Onde esquiar na França? Conheça as principais áreas de esqui do país
Saiba os melhores lugares para praticar o esporte de inverno
Afinal, onde esquiar na França? Com tantas possibilidades e lugares de prestígio internacional, pode ser difícil escolher a melhor opção para passar as férias. O país recebe você com alguns dos maiores domínios esquiáveis do mundo, estações de esqui modernas e as melhores condições para você se aventurar em meio às belas paisagens dos Alpes franceses.
E o melhor: qualquer lugar que você decida ir, há terrenos infinitos e diversificados para explorar, além da possibilidade de combinar vários destinos em uma mesma viagem. Isso só é possível porque as melhores estações de esqui da França contam com uma ampla rede de teleféricos e outros meios de elevação, que conecta duas ou mais estâncias de inverno.
Quer um empurrãozinho para escolher o seu próximo destino de férias ? Selecionamos abaixo as áreas de esqui na França que devem estar no radar de qualquer pessoa que sonha em viajar para a neve. Acompanhe!
3 Vales: descubra o maior domínio esquiável do planeta
Em uma viagem para a região da Savoia você encontra não só a maior área de esqui da França , como também o maior ski resort interligado do mundo: os 3 Vales (Les 3 Vallées). Com nada menos que 600 quilômetros de terreno esquiável espalhado por 328 pistas diferentes, o destino oferece tudo o que você precisa para se aventurar nos esportes de inverno, seja qual for a sua faixa etária ou nível de experiência/habilidade.
Oito estações de esqui principais fazem parte do domínio: Val Thorens, Courchevel, e Méribel – as três mais famosas –, além de Les Menuires, Orelle, La Tania, Brides-les-Bains e Saint Martin de Belleville. Mesmo compartilhando a mesma área de esqui, cada aldeia de inverno tem um perfil diferente e o seu próprio mix de atrações na neve. Se você tiver que escolher apenas uma, há vários motivos para visitar Val Thorens: neve de qualidade, diversidade de pistas, vida noturna…
Grand Massif: uma ótima opção para esquiar na França
Localizado no meio do caminho entre Chamonix e Genebra, o domínio do Grand Massif recebe muitos turistas durante o período do inverno – não apenas por conta de sua incrível área esquiável para todos os níveis, mas também pelas paisagens nevadas exuberantes. Na região você pode escolher entre as estações de esqui Flaine, Les Carroz, Morillon, Samoëns e Sixt Fer à Cheval. Juntas, formam a quinta maior área de esqui da França, com 265 quilômetros de pistas.
Paradiski: um destino de proporções gigantescas
O que você acha de esquiar na França, no segundo maior domínio interligado do país? Les Arcs e Peisey-Vallandry de um lado, La Plagne do outro – as três estações de esqui, juntas, formam a gigantesca área do Paradiski. A conexão perfeita entre elas existe desde 2003, graças ao Vanoise Express, um dos teleféricos mais incríveis do mundo. A gôndola de dois andares conecta os destinos a uma zona esportiva com 425 quilômetros de pistas.
Paradiski está situado no pitoresco vale de Isère, na parte norte do maciço da Vanoise, o que significa que fica ao lado de enormes cadeias de montanhas – incluindo o famoso Mont Blanc. Com 70% da área de esqui localizada acima de 2.000 metros de altitude e uma das redes de neve artificial mais modernas do mundo, a cobertura de neve é excepcional ao longo de toda a temporada de esqui (entre dezembro e abril).
Serre Chevalier: a maior área de esqui dos Alpes do Sul
Com 250 quilômetros de pistas, Serre Chevalier é uma famosa estação francesa de esqui na neve que forma a maior área esquiável dos Alpes do Sul. A região, na verdade, engloba inúmeras cidades e vilarejos, incluindo Briançon – rotulada como a Cidade da Arte e da História –, Chantemerle, Le Monêtier-les-Bains e Villeneuve.
Às portas do Parque Nacional dos Écrins, o local começou sua longa história na temporada de 1941/1942. Seguiram-se várias conexões entre os principais destinos de neve da região para lançar oficialmente o Grand Serre Che em 1989, recentemente renomeado para Serre Chevalier Vallée. Graças à conexão com a área de esqui “Grande Galaxie “, são mais de 530 quilômetros de terreno esquiável para você se aventurar.
