Lyon, França: 6 motivos para visitar a cidade antes das férias de esqui
Viagem para a França
Complementar as férias na neve com turismo em Lyon, França, é uma ótima ideia. Afinal, a cidade é o segundo destino turístico mais visitado do país, e dá acesso fácil a várias estações de esqui dos Alpes franceses, como Alpe d’Huez, Les Arcs, Val Thorens, Tignes e La Plagne, um ótimo destino para famílias. Sua posição estratégica faz a viagem ficar mais prática e cheia de experiências únicas, com aventuras esportivas, passeios históricos e vivências culturais. Confira aqui os nossos 6 motivos para visitar Lyon nas suas próximas férias de esqui!
1. Lyon tem uma posição estratégica para visitar os principais destinos de esqui dos Alpes franceses
Você sabe onde fica Lyon? A charmosa cidade está localizada no centro-leste da França, no encontro dos rios Rhône e Saône. Ela conta com um aeroporto internacional com acesso direto às rodovias e muito bem servido de meios de transporte que levam você a outros pontos da região. A partir de Lyon fica fácil chegar em vários destinos de esqui, principalmente se você alugar um carro ou contratar um transfer. A distância entre Lyon e Val Thorens, por exemplo, é de 144 km, e entre Lyon e Alpe d’Huez é 182 km.
Você pode montar sua programação para passar vários dias na neve , chegando e partindo de Lyon, ou se hospedar na cidade e fazer alguns passeios de bate e volta para as estações de esqui na França ou destinos como Paris, Marselha e Genebra. A primeira opção é melhor pois, além de não ficar cansativo, geralmente os melhores pacotes de viagem para a neve contemplam uma semana de esqui com aulas e outras atividades incluídas.
2. Comer e beber é sagrado em Lyon, a capital mundial da gastronomia
E o que fazer em Lyon? Aproveitar o melhor da gastronomia nos Alpes franceses , é claro! Com seus quatro mil restaurantes, a cidade conta com 18 chefs estrelados no famoso guia Michelin, incluindo Paul Bocuse – o único com 3 estrelas -, que dá nome ao mercado Les Halles Paul Bocuse. Esse centro gastronômico reúne tudo que há de melhor em produtos locais. Ali você pode saborear especialidades como o queijo Saint Marcellin, o Caviar Petrossian, Grattons (torresmos), Quenelles (salsichões), além de delícias como sorvetes, chocolates e brioches com praliné de amêndoas.
A cidade de Lyon fica perto de regiões produtoras de excelentes vinhos como Beaujolais e Côtes du Rhône, e também de frangos, frutas e legumes. Com isso, os restaurantes de Lyon, chamados de “bouchons” garantem pratos sempre frescos à mesa, servindo o melhor da culinária à base de carnes, charcutaria, queijos e vinhos.
3. Berço cultural, Lyon reúne arte e arquitetura medieval e contemporânea
Na hora de listar o que visitar em Lyon, inclua o passeio pelo centro histórico, conhecido como Vieux Lyon. Considerado Património Mundial pela UNESCO, suas ruas são estreitas e muitas vezes têm passagens ‘secretas’ (chamadas traboules) por edifícios que fazem a ligação com outras ruas. Visite o Théâtre Antique, anfiteatro romano com mais de dois mil anos, e as belíssimas Basílica de Notre-Dame de Fourvière e Catedral Saint-Jean Baptiste.
4. Conheça um shopping a céu aberto com grifes internacionais
Na região do 1er arrondissement de Lyon você passeia por ruas (algumas só para pedestres) com uma seleção incrível de museus, galerias, livrarias, lojas de roupas e acessórios, cafés e restaurantes. Vale a pena apreciar o acervo do Museu de Belas Artes e estender o passeio caminhando pela Rua Président Édouard Herriot, onde ficam boutiques de marcas femininas, masculinas e infantis. O fim do trajeto se dá na Place Bellecour, com escultura e jardins floridos, onde funciona até um rinque de patinação no gelo durante o inverno.
5. Visite um dos templos do cinema em Lyon
Os amantes da sétima arte não podem deixar de visitar o Instituto Lumière, que homenageia a contribuição de Auguste e Louis Lumière, considerados os pais do cinema. A atração está localizada na casa da família Lumière, no bairro de Monplaisir, em Lyon. Aliás, nas imediações do Instituto foi rodado um dos primeiros filmes da história. Vale a pena conferir!
6. Música e luzes se encontram em festivais incríveis
Lyon também é palco de festas temáticas o ano todo, como o Festival das Luzes (“Fête des Lumières”, em francês), que ocorre no mês de dezembro, atraindo milhares de turistas. O evento acontece desde 1852 e ilumina locais públicos, as águas dos rios, as colinas e vias de toda cidade. Já a Festa da Música, a Fête de La Musique, é uma oportunidade para músicos de diferentes estilos se apresentarem em locais públicos, dos mais convencionais aos mais inusitados.
Dica de roteiro: o que fazer em Lyon 2 dias
Primeiro dia em Lyon: comece pegando um funicular ou caminhe até a colina de Fourvière, onde há uma vista de tirar o fôlego. De lá, vá até o Théâtre Antique, construído no período romano. Depois, desça caminhando por Vieux Lyon, e almoce pela região. Em seguida, visite o Museu da Miniatura e do Cinema, e conheça algumas das catedrais, como a belíssima Saint-Jean Baptiste. Termine o dia caminhando pela região de Presqu’île, situada entre os rios Rhône e o Saône, e desça até a Place Bellecour observando as lojas e galerias de arte da região.
Segundo dia em Lyon: aproveite a manhã para fazer o passeio de barco pelo rio Saône, que em cerca de 1h passa por boa parte da cidade. Em seguida, vá ao mercado Les Halles Paul Bocuse durante a hora do almoço e delicie-se com o melhor da gastronomia local. De tarde, caminhe pelas ruas do bairro de Croix Rousse, que lembra Montmartre em Paris. Por ali observe e fotografe a “Fresque des Lyonnais”, uma enorme fachada de um prédio que tem uma pintura ilusionista mostrando personagens históricos da região. Finalize o dia em um dos bares com DJ ou música ao vivo, et voilà: você terá tido um ótimo gostinho de Lyon em apenas 2 dias!
Gostou das nossas dicas de Lyon? Agora que você já tem ótimos motivos para visitar a cidade antes, depois ou durante as suas férias de esqui nos melhores destinos dos Alpes franceses. Aproveite!