São os Alpes que oferecem a maior variedade de estações de esqui na França e, por conta da altitude, concentram destinos onde as condições de neve são mais confiáveis. Aqui estão as principais áreas de esqui dos Alpes franceses:
Les Portes du Soleil (Avoriaz – Morzine) – A zona alpina mais ao norte abrange uma dúzia de estações de esqui bem equipadas, incluindo Avoriaz – conhecida como a capital do snowboard na Europa – e Morzine, uma estância de inverno tradicional com muitas facilidades para esquiadores iniciantes.
Grand Massif – No domínio do Grand Massif, você encontra as estações de esqui de Flaine, Les Carroz, Morillon, Samoëns e Sixt Fer à Cheval. Juntas, formam a quinta maior área para esquiar na França, com 265 km de pistas. Com uma localização estratégica, a menos de uma hora de Genebra e no coração dos Alpes, o Grand Massif é o paraíso para esquiadores intermediários e famílias.
Área do Mont Blanc – Mais ao sul fica o setor Chamonix – Megève. Chamonix, na Alta Savoia, aos pés do Mont Blanc, foi a estação de esqui francesa original e, hoje, é considerada um dos destinos de neve mais conhecidos do mundo. Já a charmosa Megève é um ímã de endinheirados e pertence ao domínio de esqui Evasion Mont-Blanc, com 400 km de pistas para todos os níveis de habilidade.
Paradiski – A área de esqui na França Paradiski oferece 425 km de pistas, o que a coloca como um dos maiores ski resorts do mundo. Entre as estações mais famosas do domínio estão La Plagne, Les Arcs e Peisey-Vallandry, todas conectadas pelo teleférico Vanoise Express. A região oferece uma grande variedade de pistas para se aventurar, com o Mont Blanc sempre acompanhando a sua jornada.
Tignes-Val d’Isère – É uma zona de alta montanha, com cerca de 300 km de pistas, muitas delas a mais de 2.500 m de altitude. A área oferece um bom número de pistas para iniciantes e esquiadores relativamente inexperientes, assim como zonas dedicadas aos mais corajosos. Com duas geleiras esquiáveis, uma em Tignes e outra em Val d’Isère, é possível esquiar por lá até durante o verão.
Os 3 Vales – A área de esqui dos 3 Vales (Les Trois Vallées), que inclui as estações de Courchevel, Val Thorens e Les Menuires, é o maior domínio esquiável do planeta, acessível com um único ski pass. Com 183 teleféricos e 335 pistas, o lugar oferece aos esquiadores acesso a mais de 600 km de pistas.
Alpe d’Huez Grand Domaine – uma das maiores e mais populares estações de esqui da França, Alpe d’Huez oferece uma ampla variedade de instalações, incluindo excelentes pistas para iniciantes, além de muitas oportunidades para esqui freeride. É aqui que fica a célebre pista La Sarenne que, com seus 16 km de extensão, é considerada a pista preta mais longa dos Alpes.
Os Alpes franceses também englobam muitas estações de esqui menores e, por esse motivo, são consideradas mais sossegadas, às vezes mais baratas e mais voltadas para a família. Destinos de neve baseados em pequenas cidades antigas, como La Clusaz, Aussois e Serre-Chevalier, perto de Briançon, oferecem uma autêntica experiência alpina. Vale a pena considerar!