Alpes franceses: um guia completo para visitar a região no inverno
Viajar para os Alpes Franceses
Os Alpes franceses são o lar de lendários picos cobertos de neve e da montanha mais alta da Europa Ocidental, o Mont Blanc. A combinação de cidades antigas, vilarejos charmosos, estações de esqui modernas, pratos típicos deliciosos e paisagens cênicas faz com que essa região do sudeste da França seja o sonho de consumo de muitos viajantes por aí. Para inspirar as suas próximas férias e te ajudar no planejamento, reunimos todas as informações que você precisa saber antes de visitar os Alpes franceses no inverno. Acompanhe!
Neve nos Alpes franceses: a região tem destinos de esqui fantásticos
Se você está planejando férias na neve pela Europa, é bom saber que os Alpes franceses concentram os maiores domínios de esqui do planeta, com estações de prestígio internacional, quilômetros e mais quilômetros de pistas bem cuidadas, hospedagens confortáveis e vilarejos super charmosos. Sem falar das paisagens de inverno icônicas, com destaque para o imponente Mont Blanc.
Os Alpes do Norte da França contam um gigantesco terreno esquiável e algumas das estações esqui mais famosas do país: Les Arcs, La Plagne, Chamonix, Tignes, Val d’Isère, além de Méribel, Courchevel e Val thorens que integram o lendário domínio dos 3 Vales (Les 3 Vallèes). Redes rápidas e eficientes de teleféricos levam você de um lugar ao outro. Grandes vales – como Grésivaudan, Maurienne, Tarentaise e Vallée de l’Arve – oferecem toda a diversidade da montanha com cenários naturais absolutamente espetaculares.
Com 300 dias de sol por ano e um ótimo recorde de neve, os Alpes do Sul da França também são excelentes lugares para esquiar e curtir férias na neve. Em uma área onde os Alpes franceses encontram a região da Provence, as estâncias de inverno recebem você com uma atmosfera descontraída e um terreno de esqui variado. Nas proximidades do Parque Nacional dos Écrins, há estações de esqui fantásticas para descobrir, incluindo Serre-Chevalier; a maior da região.
Um mundo de atividades além do esqui
Os Alpes franceses são conhecidos como um importante destino de esqui, mas há muito mais o que fazer na região. Durante o inverno, você pode praticar snowboard ou visitar um parque – Tignes, nos arredores do Parque Nacional da Vanoise, é um local privilegiado para ambos. Para uma imersão na natureza a pé, experimente as trilhas para caminhada com raquetes de neve ou caminhada nórdica. Os melhores resorts alugam os equipamentos necessários e ainda disponibilizam guias.
Em uma viagem aos Alpes franceses também é possível descobrir as montanhas pedalando sobre uma mountain bike na neve (fat bike) e até experimentar alguns esportes de inverno radicais, como o voo de parapente sobre os picos nevados, a escalada no gelo e os passeios de snowmobile.
Fora das montanhas, as cidades e vilarejos têm excelentes lugares para saborear a gastronomia local – desde locais mais simples e autênticos até restaurantes com estrelas Michelin. Os variados tipos de queijo são uma especialidade nos Alpes franceses, então esteja preparado para comer ainda mais queijo do que está acostumado. Um bom fondue savoyarde também não pode faltar à mesa!
Depois de um dia de atividades, você pode relaxar em um dos excelentes spas da área ou ir até a cidade para uma tarde de compras. Em dezembro, há muitos mercados de Natal para visitar e atividades relacionadas com a data festiva. Você também pode curtir as paisagens e panoramas de tirar o fôlego a partir de mirantes e passeios nos teleféricos e gôndolas.
Como chegar nos Alpes franceses?
Fazer uma viagem aos Alpes franceses é relativamente fácil porque a região está conectada ao resto da França por rodovias e trens regulares e de alta velocidade. De avião, você pode chegar pelo Aeroporto Grenoble-Isère ou Aeroporto de Genebra, na Suíça. A cidade de Lyon também fica nas proximidades, se você preferir chegar nos Alpes franceses dessa forma.
Circulando pelos Alpes franceses
As cidades e vilarejos nos Alpes franceses são conectadas por trens regulares e TGV, e os vales também são conectados por rodovias. No entanto, alugar um carro é a melhor maneira de explorar a maior quantidade possível de atrações dos Alpes franceses. Lembre-se também de que, se você tiver adquirido um pacote com Ski Pass (passe de teleférico), poderá circular entre as estações de esqui de um mesmo domínio.
Alpes franceses, quando ir?
Os Alpes franceses são um destino surpreendente para visitar o ano todo, mas no inverno os cenários nevados dão um charme todo especial aos vilarejos e cidades. Normalmente as estações de esqui abrem no fim de novembro e encerram suas atividades em abril ou maio, dependendo do ano. Em destinos de maior altitude, você consegue esquiar até mesmo durante o verão europeu!
Dezembro tem o burburinho das festas de fim de ano, enquanto janeiro é um mês mais tranquilo e com certeza de muita neve. Fevereiro é provavelmente a época mais popular para esquiar com as famílias. Março e início de abril têm um clima mais quente e estável, além de dias mais longos.