Alpes franceses: 4 cidades e atrações além das estações de esqui
Viagem para os Alpes franceses
Para muita gente, os Alpes franceses, no inverno, são sinônimo de férias em algumas das estações de esqui mais famosas do planeta. No entanto, essa bela região da França reserva muitas outras possibilidades para deixar a sua viagem para a neve ainda mais completa – cidades históricas encantadoras, paisagens naturais espetaculares, um mundo de programas culturais para descobrir. A seguir, saiba o que ver e fazer nos Alpes franceses com a nossa lista de cidades e atrações além das estações de esqui!
1. Descubra Annecy, a “Pérola” dos Alpes franceses
Com um lago de águas cristalinas – considerado o mais limpo da Europa – e vista para as imponentes montanhas cobertas de neve , Annecy te faz sentir dentro de um livro de história. Localizada na região de Auvergne-Rhône-Alpes, a cerca de 150 km de Lyon e 40 km de Genebra, a cidade tem um dos centros históricos mais charmosos do interior da França.
Suas ruas estreitas e canais d’água pontilhados por casas coloridas e pequenas pontes de pedestres contribuem para a aparência de conto de fadas. A Rue de Sainte-Claire, a principal via da Cidade Velha, apresenta edifícios com arcadas dos séculos 16 a 18, que abrigam lojinhas e restaurantes com o melhor da gastronomia dos Alpes Franceses.
Situado sobre uma ilha rochosa natural, entre dois canais, o Palais de l’île (em destaque na foto) é certamente o monumento mais emblemático do Lago Annecy. A construção se assemelha à proa de um navio de pedra, aparentemente avançando em direção ao rio. Depois de tirar ótimas fotos, vale a pena visitar o Château d’Annecy, um museu-castelo no topo de uma pequena colina.
2. Grenoble, a “Capital dos Alpes”, também merece uma visita
Autodenominada a “Capital dos Alpes”, Grenoble fica em uma bacia do Vale do Isère, cercada por montanhas nevadas majestosas. Os principais pontos turísticos da cidade incluem o Forte da Bastilha, facilmente alcançado pelo famoso teleférico de cinco bolhas (‘Les Bulles”), e o museu de arte local, que reúne pinturas de grandes mestres como Rubens, George de La Tour, Monet e Picasso.
O bairro histórico está repleto de cafés, lojas, restaurantes e galerias de arte. O antigo Palais du Parlement du Dauphiné tem fachadas góticas e renascentistas impressionantes voltadas para a praça Place Saint-André, onde o Café de la Table Ronde (fundado em 1739) afirma ser o segundo café mais antigo da França.
Cerca de 20 estações de esqui cercam Grenoble, que fica bem no centro de quatro cadeias montanhosas. O aeroporto local (Aeroporto Alpes-Isère) é uma boa porta de entrada para conhecer destinos de neve famosos como Alpe d’Huez, Val Thorens, Courchevel e La Plagne.
Onde ficar
3. Conheça a flora e fauna locais no Parque Nacional da Vanoise
Localizado nos arredores de diversas estações de esqui dos Alpes franceses, como Tignes e Val d’Isère, o Parque Nacional da Vanoise é uma extensa área protegida que se estende pela região da Savoia. Criado em 1963 com o intuito de proteger a biodiversidade local, ele foi o primeiro parque nacional a ser oficializado na França.
Popular tanto na temporada de neve como no verão, a área chega a receber mais de 360 mil visitantes ao ano. Existem mais de cem montanhas com mais de 3 mil metros de altitude, além de uma flora e fauna exuberantes. Graças à proteção do parque, hoje é possível ver uma grande quantidade de animais em seu habitat natural, como íbex, camurças, veados, marmotas e até águias douradas.
A estrutura para caminhadas impressiona. No total, são mais de 600 quilômetros de trilhas para todos os níveis – do iniciante ao caminhante experiente. O ciclismo de montanha em rotas específicas também é uma ótima maneira de descobrir a região. A emoção combinada com as vistas de tirar o fôlego contribui para uma aventura excepcional sobre duas rodas.
Onde ficar
Aiguille du Midi: a melhor forma de ver o Mont Blanc, nos Alpes Franceses
Na base do Mont Blanc – a montanha mais alta dos Alpes e, consequentemente, uma das paisagens de inverno mais conhecidas do mundo –, fica o vilarejo alpino de Chamonix. Devido à sua proximidade com o famoso cartão-postal, a cidade é um destino turístico movimentado durante todo o ano.
Uma das atrações imperdíveis é o cume da Aiguille du Midi (a 3842 metros de altitude), que descortina vistas incomparáveis do Mont Blanc e de outras montanhas dos Alpes franceses, suíços e italianos. Para chegar lá, é preciso pegar um teleférico de 20 minutos que passa por florestas densas de alta montanha.
No topo, além de diversos pontos de vista panorâmicos, você pode tirar fotos incríveis na plataforma de observação “Step Into the Void” – uma caixa de vidro que fica suspensa sobre um vazio de aproximadamente 1000 metros sob seus pés. O lugar é, ainda, um ponto de partida popular para rotas de montanhismo e esqui.
Outras ideias de destinos nos Alpes franceses além das estações de esqui
- Chambéry – Mais um destino com charme histórico para colocar no roteiro. Como conta com um aeroporto (Aéroport Chambéry Savoie Mont Blanc), muitas pessoas escolhem a cidade como ponto de partida para explorar as montanhas e estações de esqui ao redor.
- Parque Natural Regional de Vercors – Estendendo-se por uma vasta cordilheira entre os departamentos de Isère e Drôme, o Vercors é um ótimo lugar para caminhar e conhecer a biodiversidade da região.
- Aix-les-Bains – Nas montanhas perto do Lac du Bourget, Aix-les-Bains é uma cidade termal de fama internacional. A paisagem bucólica e a atmosfera tranquila são ideais para uma pausa de descanso e bem-estar.
- Cirque du Fer-à-Cheval – Situado no extremo leste do Vale do Giffre, o local forma um imenso anfiteatro com quase 5 km de largura e penhascos de calcário de 500 a 700 m de altura. Em junho, é possível ver dezenas de cachoeiras caindo por suas enormes paredes.
- Parque Nacional dos Écrins – Com uma flora e fauna incrivelmente ricas e diversificadas, o parque é outro destino dos Alpes franceses perfeito para fazer caminhadas, admirar paisagens alpinas e respirar ar puro.