
Veja como ir de Milão a St. Moritz
Muitas pessoas que viajam para Milão, uma das grandes cidades turísticas da Itália, aproveitam a oportunidade para conhecer St. Moritz, na Suíça. A melhor maneira de se deslocar entre os dois destinos é por meio do famoso trem panorâmico Bernina Express, mas também há outras alternativas. Veja só:
Trem Bernina Express: vistas deslumbrantes das paisagens da Itália, montanhas nevadas e um Patrimônio Mundial da UNESCO fazem parte da rota ferroviária Bernina Express. É a única linha que cruza os Alpes suíços ao ar livre, em vez de viajar principalmente por túneis. Primeiro, você deve pegar um trem da TrenItalia até a cidade fronteiriça de Tirano. Em seguida, é preciso sair da estação de trem e atravessar a praça até a estação Bernina. É lá que você compra a sua passagem panorâmica de Tirano para St. Moritz. A viagem leva cerca de 2 horas e 30 minutos.
Ônibus: com apenas uma linha de ônibus por dia durante o inverno, essa alternativa leva quase 4 horas para chegar a St. Moritz. O valor é um pouco mais em conta em relação aos outros transportes, mas a viagem é bem mais cansativa. A rota é operada pela empresa Autostradale, com partida de Milão na estação de ônibus Lampugnano, perto da estação de metrô. É permitido carregar seus equipamentos para esquiar, raquetes de neve e bagagens volumosas.
Carro: alugar um carro pode ser uma boa opção para uma viagem entre Milão e St. Moritz. O trajeto leva em torno de 2 horas e 30 minutos, mas há um detalhe importante: para dirigir nas estradas suíças, é preciso comprar um adesivo (“vignette autoroutière“) para colocar na frente do carro. É possível encontrá-lo facilmente em lojas de conveniência, restaurantes e outros estabelecimentos pelo caminho. Você também deve ter em mãos o documento do aluguel do veículo, o seu seguro viagem e a carteira de habilitação internacional, é claro.