Tipos de neve para esquiar: você sabe quais são as diferenças?
Diferentes tipos de neves
Você sabia que existem diferentes tipos de neve? Esquiar ou praticar snowboard é totalmente diferente dependendo das condições do terreno. Alguns tipos de neve são muito mais fáceis de esquiar, enquanto outros precisam de um pouco mais de habilidade e concentração para se manter em pé.
Antes de você encarar as pistas e se aventurar nas montanhas, conheça melhor 7 tipos de neve para esquiar – da neve powder, uma das melhores condições para a prática de esportes de inverno, à desafiadora icy.
1. Neve powder é um dos tipos de neve preferidos dos esportistas
Disputada entre esquiadores e snowboarders, a powder é o tipo de neve recém-caída na montanha, fresca e intocada. É tão suave que você tem a sensação de flutuar sobre uma nuvem ou pluma enquanto se aventura pelo terreno. Para esquiar nesse tipo de neve, é preciso ser um dos primeiros a chegar às pistas após uma noite de nevasca. Quanto mais dias de neve intensa, melhores são as condições da powder.
As estações de esqui na ilha de Hokkaido, no Japão , como Niseko e Sahoro, são famosas pela qualidade de sua neve powder. Já na Europa, visite Val d’Isère (França), por exemplo, para poder encontrar esse tipo de neve.
2. Chopped powder exige bom controle dos esquis ou prancha de snowboard
Bom, se você deixou de subir a montanha pela manhã, provavelmente encontrará a powder em condições de chopped powder. Ainda que seja uma boa neve para esquiar, a chopped powder é repleta de bumps (ondulações) deixados por outros esquiadores e snowboarders durante o dia. Esse tipo de solo vai exigir de você bons joelhos e controle dos esquis ou prancha de snowboard.
3. Packed powder permite boas condições de esqui durante a alta temporada
Também recém-caída, a neve packed powder se diferencia da powder por ter sido compactada por máquinas nas estações de esqui. Com a compressão, a base da neve da montanha fica ainda melhor, o que em algumas estações significa boas condições de esqui durante toda a temporada de neve .
Mais lisa e sem ondulações, a packed powder é um prato cheio para esquiadores e snowboarders iniciantes. Aos mais experientes, esse tipo de neve favorece grandes velocidades e muita emoção nas descidas das montanhas.
4. Tipo de neve icy surge com o processo de derretimento e congelamento
Quando você ouvir que alguma pista da montanha está “icy”, evite passar por lá. Essa condição de neve é conhecida por lembrar gelo, isto é, dura, escorregadia e difícil de esquiar. Se para os esquiadores esse tipo de neve não é uma das melhores, para os snowboarders é pior ainda.
O fenômeno surge quando há falta de neve por muitos dias e as temperaturas ficam elevadas pelas manhãs, causando o descongelamento de parte do solo. Já à noite, quando está mais frio na estação, o terreno volta a congelar, formando um tipo de neve compactada.
Resorts recomendados
5. Neve, água e lama: o tipo slush aparece no fim da temporada
Traduzida como “lama”, o tipo de neve slush costuma aparecer no fim da temporada de inverno, já próximo à primavera. Ele é formado após o processo de derretimento da superfície durante o dia e seu congelamento pela noite. Na prática, todos que se aventuram em uma montanha em condição de slush enfrentam um solo icy durante o dia e repleto de poças à tarde.
Para os esportes de inverno, isso significa que esquiadores e snowboarders terão mais trabalho para deslizar em um solo mais viscoso, mas que não impede a prática de atividades na montanha. Se você resolver se arriscar, lembre-se de separar roupas impermeáveis, já que a chance de se molhar é grande; afinal é lama!
6. Não ligue para o som dos seus esquis deslizando sobre a neve tipo corduroy
Conhecida como corduroy ou simplesmente cord, esse tipo de neve é preparada todos os dias por máquinas que deixam uma série de ranhuras nas pistas e tapam os buracos deixados por esquis e pranchas de snowboard após um dia de esportes na montanha. Caso você deslize por uma pista corduroy, ignore o som que os esquis farão ao passar por cima das ranhuras da pista e aproveite a descida em um dos melhores tipos de neve que existem.
7. É preciso certa experiência para dominar a neve crust
A neve crust é formada quando o sol e o vento derretem a superfície da neve powder e, em seguida, o terreno volta a ficar sólido. Uma fina camada, então, cobre uma neve mais macia, proporcionando uma prática de esqui bem interessante. Caso você encontre a crust, imponha um estilo de esqui mais agressivo em seus movimentos e lembre-se: você pode encontrar um pedaço de crosta de gelo em meio à neve fofa. Para conseguir esquiar sobre a crosta, uma dica é manter as pontas dos esquis apontadas ligeiramente para cima.
Outros artigos que podem te interessar
Mala de viagem para a neve: o que levar?
Saiba mais
Roupas para esquiar: um guia completo para férias na neve confortáveis
Saiba mais
Quer esquiar nos Alpes? Descubra 7 estações de esqui incríveis na região
Saiba mais