10 motivos para curtir férias de esqui na Europa
Passe as férias na neve
O que não faltam são motivos para curtir férias de esqui na Europa: estações modernas, paisagens de montanhas com neve épicas, os maiores domínios esquiáveis do mundo, variedade de opções além do esqui e muito mais. Escolha um destino de inverno na França, Suíça ou Itália, por exemplo, e prepare-se para viver momentos inesquecíveis – em família, a dois ou com os amigos. Ainda não se convenceu? Tudo bem! Nós listamos abaixo 10 motivos para você esquiar na Europa nas suas próximas férias na neve. Dê uma olhada:
1. As maiores áreas de esqui do mundo estão na Europa
A Europa concentra os dez maiores ski resorts do mundo. Paradiski, 3 Vales, Via Lattea, Val d’Isere/Tignes são alguns dos gigantescos domínios esquiáveis que você pode conhecer em uma viagem de esqui na Europa. Com centenas de quilômetros de pistas divididos em diversas estações, essas áreas são perfeitas para você experimentar o esqui, o snowboard e outros esportes de inverno, além de outras atrações imperdíveis. Cada estação de esqui da Europa tem o seu próprio perfil, mas todas têm estrutura completa para receber você e toda a sua família.
2. Os destinos de inverno europeus têm cenários naturais de tirar o fôlego
Que tal abrir a janela do seu quarto e a primeira vista do dia ser o Mont Blanc ou a montanha Matterhorn? Ou contemplar os vales entre montanhas nevadas ao fazer uma trilha na neve? Durante suas férias de esqui na Europa, para onde quer que você olhe, há vistas privilegiadas que fazem toda a viagem valer a pena. Até um simples passeio de teleférico vira uma oportunidade para admirar paisagens de inverno que ficarão para sempre na sua memória.
3. Muito além do esqui: estações da Europa inventaram o conceito de “après-ski”
Ao pesquisar sobre os melhores lugares para esquiar na Europa, você provavelmente encontrará em algum momento a expressão francesa “après-ski”. Esse termo, na verdade, foi inventado nos destinos de inverno da França e engloba todas as atividades que você pode fazer além do esqui, ou seja, depois de aproveitar um dia de aventuras nas pistas. Pode ser uma comida incrível em restaurantes e cafés gourmet, um drink no bar com os amigos ou um tratamento revigorante no spa. Sem falar dos passeios ou compras que deixam as suas férias na neve ainda mais completas.
4. A Europa tem estações de esqui para todos os níveis de experiência
Seja você iniciante ou experiente nos esportes de inverno, há uma estação de esqui na Europa perfeita para as suas férias. La Plagne, na França, e Zermatt, na Suíça, por exemplo, estão entre as melhores estações de esqui para iniciantes. Ambas têm uma variedade de pistas classificadas como verde e azul (para aprendizes e principiantes), e oferecem instrutores especializados para ajudar você nos primeiros passos dos esportes na neve. Já Val d’Isère e Alpe d’Huez têm, além de pistas fáceis, áreas desafiadoras para os praticantes mais experientes.
5. A temporada de esqui na Europa tem neve garantida durante todo o inverno e até no verão!
A maioria das áreas de esqui da Europa fica aberta entre dezembro e abril. Até o mês de fevereiro você deve encontrar as estações e pistas mais movimentadas, com condições de neve favoráveis. No entanto, se a sua ideia é curtir férias na neve mais tranquilas, a melhor época para esquiar na Europa é em março e abril. Em algumas áreas de esqui, como Tignes, na França, é possível esquiar até mesmo no verão europeu, entre junho e agosto.
Resorts recomendados
6. Resorts com pacote All Inclusive descomplicam as suas férias na Europa
Os resorts de inverno com pacotes All Inclusive deixam as suas férias na Europa ainda mais agradáveis. Ao fechar a sua hospedagem, você garante tudo o que você precisa para uma viagem de esqui descomplicada: refeições completas, open bar, snacks, ski pass, clubes infantis, entretenimento e aulas em grupo para todos os níveis de habilidade. Nos melhores resorts de redes internacionais, é possível até mesmo reservar o seu equipamento de esqui antes da viagem para curtir a neve na Europa sem maiores preocupações.
7. Ski-in/ski-out: facilidade encontrada nos melhores resorts da Europa
Já imaginou sair do seu hotel ou resort com esquis ou prancha de snowboard nos pés e chegar facilmente nas pistas? Ou retornar para a sua acomodação esquiando, sem precisar percorrer grandes distâncias a pé e carregar os equipamentos? Essa facilidade tem um nome: ski-in/ski-out, que você encontra em estações como Saint Moritz, na Suíça, ou Les Arcs, Peisey-Vallandry, Val Thorens e Valmorel, na França
8. Esquiar na Europa pode ser mais barato que uma viagem para os principais destinos de neve da América do Sul
Sim, é possível esquiar na Europa barato. Para isso, é importante pesquisar bem e comparar o valor dos pacotes All Inclusive dos resorts europeus com o preço separado de cada item nos destinos de esqui da América do Sul, por exemplo. Além da tarifa All Inclusive ter o melhor custo-benefício, você não precisa se preocupar com alimentação, passeios de teleféricos ou contratar aulas de esqui por fora.
9. Esportes além do esqui e do snowboard para praticar nas férias de inverno
Além do esqui alpino e do snowboard, os esportes de neve mais tradicionais e conhecidos, muitas estações na Europa oferecem outras modalidades esportivas que você pode experimentar nas férias. Caminhada nórdica, esqui cross country, caminhada com raquetes, snowmobile, snowbike, trilhas pelas montanhas… As áreas de esqui da Europa oferecem opções para todos os gostos!
10. Muita cultura e história nos vilarejos e cidades dos Alpes
Como o termo “Velho Continente” já dá a entender, a Europa tem muita história para contar. Então, se você gosta de passeios culturais e históricos, os destinos de inverno europeus são lugares ideais para curtir férias na neve enriquecedoras. As pequenas cidades e vilarejos dos Alpes têm belíssimas construções seculares, igrejas históricas e museus que contam tudo sobre o passado da região e a arte produzida no continente. Vale a pena conhecer!