Via Lattea: 6 ideias de atividades além do esqui
6 atividades para se divertir em Via Lattea além do esqui
A área de esqui da Via Lattea, na divisa da Itália com a França, é o sexto maior ski resort interligado do mundo, com 400 km de pistas espalhadas por cinco estâncias italianas – Pragelato, Sestriere , Sauze d’Oulx, Cesana-Sansicario e Claviere -, além da francesa Montgenèvre. Marcado por belas paisagens, o domínio tem uma localização privilegiada, no coração da região do Piemonte e bem pertinho da cidade de Turim.
Apesar de ser um prato cheio para os esquiadores, o destino franco-italiano oferece um roteiro de férias completo, com muitas opções de atividades na neve , hotéis de primeira, passeios culturais e, claro, muita comida boa. Para você descobrir o que fazer na Via Lattea, reunimos abaixo 6 ideias de atividades além do esqui. Confira!
1. Passeio histórico no centro de Turim
Suas férias na Via Lattea geralmente começam em Turim, a capital da região do Piemonte, no norte da Itália . Antes de ir para as montanhas, aproveite para adicionar uma pitada de turismo histórico no roteiro da sua viagem de inverno. A cidade é conhecida por sua bela arquitetura e por ter muitos palácios, jardins, casas de ópera, bibliotecas, galerias e restaurantes. Uma dica é começar o passeio pela Piazza Castello, onde ficam muitos edifícios de interesse.
2. A condução no gelo testa suas habilidades
Para os fãs de adrenalina, a condução no gelo é uma ótima opção de atividade. A modalidade desafia todos os seus conhecimentos de direção, pois o gelo exige que você reaja rapidamente às adversidades do terreno congelado. Se a ideia pareceu interessante, a estação de Pragelato tem uma área especialmente concebida para esse tipo de direção. O circuito de inverno “ICE Pragelato” existe desde 1980 e, além de eventos, oferece cursos de condução no gelo e direção esportiva.
3. Caminhadas de inverno no meio da natureza
Se você é do time dos não esquiadores e gosta de estar em contato com a natureza intocada, há muitas atividades para descobrir em toda a área da Via Lattea. A região está repleta de trilhas de inverno, onde é possível fazer caminhada nórdica, caminhada com raquetes de neve ou, então, experimentar o esqui cross country. Como foi sede dos eventos nórdicos das Olimpíadas de Inverno de 2006, Pragelato tem uma boa estrutura de cross country, com trilhas e aulas.
Resorts recomendados
4. Patinação no gelo não pode faltar no roteiro
Deslizar no gelo com lâminas sob os pés é uma atividade de inverno popular entre crianças e adultos. Na estação de Sestriere há uma bela pista de patinação ao ar livre, onde você pode alugar patins e exibir todos os seus talentos. Além da patinação gratuita, há cursos individuais e em grupo para iniciantes e especialistas e noites temáticas com atividades como curling, ice stock sport (curling bávaro) e broomball.
5. Comer bem também é uma atividade na Via Lattea
É impossível curtir a neve na Itália e deixar a gastronomia em segundo plano. E a Via Lattea é o local ideal para saborear especialidades alpinas, assim como pratos da cozinha internacional. Na área, você encontra boas opções de restaurantes, pubs, cervejarias e mercearias que celebram os sabores únicos das montanhas. Espere encontrar pizzas espetaculares, pratos clássicos de massa e delícias franco-italianas (raclettes, fondues da Savoia e da Borgonha, bem como pierrades).
6. Aproveite seu tempo na Via Lattea para relaxar
Depois de um dia intenso de atividades nas montanhas da Via Lattea, não há nada melhor que relaxar e recarregar as energias. Você pode se mimar com tratamentos de spa, aliviar a tensão com uma massagem, curtir um filminho nas salas de cinema, mergulhar em piscinas aquecidas… Enfim, as formas de relaxar são infinitas!
Gostou de saber mais sobre a Via Lattea? Então, aproveite para pesquisar mais sobre o destino e planejar as suas tão sonhadas férias na neve! E não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para não perder nenhuma dica.