Como viajar para Portugal: o que é necessário para conhecer o país?
Descubra como viajar para Portugal
Planeja conhecer novos destinos e quer saber como viajar para Portugal? Localizado no sudoeste da Europa, o país é uma escolha popular entre os turistas, sendo reconhecido por ter rica história, paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e gastronomia de dar água na boca.
Para ajudar você a chegar ao destino, o Club Med preparou um guia completo, com dicas e diretrizes sobre como viajar para Portugal . Achou interessante? Continue a leitura e confira!
Como chegar a Portugal saindo do Brasil?
Para chegar a Portugal saindo do Brasil, a forma mais comum é por via aérea. Existem voos diretos do território brasileiro ou com escalas, variando conforme a cidade escolhida para partida e chegada.
A maioria dos voos diretos parte das grandes metrópoles, como São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) e Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro — Galeão). Em geral, eles têm como destino as cidades de Lisboa, Porto ou Faro.
Os voos com escala costumam ser mais econômicos e apresentam mais flexibilidade em relação a datas e horários. Normalmente, as paradas de uma viagem de avião para Portugal acontecem em cidades europeias como Madri, Paris, Frankfurt e Amsterdã.
Checklist de viagem para Portugal
Afinal, o que é preciso para viajar para Portugal? Para sair do Brasil rumo ao país dos sofisticados vinhos e azeites, é necessário se organizar para cumprir determinadas formalidades. Veja abaixo uma lista com tudo o que é necessário!
Documentos
Ter em mãos os documentos para entrar em Portugal é fundamental para evitar futuras dores de cabeça e imprevistos. Eles incluem:
- passaporte com validade mínima superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista;
- carteira de identidade;
- passagens aéreas (ida e volta);
- documento para comprovar vínculo de trabalho ou atividade profissional no Brasil (emitido por entidade patronal, privada ou pública);
- comprovante de alojamento;
- carteira de motorista internacional (se planeja dirigir),
- comprovante de vacinação atualizado.
E o visto? Para cidadãos brasileiros, não é necessário obtê-lo para viagens de turismo de até 90 dias. O país faz parte do Acordo de Schengen, um tratado internacional que estabelece a livre circulação de pessoas entre algumas fronteiras da Europa .
Seguro-viagem
Apesar da dispensa do visto, o Acordo de Schengen torna obrigatória a contratação de um seguro viagem para turistas que circulam entre os países-membros. Essa documentação assegura que os visitantes tenham cobertura adequada em caso de emergências médicas.
Você pode adquiri-lo em agências de viagens, sites especializados em planos de seguro-viagem ou diretamente com as seguradoras. Antes de adquirir o seguro, verifique se ele atende aos requisitos específicos do Acordo de Schengen, como cobertura mínima para despesas médicas e de repatriação.
Passagens e transfer
Reservar as passagens de ida e volta é uma exigência para entrar em Portugal. Elas podem ser adquiridas em diversas companhias aéreas, com preço variado conforme a cidade de desembarque, a quantidade de escalas, o tipo de assento e a classe de serviço escolhidos. Também é possível encontrar opções de pacotes de voos + hospedagem.
Uma dica para quem tem dúvidas sobre como viajar para Portugal é adquirir o transfer para a acomodação com as passagens aéreas ou a hospedagem. Afinal, os aeroportos podem ser distantes dos destinos, e o serviço de transporte é uma forma de garantir uma chegada mais tranquila.
Acomodações
Para passar na imigração nos aeroportos de Portugal, é necessário apresentar o comprovante de alojamento, que indica o propósito e a duração da viagem. Justamente por isso, é necessário reservar as acomodações com antecedência.
Você pode encontrar diversos tipos de hospedagem no país, como hotéis, pousadas, albergues/hostels e casas de férias. Para quem vai pela primeira vez, uma sugestão é optar por resorts all-inclusive , que oferecem todas as comodidades e os serviços necessários para uma estada aconchegante.
Club Med Da Balaia
O Club Med Da Balaia, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem está em dúvida sobre o que conhecer em Portugal e deseja viver experiências inesquecíveis. Localizado na região do Algarve, o resort oferece o melhor do all-inclusive, com acomodações aconchegantes e atividades para todos os gostos.
Dinheiro
Afinal, quanto euro levar para Portugal? De acordo com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, para entrar no país, é necessário ter pelo menos € 40 por dia de viagem e ser capaz de comprovar a quantia. Ela pode variar dependendo do seu estilo de vida, dos roteiros, do pacote de hospedagem etc.
Se você tiver uma carta-convite ou um termo de responsabilidade, não vai precisar provar que tem o dinheiro necessário por dia. Esses documentos devem ser emitidos por um cidadão português ou estrangeiro habilitado que garanta sua alimentação e seu alojamento.
Tenha experiências inesquecíveis com o Club Med!
Agora que você já sabe como viajar para Portugal, é hora de fazer sua reserva com o Club Med ! Confira a disponibilidade, escolha a acomodação ideal no resort e curta suas férias com muita comodidade. Aproveite!
Fonte: Consulado de Portugal em São Paulo .