Resorts recomendados
Tignes-Val d’Isère: estações de esqui na França 2 em 1
Oficialmente apelidada de “a área de esqui mais bonita do mundo”, Tignes -Val d’Isère se estende por três montanhas e dois vales, conectando duas estações de esqui de renome internacional: Val d’Isère e Tignes. Como resultado, o destino oferece uma variedade impressionante de diferentes pistas adequadas para todos, desde iniciantes até esquiadores de alto nível. São 156 pistas preparadas, totalizando mais de 300 quilômetros de terreno esquiável.
Com 60% das pistas localizadas acima de 2.200 metros de altitude, o destino garante uma excelente cobertura de neve ao longo de todo o inverno. Se você desejar, dá até para esquiar no verão, mais precisamente nos 20 quilômetros de pistas da geleira Grande Motte (3.456 metros de altitude). Além do esqui, Tignes-Val d’Isére reúne um universo de atividades para entreter o seu grupo de viagem: patinação no gelo, caminhada com raquetes, voo de parapente, etc.
Les Sybelles: um destino fora do circuito clássico
Lançada durante o inverno de 2003-2004, a área de esqui de Sybelles abriga 310 quilômetros de pistas de esqui, espalhadas por 136 pistas e 6 estâncias diferentes: Le Corbier, La Toussuire, Les Bottières, Saint-Jean-d’Arves, Saint-Sorlin-d’Arves e Saint-Colomban-des-Villards. As paisagens de inverno do domínio são excepcionais e as possibilidades são infinitas para os fãs de esportes na neve. As inúmeras pistas azuis são perfeitas para iniciantes e crianças, mas também há várias encostas íngremes pretas e pistas de mogul para os experts.
Alpe d’Huez: muito sol e desafio para todos o níveis
Com suas encostas voltadas para o sul, Alpe d’Huez é conhecida como a “Île Au Soleil” (Ilha do Sol). A sua localização, clima e altitude permitem que as montanhas recebam cerca de 300 dias de sol ao ano, o que torna o destino perfeito para explorar tanto no inverno como no verão. Ao todo, são cinco aldeias satélites em torno de Alpe d’Huez: Auris-en-Oisans, Oz-en-Oisans, Vaujany, La Garde e Villard-Reculas. Juntas, formam uma grandiosa área para esquiar na França com 245 quilômetros de pistas, além de 8 quilômetros de trilhas para cross country.
Em toda a área, os esquiadores de todas as habilidades são bem servidos – os iniciantes e intermediários podem explorar o grande número de pistas largas e pistas dedicadas ao redor das aldeias, enquanto para esquiadores mais avançados (e corajosos!) podem assumir o desafio de percorrer a “La Sarenne”, considerada uma das maiores pistas de esqui do mundo.
Grand Domaine: um ótimo destino de esqui para famílias
A ensolarada área de esqui Grand Domaine, localizada entre o maciço de Cheval Noir e o maciço de Lauzière, é caracterizada por suas paisagens naturais intocadas e seu charme autêntico da região da Savoia. O domínio compreende algumas estações, como é o caso de Valmorel. São cerca de 165 quilômetros de pistas para todos níveis de habilidade, além de zonas para snowboard e outros esportes de inverno. Trata-se de um local excelente para viajar com a família e desfrutar de momentos mágicos juntos, com paisagens deslumbrantes em segundo plano.
Portes du Soleil: para esquiar na França e na Suíça
Localizada na fronteira franco-suíça, a área de Portes du Soleil disponibiliza 580 quilômetros de pistas espalhadas por 12 destinos diferentes. As estâncias de esqui mais conhecidas são Avoriaz, Châtel, Champéry e Les Crosets. As duas últimas estão no lado suíço do domínio, o que significa que você deve sempre trazer seu passaporte ou carteira de identidade quando quiser cruzar a fronteira. Muita diversão pode ser desfrutada na enorme área de esportes de inverno, graças a mais de uma dúzia de parques de neve e pistas para todos os níveis.
Agora que você já sabe onde esquiar na França, escolha o seu destino favorito e comece a planejar o seu roteiro de esqui pelas montanhas francesas. E para receber mais dicas, não deixe de assinar a Newsletter do Club Med.