O que fazer em São Paulo? Veja quais são os principais pontos turísticos da cidade

Criança brinca feliz no carrinho de bagagens

Saiba o que fazer na cidade

Com tantas opções de lazer, é comum não saber o que fazer em São Paulo para aproveitar a estada na cidade ao máximo. Se essa for sua preocupação, saiba que o Club Med vai ajudar você a montar seu roteiro com atividades para todos os gostos, que podem ser realizadas até em família.

As dicas de pontos turísticos em São Paulo a seguir são as mais recomendadas, porque são passeios com imersão cultural que contam a história da metrópole. Anote as sugestões e ordene de acordo com a preferência, os demais compromissos do seu dia e as localizações!

1 - O que colocar no seu roteiro de férias?

Pai, mãe e filho andando de bicicleta.

Pontos turísticos para seu roteiro na cidade

Na hora de planejar uma viagem a São Paulo, opções de passeios não faltam! A cidade tem uma longa lista de atividades temporárias, como exposições e eventos, além de parques, museus e locais gastronômicos que são referências nacionais. Saiba quais são as principais e organize seus planos!

Criança desenhando com tinta numa tela branca com pinceladas coloridas.

Museus

Idas aos museus em São Paulo são os passeios mais econômicos para os turistas e os moradores da cidade. O MASP é o mais conhecido, por estar localizado na Avenida Paulista e disponibilizar não apenas um acervo de arte, mas também uma feirinha de antiguidades no vão livre da área externa. A visita é gratuita toda terça-feira e pode ser garantida por um agendamento online no site da instituição.

Outra opção que surpreende pelas exposições é o Centro Cultural Banco do Brasil, situado no Centro Histórico. A programação conta com mostras de artistas de diversas partes do mundo e já teve grandes nomes ao longo da história, como as obras-primas de Monet, Van Gogh e Renoir.

Pai carregando a filha nos ombros, mãe e filho acompanhando ao lado.

Parques

Em um dia de sol, a programação para a família pode envolver um piquenique, passeios de bicicleta, patins ou skate, e práticas esportivas. Tudo isso pode ser feito em um dos parques em São Paulo, como o Ibirapuera, que está localizado na Zona Sul, tem um amplo espaço além das ciclofaixas e conta com:

  • MAM – Museu da Arte Moderna: galerias de arte com entrada gratuita aos domingos, mas fecham às segundas-feiras e aos feriados;
  • Auditório: desenhado por Oscar Niemeyer, um dos maiores destaques da arquitetura no país;
  • Escola de Astrofísica: pouco conhecida, a estrutura localizada no portão 10 promove cursos e exposições nessa temática;
  • Museu Afro Brasil: pelo mesmo portão, a visita pode passar por um acervo com mais de 3000 obras com influência africana;
  • MAC – Museu de Arte Contemporânea: mundialmente conhecido, ele reúne obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Portinari e Picasso.

Se preferir um local mais calmo, visite o Jardim Botânico. Com agendamento e ingressos no site oficial, o passeio é ideal para quem ama a natureza e quer conhecer a flora brasileira, com destaque para a estufa do bioma da Mata Atlântica.

Mulher segurando pote com lamen.

Bairros

Se você ainda não sabe o que fazer em São Paulo, mas quer liberdade para escolher ao longo da viagem, a dica é andar pelas ruas e pelos bairros com maior variedade de passeios. A Avenida Paulista é uma das principais da cidade, por ter museus, shoppings, feiras de artesanato e diferentes restaurantes com culinárias de diferentes partes do mundo.

Para quem gosta de pratos asiáticos, a Liberdade é um dos lugares para conhecer em São Paulo que não podem ficar de fora da lista. O bairro é repleto de lojas, restaurantes com pratos típicos e uma feira aos finais de semana. Nela, é possível experimentar o melhor da gastronomia asiática (como tempurá, yakisoba, guioza e takoyaki), mas chegue cedo para evitar longas filas!

2 - Mais atrações para as férias

Pai e filha escolhendo sobremesa.

Mercados e pontos comerciais

Ao perguntar o que fazer em São Paulo para quem mora na cidade, você provavelmente receberá a indicação do Mercado Municipal, conhecido como Mercadão. Ao visitá-lo, você tem a oportunidade de conhecer diversas frutas exóticas e comprá-las como uma lembrança para os familiares, além de experimentar o famoso sanduíche de mortadela.

Outras recordações podem ser compradas na Rua 25 de março, considerada o principal centro comercial da cidade. As lojas são referências em preço baixo e variedade, tendo acessórios, roupas, utensílios domésticos, itens de decoração e muito mais.

Família se divertindo na piscina do resort Club Med Lake Paradise.

Resorts

Se você já sabe o que fazer em São Paulo e ainda busca uma opção especial para toda a família, a dica é o resort Lake Paradise do Club Med. Localizado na beira de um rio da região de Mogi das Cruzes, a apenas uma hora de distância da capital, ele tem muito mais do que um all-inclusive para que você se surpreenda com:

  • acomodações de alto padrão;
  • gastronomia requintada, bebidas e drinks durante todo o dia;
  • aulas de golfe, yoga, tênis, vela;
  • atividades especiais para as crianças e monitoramento infantil gratuito de 4 a 17 anos.
Mãe e filha sentadas numa cadeira ao ar livre.

Férias inesquecíveis com o Club Med!

Agora que você já sabe o que fazer em São Paulo, conte com o Club Med para ter as melhores férias da sua vida. Além do Resort próximo à capital paulista, há opções em outras cidades brasileiras e destinos internacionais, para temporadas de frio ou calor.

Todos os resorts oferecem comodidades all-inclusive para proporcionar experiências inesquecíveis de relaxamento e conexão com a natureza e novas culturas. Conheça as opções e planeje suas próximas experiências turísticas!

Resort recomendado

Ver mais

Saiba mais sobre o Club Med

Nossos melhores resorts