Via Lattea: descubra as 6 estações da área de esqui italiana
Descubra as belezas da Via Lattea
Buscando lugares para esquiar na Itália? Então a Via Lattea, com suas seis estações de esqui interligadas, é perfeita para as suas próximas férias de inverno. Ocupando a sexta posição da lista dos maiores ski resorts do mundo, com 400 quilômetros de pistas, a região é uma das mais procuradas da Itália para esquiar e praticar outros esportes na neve emocionantes.
Além da chance de se aventurar nas montanhas da região do Piemonte, no norte do país, você ainda pode desfrutar do après-ski tipicamente italiano, com boa gastronomia e ótimas opções de lazer. Gostou da ideia? Descubra, a seguir, as 6 estações de esqui que fazem parte do surpreendente domínio da Via Lattea.
1. Pragelato: uma estação incrível para você aproveitar o inverno na Itália e o visual das montanhas
Que tal curtir uma estação de esqui na Itália que já recebeu provas importantes dos Jogos Olímpicos de Inverno? Isso é possível na tranquila estância de Pragelato que, em 2006, foi palco dos eventos olímpicos de esqui nórdico: o esqui cross country – bastante comum entre os habitantes locais –, o salto de esqui e os eventos combinados nórdicos.
No local, há 50 quilômetros de pistas para você praticar esqui ou fazer trilhas entre as belas florestas de pinheiros. Depois da aventura, a boa é aproveitar o típico pós-esqui italiano, saboreando iguarias da região do Piemonte ou relaxando na piscina do seu resort, com um visual incrível das montanhas nevadas.
2. Sestriere: com boa cobertura de neve, é considerada um dos melhores lugares para esquiar na Itália
De Pragelato, um teleférico leva você até Sestriere, a estação de inverno mais alta da Via Lattea. Criada em 1934 pela família Agnelli, proprietária da Fiat, esse destino de esqui ficou ainda mais famoso após a realização dos eventos de esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Torino em 2006.
Com o terreno voltado para o norte e ótimas condições de neve, Sestriere é considerada um ótimo lugar para esquiar e praticar snowboard, independentemente do seu nível de habilidade nos dois esportes . Na estação, você ainda pode ter a experiência de explorar as montanhas durante uma caminhada com raquetes de neve ou se divertir com um passeio de trenó.
3. Sauze d’Oulx: uma excelente opção para curtir a gastronomia e o après-ski italiano
Se você está atrás de um bom lugar para esquiar na Itália, mas também quer aproveitar tudo o que a região oferece na gastronomia, a estação de Sauze d’Oulx é certamente uma boa opção.
Depois de passar um dia aproveitando as pistas de esqui, há uma variedade de restaurantes onde é possível experimentar a tradicional culinária do Piemonte, os queijos e, claro, os excelentes vinhos italianos. Se estiver com disposição, prolongue o après-ski na animada vida noturna da estação, que conta com muitas opções de pubs e bares, principalmente na charmosa área central.
4. Cesana-Sansicario: boa localização, no centro da área de esqui da Via Lattea
Com uma localização privilegiada, no coração do domínio esquiável da Via Lattea, Cesana-Sansicario é bem conectada com as outras estações da região. Sansicario Borgo, uma típica vila alpina situada entre bosques e picos nevados, e San Sicario Alto com sua completa oferta turística, fazem da estação um lugar ideal para férias de inverno para todos – esquiadores ou não.
Por falar em esqui, o terreno de Cesana-Sansicario é considerado o melhor setor italiano da Via Lattea para praticantes intermediários. Vale a pena conhecer!
5. Claviere: uma experiência de esqui autêntica para aproveitar a neve na Itália e na França
Localizada na fronteira entre Itália e França, Claviere reúne o melhor dos dois países em uma estação de esqui. Com uma zona plana no vilarejo e boas pistas azuis e verdes, a pequena estância é considerada uma das melhores estações de esqui para iniciantes na Via Lattea e um destino popular entre as famílias italianas.
Além disso, há uma grande seleção de pistas altas e abertas para os esquiadores avançados mostrarem suas habilidades nas encostas. Como a cena pós-esqui em Claviere é bastante moderada, aqueles que desejam agitação devem procurar a vizinha Montgenèvre.
6. Montgenèvre: o lado francês da Via Lattea também é um destino de esqui imperdível
Além de curtir o ski na Itália, na Via Lattea você pode aproveitar a viagem para conhecer as belezas invernais da França. Localizada a poucos metros da fronteira com o território italiano, Montgenèvre é uma estação de esqui francesa que, por conta da proximidade, foi integrada à gigantesca área da Via Lattea.
Com boas pistas para esquiadores iniciantes e intermediários, a estação também é muito procurada pelos praticantes de snowboard graças ao seu excelente parque de neve , situado no setor de Gondrans, a 2.455 metros de altitude.
Esqui à italiana: como chegar na Via Lattea?
O aeroporto mais próximo da Via Lattea é Turim e os traslados para as estações são relativamente curtos – cerca de 90 minutos em média. No lado italiano, a porta de entrada é a pequena cidade de Oulx, onde também há uma estação ferroviária que recebe trens vindos de Roma, Turim, Lyon e Paris. De lá, você pode chegar facilmente em todas estações do domínio.
Apesar da Via Lattea ter seis estações de esqui perfeitas para as suas férias, uma boa opção para curtir a temporada de esqui na Itália é se hospedar em Pragelato, que tem boa estrutura e uma posição estratégica para explorar as outras localidades. Pegou a dica? Agora é só montar o seu roteiro de viagem e curtir a “dolce vita” italiana em um destino de esqui difícil de esquecer!