6 estações de esqui dos Alpes acessíveis por trem

Criança com os pais esquiando na neve

Estações surpreendentes

Se você está planejando esquiar nos Alpes, é importante pesquisar bem sobre como chegar à estação de esqui desejada. Para quem gosta de praticidade e curtir o trajeto até o destino, uma dica é escolher locais com estações ferroviárias por perto. Além de ser uma alternativa ecológica, o passeio de trem evita todas as burocracias do aeroporto e, de quebra, proporciona vistas de tirar o fôlego, com montanhas nevadas, florestas, cidades e vilarejos pelo caminho.

Gostou da ideia? Então, confira nossa lista com 6 estações de esqui dos Alpes nas quais você consegue chegar de trem!

1 - Estações famosas

Vista de Val Thorens

1. Val Thorens, França

Val Thorens faz parte do domínio francês dos 3 Vales (Les Trois Vallées), a maior área de esqui interligada do mundo. A área fica bem próxima à estação de trem de Moûtiers-Salins-Brides-Les-Bains. Partindo de Paris (Gare de Lyon), a viagem pode ser feita pela linha TGV de alta velocidade. O trajeto dura aproximadamente 4h30min e custa cerca de 50 euros. De Moûtiers, são apenas 50 minutos até a vila.

Vista de Tignes

2. Tignes-Val d’Isère, França

O domínio de esqui Tignes-Val d’Isère engloba duas estações de renome internacional na parte alta dos Alpes franceses. A estação de trem mais próxima do local é Bourg-Saint-Maurice, a 40 minutos de carro, que faz conexões com linhas regionais e de Paris, incluindo o TGV. Além disso, recebe trens vindos de outros países, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Países Baixos.

Vista de árvores e neve

3. Pragelato, Itália

Pragelato, uma das estações de esqui da grandiosa área da Via Lattea, fica na região do Piemonte, no noroeste da Itália. O caminho ferroviário mais rápido é com destino à cidade de Oulx. A estação ferroviária local recebe trens vindos de Milão, Turim, Paris e Lyon. A viagem dura aproximadamente 4h30min. De lá, você pode pegar um ônibus, taxi ou transfer para chegar até Pragelato.

Resorts recomendados

Ver mais

2 - Outras regiões

Après-ski em Samoëns.

4. Les Arcs, França

Les Arcs pertence ao domínio Paradiski, uma enorme área de esqui nos Alpes Franceses. A estância fica bem perto da estação ferroviária Bourg-Saint-Maurice, que recebe trens vindos de Paris e de outras cidades da França. Da capital francesa, a viagem leva em torno de 4h30min com o TGV. Depois de desembarcar, há um funicular que te leva à subestação Arc 1600 em apenas sete minutos.

Pessoas andando com raquete na neve.

5. Verbier, Suíça

O trem é, sem dúvida, a maneira mais relaxante de chegar a Verbier, uma das principais estações de esqui da Suíça – embora demore um pouco mais que outros meios de transporte. A estação de trem mais próxima é Martigny, que fica a 25 km, mas de lá você pode pegar uma conexão em um trem local para Le Châble, que fica perto do teleférico que o levará até a estação de Verbier.

Vista de montanha de neve

6. St. Moritz, Suíça

St. Moritz é outra estação de esqui da Suíça que vale a pena conhecer. A maneira mais espetacular de chegar a St. Moritz é pegar o Glacier Express ou o Bernina Express, dois passeios de trem suíços que viajam ao longo de uma linha designada Patrimônio Mundial da UNESCO. Além do Glacier e do Bernina, você pode fazer o trajeto até St. Moritz em trens regionais comuns, que são mais baratos.

Família jantando de portas abertas, em seu chalé nos Alpes da Itália

Conheça estações do Club Med!

E aí, que tal essas estações de esqui alpinas acessíveis por trem? Incríveis, não? Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter agora mesmo!

Saiba mais sobre o Club Med

Nossos melhores resorts