Val d’Isère: 10 experiências para descobrir na charmosa estação de esqui dos Alpes
Conheça o charme e o conforto
Considerada uma das maiores e mais charmosas estações de esqui da França, Val d’Isère certamente tem muito a oferecer. Além de excelentes resorts e uma fantástica vida noturna, a estância oferece uma grande variedade de atividades nas pistas e fora delas. Desde os tradicionais esportes de inverno até os melhores locais para caminhadas, selecionamos abaixo as melhores experiências de Val d’Isère para você incluir no roteiro da sua próxima viagem para a neve. Veja só:
1. Aproveite a mega estrutura para esportes na neve em Val d’Isère
Não poderíamos começar uma lista sobre uma estação de esqui na França sem falar dos esportes de inverno. Val d’Isère está no top 10 dos maiores ski resorts do mundo – ao lado da vizinha Tignes – e recebe você com uma estrutura esportiva impressionante. Ao todo são 300 quilômetros de pistas, com 87 áreas verdes e azuis (nível fácil e intermediário) e 67 vermelhas e pretas (nível avançado e expert). Com neve garantida e excelentes condições climáticas, a estação também conta uma gigantesca área fora de pista para os esquiadores mais experientes.
2. Percorra trilhas nevadas a pé, de bike ou em cima de uma moto elétrica
Em Val d’Isère, há muitas atividades além do esqui e do snowboard. A estação oferece diversas trilhas demarcadas dedicadas às caminhadas tradicionais e caminhadas com raquetes de neve. Mas se você não estiver com vontade de andar a pé, sem problemas. É possível fazer um passeio de fat bike, uma bicicleta adaptada para a neve, ou experimentar a moonbike, uma novidade no mundo dos veículos elétricos nos destinos de inverno.
3. Encare o desafio de pular de parapente entre as montanhas
Se você é fã de esportes na neve mais radicais, que tal encarar um voo de parapente entre os picos nevados, sem tirar os esquis dos pés? Em Val d’Isère isso é possível. Com a supervisão de um instrutor credenciado, você tem uma visão panorâmica das montanhas cobertas de neve, geleiras, vilarejos e de todo o domínio de esqui. Sem dúvidas, é uma experiência que ficará para sempre na sua memória!
4. Faça um passeio emocionante no Teleférico de Leissières
Na estação de Val d’Isère a adrenalina vai lá em cima até a bordo de um teleférico. Muitas vezes descrito como uma montanha-russa, o Teleférico de Leissières é um dos chairlifts mais impressionantes do mundo. O meio de elevação super-rápido sobe em um dos lados do pico Ouillette, atingindo uma altura de mais de 2800 metros. Em seguida, desce do outro lado – uma encosta extremamente íngreme –, descortinando uma vista espetacular para as montanhas.
5. Descubra o autêntico vilarejo de Val d’Isère e suas construções históricas
Entre as ruelas do vilarejo de Val d’Isère, você vai descobrir o verdadeiro charme dos Alpes. Com chalés de pedra, construções arquitetônicas típicas da região da Savoia, excelentes restaurantes, uma grande variedade de lojas e galerias de arte, a antiga aldeia resistiu ao tempo e uma visita ao local é altamente recomendada. A Igreja Católica de São Bernardo de Menthon, construída em 1664, é uma atração imperdível.
Resorts recomendados
6. Em Val d’Isère, pratique esqui e snowboard na primavera e até no verão
Sim, é possível esquiar em Val d’Isère durante a primavera e o verão europeu. Depois da temporada de esqui tradicional, entre dezembro e março, as montanhas mantêm a cobertura de neve graças às excelentes condições climáticas e às temperaturas abaixo de zero ao longo de todo o inverno. Você pode esquiar durante o verão nas manhãs entre junho a meados de julho, na geleira Pissaillas. Consulte o site oficial de Val d’Isère para se informar sobre as datas da próxima temporada.
7. Depois de se divertir nas pistas, curta o animado après-ski de Val d’Isère
Além de suas fantásticas oportunidades de esqui, Val d’Isère é conhecida por oferecer uma das melhores cenas pós-esqui da França, com destaque para uma filial do La Folie Douce. No topo do teleférico Daille, esse bar e restaurante é conhecido pelas festas animadas com DJ e música ao vivo no topo da montanha. É o melhor lugar para quem gosta de badalação, conhecer novas pessoas e tomar ótimos drinks com um visual incrível dos picos nevados. Não à toa, Val d’Isère é considerado um dos melhores destinos de esqui para solteiros.
8. Enfrente o desafio da “Face de Bellevarde”, uma pista de esqui emocionante
Já pensou em descer a mesma pista de esqui onde os atletas olímpicos já competiram? Os praticantes mais avançados podem viver essa experiência em Val d’Isère. A “Face de Bellevarde” é um pista histórica e desafiadora, palco das Olimpíadas de Inverno de Albertville, em 1992. Entre novembro e maio de cada temporada, você pode encarar esse desafio se tiver habilidade suficiente. Além da emoção, as excelentes vistas dos Alpes e do vilarejo logo abaixo fazem a aventura valer a pena.
9. Relaxe nos spas de Val d’Isère e recarregue suas energias
Se depois de esquiar em Val d’Isère você quiser relaxar e descansar, há boas opções de spas, saunas, banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas para repor as energias. Nos melhores spas da região, há uma boa seleção de tratamentos/massagens faciais e corporais para você se presentear com um momento de autocuidado no pós-esqui. Alguns resorts ainda oferecem atividades como pilates e yoga para complementar a programação de bem-estar.
10. Aprenda a culinária local em um curso rápido
Não dá pra falar sobre os destinos de esqui na França sem citar a deliciosa gastronomia dos Alpes. E mais do que saborear os pratos típicos da região da Savoia, como o fondue savoyarde e a raclette, você pode aprender a fazê-los durante as suas férias em Val d’Isère. Na estação, algumas escolas oferecem cursos rápidos para pessoas que querem aprender a fazer algumas das especialidades da gastronomia francesa.