Temporada de neve no Canadá: os melhores meses para esquiar no país
Descubra a melhor época para a visita
Quer descobrir quando é a temporada de neve no Canadá? Você está no caminho certo! Afinal, qualquer planejamento das férias de esqui começa pelo mapeamento das temporadas de neve de cada destino. Como esse tipo de viagem depende diretamente das condições climáticas para acontecer perfeitamente, é preciso ficar de olho para entender a janela de funcionamento da estação de esqui que você pretende conhecer. Siga a leitura para descobrir qual é a melhor época para esquiar no Canadá – mês a mês!
Afinal, quando é a temporada de neve no Canadá?
O inverno no Canadá vai de meados de dezembro a meados de março. Mas normalmente você pode esquiar no Canadá entre o fim de novembro e o fim de abril. Dependendo de onde você está e dos fatores meteorológicos, a temporada de neve pode começar antes ou, então, se prolongar para o chamado esqui de primavera, que atravessa maio e pode durar até junho. Antes de marcar a sua viagem, pesquise bastante para descobrir as condições de neve dos destinos e, assim, encontrar bons terrenos para esquiar e as atrações em pleno funcionamento.
Novembro – Abertura das primeiras estações da temporada de esqui
Novembro ainda não é oficialmente inverno no Canadá, mas algumas estações de esqui do país (Whistler Blackcomb, Lake Louise…) costumam abrir suas portas mais cedo, graças às condições climáticas fora da curva. Se você puder escolher, não é o mês mais indicado para marcar uma viagem de esqui ao país. Só vale se você já estiver por lá. Apesar de variar de região para região, é comum a temperatura no Canadá em novembro registrar números negativos.
Dezembro – Início oficial do inverno no Canadá e a magia do Natal
O último mês do ano é o primeiro da temporada da maioria das estações de esqui no Canadá. Além do frenesi com chegada dos primeiros turistas, o clima natalino invade os principais destinos de neve do país. A combinação de período festivo com férias escolares deixa o Canadá em dezembro bastante concorrido, especialmente na segunda quinzena do mês. Portanto, tenha isso em mente na hora de planejar a sua viagem para a neve e encontrar disponibilidade nos hotéis e resorts de montanha.
Janeiro – Canadá nevado para esquiar no primeiro mês do ano
Para muitos, janeiro é o melhor mês para esquiar no Canadá. No auge do inverno, a neve está em condições perfeitas para todo mundo se aventurar nos esportes de inverno . As temperaturas são baixíssimas e o volume de neve é generoso. A alta nevasca significa que a visibilidade pode ser menor, então lembre-se de levar seus óculos de proteção para pouca luz e usar roupas de esqui à prova d’água. Outra particularidade de janeiro é que, após as festas de fim de ano, você encontra as estações um pouco menos lotadas e os preços mais amigáveis ao bolso!
Fevereiro – A temporada de neve no Canadá ainda está em seu auge
Assim como no mês anterior, fevereiro também oferece as condições climáticas mais desejadas para praticar os esportes de inverno. É uma boa época para conhecer as estações de esqui do leste do Canadá, incluindo Le Massif de Charlevoix e sua impressionante vista para o rio St. Lawrence. Uma boa dica é combinar a viagem de esqui com as variadas atrações de Quebec, com destaque para o tradicional Carnaval de Inverno da cidade, que acontece entre o fim de janeiro e meados de fevereiro.
Resorts recomendados
Março – Festas de spring break e início do esqui de primavera
Caso você não tenha familiaridade com o termo, saiba que spring break é um dos feriados mais aguardados na América do Norte. As escolas canadenses dão um intervalo de uma ou duas semanas no mês de março para os alunos dos ensinos fundamental e médio. Isso significa que as estações de esqui mais badaladas podem ficar lotadas de jovens e, consequentemente, com muita festa e curtição. Fora do feriado, o mês de março é até bastante tranquilo e as temperaturas ainda são baixas o suficiente para garantir uma boa neve no começo do esqui de primavera.
Abril – O clima mais ameno é um convite para as atividades além do esqui
Em abril, as temperaturas ficam mais amenas e outras atividades além do esqui entram no radar dos viajantes. Se você não gosta de frio intenso, é um ótimo mês para conhecer a temporada de neve no Canadá. Você pode, por exemplo, passar a manhã fazendo aulas de esqui e, à tarde, sair para fazer trilhas na neve ou explorar as atividades culturais da região. Mais uma vez, Le Massif de Charlevoix pode oferecer o melhor dos dois mundos. Divida seu tempo entre as encostas e as cidades próximas para desfrutar de passeios ao ar livre, sejam eles culturais, históricos ou pela natureza.
Acima, você conheceu os melhores meses para curtir a neve no Canadá . Depois de abril, alguns destinos do país conseguem estender a sua temporada de esqui em áreas limitadas, dependendo das condições climáticas do período. Assim, você pode continuar aproveitando o esqui nas montanhas enquanto outras pessoas em casa estão tomando banho de sol no jardim!