Montanhas suíças: 6 opções para você conhecer
Conheça as montanhas suíças
As montanhas suíças estão no imaginário de quem viaja para a região dos Alpes. Seja no verão ou durante o inverno na Suíça, essas paisagens majestosas acompanham a sua jornada de todos os lugares – nas estações de esqui, nas cidades famosas ou através das janelas dos trens panorâmicos.
Muitas delas têm estrutura turística e podem ser vistas de perto, enquanto outras são de difícil acesso. Quer um pouco de inspiração? Da icônica Matterhorn ao Monte Pilatus, reunimos abaixo 6 montanhas da Suíça para conhecer um dia!
1. Matterhorn: um dos cartões-postais mais famosos da Suíça
A Matterhorn (4.478 m) é, sem dúvida, uma das montanhas mais famosas do mundo. Localizada entre a Suíça e a Itália, essa paisagem icônica dos Alpes encanta os visitantes com seu formato de pirâmide, erguendo-se como um pilar apontando para o céu. A 3.883 m de altitude, a Matterhorn Glacier Paradise é a estação de teleférico e plataforma de observação mais alta da Europa, onde você pode admirar a Matterhorn e outras montanhas nevadas ao redor. A cidade de Zermatt, no cantão de Valais, é o local mais próximo do cartão-postal.
2. Jungfrau: faça um passeio de trem até o “Topo da Europa”
Situada ao sul da cidade de Interlaken, Jungfrau (4.158 m) é uma das montanhas suíças mais populares entre os turistas. Isso acontece porque existe um passeio de trem imperdível na região, que te leva à estação ferroviária mais alta da Europa: Jungfraujoch – Top of Europe (3.454 m). Lá em cima, as vistas são espetaculares. Você consegue ver várias montanhas dos Alpes suíços e a bela geleira Aletsch. Além disso, há uma série de atrações para explorar, incluindo um palácio de gelo com esculturas, um observatório e uma loja de chocolates da marca Lindt.
3. Piz Bernina é um playground para os mais aventureiros
Piz Bernina é o nome da montanha mais alta dos Alpes Orientais e o ponto culminante da Cordilheira Bernina; uma das paisagens mais impressionantes dos Alpes. Eleva-se a 4.048 m de altitude e fica ao sul de Pontresina, perto da estação de St. Moritz , no vale de Engadina. Mas acessar seu cume é para poucos. Só os alpinistas mais experientes conseguem escalar a montanha e suas geleiras, que escondem inúmeras fendas e trechos rochosos desafiadores.
4. Em Lucerna, chegue ao topo do Monte Pilatus
Próximo à cidade de Lucerna, o Monte Pilatus (2.128 m) é mais uma das montanhas suíças que os turistas podem incluir no roteiro. É possível acessar o topo a pé, a partir de dois teleféricos ou a bordo do trem de cremalheira mais íngreme do mundo. Outra ideia é fazer a chamada “Golden Round Trip”, uma rota paisagística que funciona apenas entre novembro e maio. O passeio combina a ferrovia de cremalheira e os teleféricos com um passeio de barco pelo Lago Lucerna.
5. O Monte Titlis tem o primeiro teleférico rotativo do mundo
A 3.238 m acima do nível do mar, o Monte Titlis está localizado no vilarejo de Engelberg, ao sul do Lago Lucerna. Ele é conhecido pelo primeiro teleférico rotativo 360 graus do mundo e pela ponte suspensa mais alta da Europa (na foto). Além disso, é um dos lugares onde é possível ver neve o ano todo. Na viagem de 5 minutos, o teleférico gira uma volta, durante a qual você pode apreciar as falésias íngremes, geleiras e os picos cobertos de neve à distância.
6. Rigi: a “Rainha das Montanhas Suíças” também merece uma visita
Apelidada de “Rainha das Montanhas”, Rigi (1.798 m) fica no coração da Suíça Central. Não é tão alta como os outros montes dessa lista, mas oferece um panorama espetacular dos Alpes (que se estende até a Alemanha e a França em dias claros) e dos lagos da região, como Lucerna, Zug e Lauerz. No cume há restaurante, cafeteria, trilhas para caminhadas, área para piqueniques e vários mirantes. Um trem de cremalheira leva os visitantes até o local.
E aí, qual dessas montanhas suíças você quer conhecer primeiro? Além de belas paisagens, o país te espera com experiências de viagem inesquecíveis! E para receber mais dicas como essa, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter .
Crédito da fotos: Shutterstock