Trenó de neve: 8 maneiras divertidas de descer as montanhas
Conheça os tipos de trenó de neve
Poucas coisas são tão divertidas quanto usar um trenó de neve para descer uma montanha durante as férias. Por ser algo simples, andar de trenó é uma atividade de inverno capaz de envolver toda a família, não importa a idade. Mas você sabia que há diferentes tipos de trenó para escolher? Do clássico trenó de madeira ao tobogã inflável, listamos abaixo 8 maneiras emocionantes de escorregar na neve. Confira!
O que é trenó?
Antes de conhecer as principais opções para descer as montanhas cobertas de neve , é interessante compreender exatamente o que é um trenó. Para muitas pessoas, a palavra “trenó” remete ao clássico trenó de madeira, como aqueles retratados em cartões de Natal antigos.
Hoje em dia, porém, há uma ampla variedade de estilos de trenós de neve, incluindo tobogãs de plástico e pranchas infláveis. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens, e alguns são adequados apenas para certas situações e determinados tipos de neve e terrenos.
Apesar de serem amplamente associados ao uso recreativo, os trenós têm sido usados há séculos em regiões mais ao norte do globo para transportar pessoas, animais e mercadorias por terrenos de baixa fricção, como neve ou gelo. No século passado, os trenós também geraram modalidades olímpicas velozes e intensas, como o luge, o bobsled e o skeleton.
1. O trenó de madeira é um clássico em vários destinos de neve do mundo
O trenó de madeira é provavelmente o trenó de neve mais tradicional que existe. É basicamente uma cadeira ou banquinho com corrediças na parte inferior, que pode acomodar uma ou duas pessoas. Sua principal desvantagem é o peso e, por isso, afunda facilmente na neve fofa. Também fica mais difícil para as crianças o arrastarem morro acima e recomeçar a diversão Apesar disso, um clássico é um clássico. Nunca sai de moda e rende uma boa brincadeira na neve!
2. O tobogã de madeira é outra maneira divertida de escorregar na neve
Como esse tipo de trenó não tem corrediças e sua base fica em contato direto com a neve, ele é tecnicamente considerado um tobogã. Sua estrutura é feita com ripas de madeira, enquanto a frente é curvada para cima para que você possa se segurar e curtir a descida com segurança. Para quem acompanha os quadrinhos de Calvin e Haroldo, o tobogã de madeira é o veículo utilizado pelos dois personagens quando estão na neve, no lugar da famosa carroça vermelha.
3. Leve e barato, o tobogã de plástico é popular nas estações de esqui
Os tobogãs sofreram diversas mudanças de design nos últimos anos, e muitos agora são fabricados em plástico. Com isso, ficaram bem mais leves, mais fáceis de controlar e mais versáteis, já que o plástico de alta densidade pode ser usado até em terrenos acidentados. Normalmente o uso da prancha para escorregar na neve é individual, mas existem modelos maiores que são adequados para o uso de várias pessoas. Outra variação é o snake gliss, com diversos tobogãs conectados.
4. O snow tubing garante diversão para pessoas de todas as idades
Esse trenó de neve inflável em formato de rosca é leve e muito rápido. Ele fornece um passeio mais confortável que um trenó ou tobogã convencional, mas não é tão fácil de conduzir. Se a sua escolha for o snow tubing, certifique-se de que ele tenha alças laterais para que você possa obter mais estabilidade e não cair durante a descida. Alguns destinos de neve como Tignes, na França, têm áreas exclusivas para a brincadeira.
Resorts recomendados
5. O pires (saucers) pode ser muito veloz durante as descidas
O pires é fácil de reconhecer devido à sua forma de disco e construção em plástico. É o tipo de trenó de neve que, nas condições certas, pode atingir velocidades impressionantes. Idealmente, ele comporta apenas uma pessoa. E devido ao seu peso leve, é fácil transportá-los nas subidas.
6. Na scooter de neve (snow scooter) você desce a montanha em pé
A scooter de neve é a única versão de trenó que pode ser usada em pé. Trata-se basicamente de uma prancha de snowboard com uma alavanca de direção, como uma espécie de scooter sem rodas. A manopla torna-a mais fácil de dirigir, mas a verdade é que existem outros veículos mais fáceis de controlar. Geralmente as snow scooter são dobráveis, o que facilita seu transporte.
7. Para fortes emoções, o airboard é uma das opções mais indicadas
Também conhecido como “bodyboard de neve”, o airboard é uma das manias mais recentes das estações de esqui. Para começar, basta deitar de bruços no trenó inflável, segurar as duas alças de controle e descer as montanhas a toda velocidade. Quadrados de kevlar posicionados na base do airboard garantem um percurso reto e uma boa estabilidade. Val Thorens, na França, e Sahoro, no Japão, são dois destinos de neve que oferecem essa modalidade.
8. O kicksled é mais um trenó de neve divertido
O kicksled é um trenó em forma de cadeira relativamente pequeno, montado sobre duas corrediças de metal flexíveis. Seu nome foi dado pelo fato de que é necessário impulsionar a engenhoca tocando o pé no chão, como se fosse uma patinete. O assento pode ser usado para acomodar um passageiro, mochila ou sacola de compras. Alguns kicksleds podem ser modificados para disputar uma corrida de trenó no gelo.
E aí, gostou de conhecer tanta opção de trenó de neve? Aproveite a empolgação para marcar logo a sua próxima viagem de inverno e aproveitar um mundo de atividades divertidas e emocionantes ao lado da sua família ou dos amigos!