Fondue suíço: história, melhores queijos e como saborear

Muito mais que uma comida típica

Saborear um fondue suíço é parte fundamental de uma viagem ao país europeu. Afinal, trata-se de um dos pratos mais tradicionais da culinária suíça, preparado com uma mistura borbulhante dos melhores queijos encontrados por lá. Desde sua criação, no início do século XVIII, o fondue ganhou diferentes versões, uma mais deliciosa que a outra, e o povo suíço tem um jeito próprio de apreciar. A seguir, te contamos alguns detalhes sobre o verdadeiro fondue suíço. Acompanhe!

1 - Algumas curiosidades sobre o queijo suíço

Família jantando em Kani enquanto conversam

A história do fondue de queijo suiço

A origem do fondue suíço remonta ao início do século XVIII, quando boa parte dos camponeses do país viviam da produção de leite e da fabricação de queijos. Durante o rigoroso inverno da Suíça, as famílias não tinham como buscar mantimentos nas cidades, então aproveitavam as sobras de queijo e pães que tinham em casa.

O queijo, que envelhecia bem com o longo armazenamento, era derretido e transformado em uma espécie de sopa bem quente e cremosa. Daí a origem do nome do prato, que vem do francês “fondre”, que significa “derreter”. Já o pão, que ficava velho e duro com o tempo, era mergulhado no queijo borbulhante para amolecer.

Porém, foi na década de 1930 que a receita de fondue se popularizou, de fato, em nível nacional. Para aumentar o consumo de queijo, a União do Queijo Suíço (Schweizerische Käseunion) começou a promover o prato como um símbolo da identidade suíça. Já entre as décadas de 1950 e 1960, o sucesso do fondue suíço se espalhou e a iguaria ganhou o mundo ao ser introduzido nos Estados Unidos pelas mãos do chef Conrad Egli, na Feira Mundial de Nova York.

mesa com diferentes comidas típicas de Marrakech

Melhores queijos para fondue: emmental, gruyère e appenzeller estão entre os principais

O fondue suíço pode ser saboreado em diferentes versões, graças ao grande número de tipos de queijos oriundos da Suíça. Os queijos mais utilizados no prato são os seguintes:

Emmental: de fama internacional, esse é um queijo delicioso de consistência dura e com buracos em seu interior. Costuma marcar presença em um tradicional fondue de queijo suíço.
Gruyère: com um longo processo de envelhecimento, esse também é um queijo muito popular ao redor do mundo. Pode ser desfrutado em diferentes tipos de fondue, como o clássico e o “moitié-moitié” (meio a meio).
Appenzeller: outro bom queijo suíço para fondue. Com uma receita tradicional passada de geração em geração, o appenzeller leva um sabor refinado à receita de fondue.
Vacherin Fribourgeois: conhecido pelo seu sabor delicado e textura cremosa, esse queijo costuma ser saboreado no fondue fribourgeois, no qual é misturado com vinho branco, ou no fondue “moitié-moitié”, junto do queijo Gruyère.

Casal jantando em restaurante a noite

O garfo longo é usado apenas para mergulhar o pão

Tradicionalmente, o garfo longo para fondue serve apenas para mergulhar os pedaços de pão na panela com queijo borbulhante. Na teoria, você deve colocar o pão mergulhado no seu prato e comê-lo com o garfo e faca comuns; na prática, porém, isso quase nunca é feito.

A etiqueta da refeição pede ainda que você não mergulhe o pão duas vezes e evite colocá-lo enquanto o garfo de outra pessoa ainda estiver imerso. Além disso, ao mergulhar o pão, você deve levá-lo até o fundo da panela para mexer o fondue e evitar que ele grude ou queime.

Resorts recomendados

Ver mais

2 - Dicas para melhorar sua experiência

Tábuas de madeira com churrasco e cebola.

Não deixe o pão cair na panela

Apesar de não ser extremamente necessário, o ideal é que o pão seja do dia anterior, para que sua estrutura fique um pouco mais dura. Ele pode ser servido em fatias ou em cubos. O importante é que cada pedaço tenha uma crosta para perfurar o garfo. Dessa forma, o risco do pão cair e se perder na panela é menor.

Cada região, restaurante e família tem suas próprias tradições e condutas no caso de um pedaço de pão escapar do garfo. As penalidades vão desde pagar a próxima rodada de bebidas até beijar a pessoa à sua esquerda!

Tábuas de queijo e acompanhamentos ao lado de garrafas de vinho.

O vinho branco é o acompanhamento ideal do fondue suíço

Para o povo local, o fondue de queijo suiço deve ser saboreado com uma bebida quente. O acompanhamento padrão é um vinho para inverno, de preferência branco e seco. Já a bebida não alcoólica mais recomendada é o chá quente. que auxilia na digestão do prato.

Antes do primeiro gole, um costume suíço é brindar com cada pessoa à mesa enquanto as olha nos olhos. Já uma tradição especial do fondue suíço é o “Le coup du milieu” (algo como “golpe do meio”, em português), que consiste em beber uma dose de kirsch – conhaque de cereja – na metade da refeição para ajudar na digestão.

mesa de restaurante com bebidas e aperitivos

“La religieuse” é uma tradição no fim da típica refeição suíça

Uma das partes mais valorizadas do fondue de queijo suíço é a “La religieuse” (A freira, em português), que é a crosta crocante e dourada de queijo que se forma no fundo da panela. Quando todo o queijo estiver solidificado, ele deve ser retirado e compartilhado com o grupo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o delicioso fondue suíço? Em uma viagem para os Alpes, você pode experimentar o verdadeiro fondue e muitas outras delícias gastronômicas!

Descubra nossos resorts

Ver mais

3 - Outros artigos que podem te interessar

Homem comendo camarão no acarajé em restaurante

Saboreie especialidades da montanha: as delícias dos Alpes Europeus

Duas tigelas de salada de frutas ao lado de um prato com acarajé e outro de entradas com salmão fresco.

4 queijos suíços para provar nas férias

Família em destino de neve.

Inverno na Suíça: 5 ideias de lugares para curtir o frio e a neve

Saiba mais sobre o Club Med

Nossos melhores resorts