Qual é a diferença entre hotel e resort? Descubra as características de cada um
Conheça os diferenciais de cada tipo de acomodação
Ao planejar viagens, é comum se deparar com dúvidas sobre os tipos de hospedagem, e elas precisam ser resolvidas antes da reserva. Por exemplo, ao saber qual é a diferença entre hotel e resort, você ainda pode escolher a opção com o melhor custo-benefício no destino desejado.
Mais que isso, é possível se decidir entre os tipos de hospedagem que mais atendem às necessidades de cada viajante. Quer saber mais e dar um dos passos mais importantes no planejamento da sua próxima experiência? Continue a leitura!
Acomodações
O hotel é uma hospedagem encontrada nas regiões urbanas com a finalidade de oferecer descanso e estadias rápidas. Afinal, os hóspedes costumam ficar mais tempo nos arredores conhecendo a cidade do que nas dependências.
Ainda assim, esse tipo de acomodação prioriza o conforto dos viajantes, disponibilizando quartos com capacidades variadas. Esses espaços contam com tudo o que é necessário para repousar e finalizar as atividades do dia, como cama, televisão smart, banheiro com amenities e mesa de trabalho.
Alimentação
Um dos aspectos que diferenciam hotel e resort é a alimentação, já que num deles ela é oferecida com mais benefícios. No hotel, o café da manhã costuma ser uma cortesia, sendo servido em formato de buffet no restaurante. Quando solicitado no quarto, é cobrado à parte.
As demais refeições são servidas num menu à la carte, que tem preços individuais. Os snacks, por sua vez, ficam por conta de cada hóspede, não sendo incluídos nos cardápios. Às vezes, são encontrados nos minimercados que alguns hotéis possuem.
Infraestrutura
Além das suítes, os hotéis têm áreas comuns para o lazer, como piscina, sala de jogos, academia e quadra esportiva. Em alguns, há estacionamento para uso dos hóspedes, que pode ser gratuito ou pago. Todas essas características variam conforme a bandeira da hospedagem e o espaço disponível, já que locais menores e mais simples oferecem menos comodidades.
Acomodações
O resort é o tipo de hospedagem que as pessoas procuram para descansar e se desconectar dos ambientes urbanos. Por isso, eles são conectados com a natureza e costumam ter iniciativas voltadas para o meio ambiente.
Os quartos dos resorts podem ter vista privilegiada para as paisagens da região, como o mar e as montanhas. Apesar de também haver capacidade máxima de viajantes por quarto, há opções conjugadas, em que os pais ficam num quarto separado, mas ligado ao dos filhos.
Mais do que isso, existem várias categorias de acomodação, que dependem do resort e dizem respeito ao grau de sofisticação. No Club Med, por exemplo, o espaço Exclusive Collection proporciona experiências luxuosas e aconchegantes de forma privativa.
Comodidades
Ao observar as comodidades do Club Med, você identifica mais uma diferença entre hotel e resort: a preparação do quarto para bebês. O berço está à disposição e os pais podem solicitar o Baby Welcome com itens essenciais ao cuidado dos pequenos viajantes, como:
- trocador;
- banheira;
- berço;
- carrinho de bebê;
- aquecedor de mamadeiras.
Pensando no público infantil, o Club Med para crianças ainda prepara uma programação recreativa variada para quem tem entre 4 e 17 anos. Ela faz parte do all-inclusive e conta com esportes, atividades artísticas, minieventos e shows. É o ambiente perfeito para fazer novas amizades, conhecer novas culturas e desenvolver a autonomia.
Alimentação
Outra diferença entre hotel e resort é a alimentação liberada em outras refeições. Há locais que oferecem o regime de meia pensão e pensão completa, que inclui as principais refeições.; outros locais, por sua vez, oferecem o sistema all-inclusive. No Club Med, ,você tem tudo liberado ao longo do dia, até mesmo snacks e bebidas, incluindo bebidas alcoólicas.
Em cada resort, há mais de um restaurante para que os viajantes saboreiem clássicos da gastronomia e pratos típicos da região. Diferentemente dos hotéis, o horário de funcionamento costuma ser prolongado, já que o descanso vem em primeiro lugar. Assim, você não precisa correr e pode aproveitar um café tardio.
Infraestrutura
Academia, espaço para as crianças e piscina são clássicos das hospedagens, mas a ampla infraestrutura do Club Med tem muito mais a oferecer! Nesse caso, outra diferença entre hotel e resort é o spa , onde você pode usar a sauna gratuitamente e solicitar tratamentos com custo adicional, como massagens corporais e faciais, esfoliação e aplicações de máscara.
As quadras poliesportivas, por sua vez, têm equipamentos para basquete, vôlei, tênis e futebol. O acesso é livre e os hóspedes se organizam para disputar partidas e revezar o espaço. Com isso, podem fazer amizades, estimular o espírito em equipe e aprender com outras pessoas.
Atividades de lazer
No resort all-inclusive, a diversão não para por aí e você pode criar um roteiro diferente a cada dia, já que a lista de atividades é longa. Em destinos de verão, como o Club Med Trancoso, há aulas de trapézio voador e circo, enquanto no Rio das Pedras você pode encarar o desafio das modalidades aquáticas, incluindo wakeboard e caiaque.
Nos destinos de neve , o destaque fica por conta das aulas de esqui, snowboard e caminhada nórdica. Todas são feitas com instrutores de escolas reconhecidas internacionalmente e equipamentos adequados para a estatura e biotipo, tornando a experiência segura e proveitosa.
Resorts recomendados
Escolha seu próximo destino no Club Med
Agora que você já sabe a diferença entre hotel e resort, pode decidir o que é melhor para suas próximas férias. Se deseja priorizar o descanso e as aventuras, não deixe de conhecer as opções do Club Med espalhadas ao redor do mundo, desfrutando das melhores experiências da sua vida!