Yabuli: esqui na China e muitas aventuras na neve
Saiba mais sobre Yabuli
Com Pequim sediando as Olimpíadas de Inverno de 2022, o esqui na China entrou de vez nos holofotes. E Yabuli, uma estância de inverno perto da cidade de Harbin, é considerada um dos melhores lugares para esquiar na Ásia. Ela, na verdade, é a maior estação de esqui da China, oferecendo muitas possibilidades para praticar esportes na neve, além de cenários naturais fantásticos e uma variedade de atrações para você incluir no seu roteiro de viagem para China. A seguir, listamos tudo o que você precisa saber sobre a estação de Yabuli. Acompanhe!
Yabuli tem Instalações de alto nível para a prática de esportes de inverno
Se você pretende esquiar e curtir o inverno na China , Yabuli certamente deve entrar na sua programação de férias. Afinal, é a maior, melhor e mais antiga estação de esqui do país, com duas grandes áreas esquiáveis para todos os níveis – Yabuli Sun Mountain e Yabuli Ski Resort –, além de uma menor, Avaunce, que tem uma colina voltada para iniciantes. Há, ainda, uma montanha mais alta, reservada para o treinamento das equipes nacionais de esqui da China.
Para os esquiadores experientes, a pista mais desafiadora tem 3 km de extensão e uma queda vertical de 805 metros, o que a torna a pista de esqui alpino mais longa (e mais emocionante) em toda a Ásia. E toda a ação acontece sobre uma excelente cobertura de neve. Mas se, por acaso, a mãe natureza deixar de fazer sua parte, Yabuli tem canhões de neve e máquinas que cuidam das pistas o tempo todo.
O que fazer em Yabuli além do esqui?
Além dos tradicionais esportes de inverno , como o esqui e o snowboard, Yabuli reserva uma série de atividades para todas as idades e perfis de viajantes, sejam casais, famílias ou grupos de amigos. Dá para descer as montanhas sobre trenós, fazer passeios de snowmobile (moto de neve), brincar com as crianças nas áreas infantis ou explorar a natureza nas caminhadas de inverno, por exemplo.
E fora da temporada de esqui, mesmo sem neve, a estação segue oferecendo muitas opções de lazer. Esqui na grama, tênis, minigolfe, passeio de balão, tiro com arco, escalada e voo de parapente estão entre as atividades disponíveis na baixa temporada, especialmente entre o fim da primavera e o outono.
Aproveite a viagem para descobrir os arredores
Outro destaque de Yabuli é sua proximidade com Harbin e os festivais anuais de gelo e neve realizados entre dezembro e fevereiro, incluindo o famoso Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival – um dos maiores eventos de inverno do planeta. Como a maioria dos visitantes viaja de/para Yabuli passando por Harbin, vale a pena adicionar um ou dois dias extras de viagem para conhecer as atrações da cidade e, claro, participar do festival de exibição de esculturas.
A estação também fica a 2h de carro de China Snow Town, um belo vilarejo de inverno, apropriadamente chamado de Zhong Guo Xue Xiang, ou “casa da neve”. Por lá, a queda de neve dura 7 meses por ano, e a espessura pode chegar a 2 metros. Isso, claro, atrai um grande número de visitantes, que gostam especialmente de fotografar as famosas casinhas cobertas de neve espessa.
A gastronomia em Yabuli
A maioria dos hotéis serve pratos da culinária internacional, mas os visitantes devem definitivamente provar as iguarias tradicionais do Nordeste da China enquanto estiverem na região. O prato mais recomendado é o Di san xian, que é basicamente batata frita, pimentão e berinjela. Mas, como em qualquer boa cozinha do mundo, o segredo está na forma como é preparado.
Onde se hospedar em Yabuli?
Em termos de acomodação, a estação tem boas opções de hotéis, alguns grandes, outros pequenos. No entanto, o Club Med Yabuli é altamente recomendado para receber os brasileiros. Além de oferecer conforto premium, muitos serviços e facilidades já estão incluídos no preço da estada, como aulas de esqui e snowboard para todos os níveis, passes de teleférico, caminhada nórdica, refeições completas, open bar e clubes infantis (para crianças de 4 a 17 anos).
Resort recomendado
Raio X da estação de Yabuli
Localização: Província de Heilongjiang
Temperatura média: -22°C / -1°C (janeiro a março), 1°C / 24°C (de abril a junho), 8°C / 27°C (de julho a setembro), -18° / 9° (de outubro a dezembro)
Quantidade de pistas: 51 km
Número de pistas: 49 | 7 (iniciantes), 25 (intermediárias), 10 (avançadas) e 7 (especialistas)
Meios de elevação: gôndolas aquecidas, chairlifts e magic carpets
Ski-in/ski-out: sim
Altitude máx: 1374 m
Altitude mín: 470 m
Quando ir: a temporada de neve geralmente vai de meados de novembro até o fim de março, mas Yabuli pode ser visitada durante todo o ano.
Como chegar: Harbin e Mudanjiang, os dois destinos mais próximos, têm aeroportos que recebem voos das principais cidades da China (Pequim, Xangai, Guangzhou, etc.). Outra opção é chegar de trem a partir de Harbin. A estação de trem em Yabuli está localizada na área central da cidade, e ainda é necessário pegar um transfer de carro ou ônibus para chegar à estação (cerca de 20 minutos).