Esqui na França: 8 razões para escolher o país para as suas próximas férias na neve
Por que praticar esqui na França? Descubra aqui!
Em dúvida sobre férias de esqui na França? Não faltam motivos para você escolher o país para a sua próxima viagem: as maiores e melhores estações de esqui, pistas para todos os níveis de experiência, aulas com instrutores especializados, paisagens deslumbrantes, atrações après-ski e muito, mas muito mais.
Ainda não se convenceu? Listamos abaixo 8 boas razões para você reservar logo um pacote de viagem e curtir momentos inesquecíveis em uma das excelentes estações de esqui na França. Acompanhe!
1. Os maiores ski resorts do mundo estão no país
Seis dos dez maiores ski resorts do mundo estão em território francês ou na divisa com os países vizinhos. Isso quer dizer que não faltam opções de lugares para esquiar na França, mais especificamente na região dos Alpes franceses .
Os 3 Vales, com 600 quilômetros de pistas, e o Paradiski, com 425 quilômetros, são os dois maiores domínios esquiáveis do país. Ambos recebem você com algumas das melhores estações de esqui na França, infraestrutura moderna e atividades para todos os gostos e idades. Vale a pena conhecer!
2. As estações de esqui na França são renomadas e mundialmente famosas
Val d’Isère, Val Thorens, Tignes, Les Arcs, La Plagne, Courchevel… Misturando tradição e inovação, todas essas estações de esqui da França têm renome internacional e atraem pessoas de todos os lugares do mundo em busca de esportes de inverno, excelentes condições de neve e cenários naturais de tirar o fôlego.
A estância de Val Thorens (na foto), por exemplo, é um dos destinos de neve mais conhecidos. Não à toa, foi eleita sete vezes a melhor estação de esqui do mundo pela World Ski Awards, nos oito anos de existência da premiação. Sem dúvida, uma grande conquista para o turismo de inverno na França.
3. A França tem ótimos resorts All Inclusive para descomplicar as suas férias de esqui
Os resorts de redes internacionais dos Alpes franceses são de excelência e vão muito além de uma simples hospedagem. Os melhores têm pacotes All Inclusive super completos, com acomodações confortáveis, refeições, open bar, entretenimento, clubes infantis e facilidades para esquiar – aulas para todos os níveis, reserva antecipada de equipamentos e o ski pass, o passe que dá acesso rápido aos teleféricos.
Dependendo do resort, há spas de marcas conceituadas, saunas, hammams e piscinas aquecidas para você relaxar depois de um dia inteiro se divertindo nas montanhas.
4. Toda estação de esqui na França oferece uma variedade de esportes na neve
Além dos esportes de inverno mais tradicionais, como o esqui e o snowboard, as estações de esqui na França oferecem uma série de experiências diferentes para te surpreender. De manhã, uma boa dica é sair bem cedinho do seu resort para fazer uma caminhada com raquetes de neve enquanto descobre paisagens espetaculares pelo caminho.
Prefere esportes na neve mais radicais? Então a boa é encarar o snowmobile, a condução no gelo, o bobsled ou o speed flying, uma mistura inusitada de esqui e paragliding. Mas, para baixar a adrenalina, sempre há pistas de patinação no gelo para você se divertir com a família e os amigos.
5. As melhores estações da França conta com a facilidade ski-in/ski-out
Quando você pesquisa sobre um lugar para esquiar na França, é comum encontrar a expressão “ski-in/ski-out“. Isso significa que o local onde você está hospedado está muito próximo de uma montanha ou de um meio de elevação que levará você às pistas de esqui.
Dessa forma, você pode sair ou chegar na sua hospedagem com os esquis ou a prancha de snowboard nos pés, sem precisar percorrer grandes distâncias a pé e carregar os equipamentos. As melhores estações de esqui na França oferecem essa facilidade, incluindo Les Arcs, Peisey-Vallandry, Val Thorens e Valmorel.
6. Estações de esqui francesas têm Instrutores que falam o seu idioma
Você não precisa se preocupar em falar francês para curtir suas férias na França sobre esquis ou uma prancha de snowboard. As próprias estações e as grandes redes de hotéis e resorts oferecem aulas com instrutores bilíngues da ESF (Escola Nacional de Esqui da França), que falam inglês e até português.
Com isso, a alegria de se aventurar nos esportes de inverno está realmente ao alcance de pessoas de todas as idades – até crianças a partir dos três anos podem aprender a esquiar!
7. Você pode praticar esqui na França durante a primavera e até no verão europeu
Como muitas estações de esqui na França estão em altitudes elevadas e têm boas condições climáticas, é possível esquiar até mesmo fora da temporada de neve do hemisfério norte.
Nas estações de Val d’Isère e Tignes, por exemplo, é possível esquiar na primavera e até mesmo durante o verão europeu, entre junho e agosto. Assim, você pode curtir o melhor do turismo na França e ainda tirar um tempinho para esquiar sob o sol nas montanhas nevadas.
8. Après-ski na França: a melhor forma de encerrar um dia de aventuras nas pistas de esqui
O conceito de “après-ski” (“depois do esqui”, em português) foi criado na França. Por isso, você encontra a melhor programação para o seu pós-esqui nos destinos de inverno franceses: restaurantes com o melhor da gastronomia dos Alpes, bares agitados para tomar um drink e socializar, festas para dançar até de madrugada ou atividades mais tranquilas, como beber um chocolate quente perto da lareira ou receber um tratamento relaxante em um spa.
Ficou com vontade de praticar esqui na França? Agora você só precisa escolher a melhor estação de esqui para suas férias, reservar o seu hotel ou resort e curtir a neve a dois, com a família ou os amigos. Aproveite!