrada de ar frio pela gola do agasalho. Outra opção são as “toucas ninjas”, que cobrem completamente a cabeça e podem ser usadas em conjunto com outras peças para maximizar a proteção.
Resorts recomendados
Efeitos das baixas temperaturas no corpo desprotegido e suas consequências
A redução da temperatura corporal causa reações diretas e quase imediatas em nosso organismo. As consequências vão desde arrepios (os pelos se levantam para segurar o ar quente próximo da pele) a tremedeira involuntária (movimentação dos músculos para gerar calor interno). Situações mais extremas podem gerar vasoconstrição, quando veias se rompem e causam o arroxeamento de extremidades do corpo (também conhecido como frostbite), além da hipotermia.
Para não correr nenhum risco de entrar em uma situação difícil sem estar devidamente preparado/a, organize uma checklist com todos os itens que você precisa ter à mão antes de curtiro seu dia nas pistas.
Seguindo essas dicas de como aquecer as extremidades do corpo você garante um dia protegido e agradável enquanto desbrava as paisagens de lugares com neve incríveis ao redor do mundo – sem preocupações e longe dos espirros!
Outros artigos que podem te interessar
Roupas para esquiar: um guia completo para férias na neve confortáveis
Tipos de neve para esquiar: você sabe quais são as diferenças?
Atividades na neve: 8 ideias para praticar nas férias