Val d’Isère: esqui, diversão e charme nos Alpes Franceses
Conheça o charme e aventuras imperdíveis
Para quem quer esquiar na França, o vilarejo de Val d’Isère surge como uma excelente opção. Dividida em três áreas principais – Val d’Isère Centre, Le Fournet e La Daille – a estação esbanja charme e elegância com seu estilo tipicamente alpino, além de oferecer alguns dos melhores terrenos de esqui do mundo, proporcionando diversão e desafio para todos, do iniciante ao expert. Fora das pistas, Val d’Isère proporciona muitas experiências: natureza exuberante, atrativos culturais, boa comida à mesa e muita agitação nos bares e casas noturnas.
Para inspirar a sua próxima viagem para a neve com a família ou os amigos, preparamos um guia completo sobre Val d’Isère – da estrutura do esqui aos passeios pelos arredores. Confira a seguir!
Esquiar em Val d’Isère é pura adrenalina, seja qual for o seu nível de experiência
Com pistas mundialmente famosas e áreas fora de pista épicas, Val d’Isère merecidamente ganhou a reputação de ser uma das melhores estações de esqui da Europa. E é fácil entender por quê. Junto com a vizinha Tignes forma um domínio esquiável com impressionantes 300 km de pistas preparadas, terrenos de alta altitude e uma excelente cobertura de neve ao longo da temporada.
A variedade de pistas de esqui é um dos grandes trunfos do destino. Além de ser um paraíso para esquiadores avançados e intermediários, Val d”Isère reúne excelentes áreas para quem nunca esquiou na vida ou tem pouca experiência na modalidade. Existem três áreas designadas para iniciantes: uma no centro da estação, uma em La Daille e outra no topo da área de Solaise.
Val d’Isère também oferece uma série de pistas pretas desafiadoras, assim como algumas das melhores áreas fora de pista servidas por teleféricos do mundo. Talvez o desafio de esqui mais conhecido seja a famosa pista La Face, que sediou o downhill olímpico de 1992 e tem quase mil metros de queda vertical entre o topo do Bellevarde até a vila. De fato, é apenas para pessoas com nervos de aço!
Se você é um esquiador freestyle ou praticante de snowboard, há um parque de neve (snowpark) completo na estação. Esteja você acertando seus primeiros 180º ou praticando para os X-Games, há recursos para todos os níveis de habilidades: caixotes, trilhos, rampas, quarter pipes, entre outros obstáculos.
Diversão além do esqui alpino e do snowboard
As atrações de Val d’Isère vão muito além dos esportes de inverno mais tradicionais. Para os fãs de esqui cross country, a região oferece mais de 20 km de trilhas, que cobrem todos os tipos de terrenos, desde encostas de montanhas abertas a zonas de florestas. Para descobrir mais cenários intocados, vale a pena fazer uma caminhada com raquetes de neve na companhia de um guia.
Gosta de esportes de inverno mais radicais? Então não deixe de colocar na sua programação o voo de parapente sobre a imensidão de montanhas cobertas de neve. Sem tirar os esquis dos pés, você consegue ver toda a região do alto. A adrenalina é viciante e é provável que você reserve outro voo logo depois de pousar.
Veja mais ideias de atividades em Val d’Isère:
- Snowmobile (moto de neve);
- Mountain Bike na neve (Fat Bike);
- Voo de ultraleve (ULM);
- Passeios de trenó;
- Patinação no gelo;
- Val Kids, um playground de neve para crianças.
Onde se hospedar em Val d’Isère?
A escolha da acomodação em Val d’Isere é variada em estilos e orçamentos. Vários 5 estrelas foram abertos nos últimos anos, mas se você está procurando por uma boa relação custo-benefício, sem abrir mão de serviços premium, considere o Resort Club Med Val d’Isère, o único resorts 100% Exclusive Collection dos Alpes Europeus. Nos resorts Exclusive Collection, os hóspedes possuem concierge exclusivo, café da manhã no quarto, ambientes requintados e atendimento premium.
Além de acomodações confortáveis, refeições completas, open bar e entretenimento, o pacote All Inclusive do resort engloba todas as facilidades para você experimentar o esqui e outros esportes de inverno, incluindo aulas para todos os níveis com instrutores da ESF, Ski Pass (passe de teleférico para todos os dias das férias) e para as famílias, monitoria infantil com aulas de esqui também inclusas.
Resorts recomendados
A gastronomia da região é um dos pontos altos de Val d’Isère
Quem programa uma viagem para esquiar na França sabe que a gastronomia dos Alpes franceses é uma das melhores recompensas após um dia de atividades na neve. Reúna a família ou os amigos e compartilhe um fondue de queijo savoyarde ou uma saborosa raclette, antes de encerrar a refeição com uma tarte aux myrtilles (torta de mirtilos) de sobremesa. A tradicional dose de génépi, uma bebida de inverno digestiva à base de ervas, também nao pode faltar.
Val d’Isère tem uma boa seleção de restaurantes de montanha espalhados por sua área de esqui. O Ski Gallery & Fondue Factory e o Le Casserole, por exemplo, são conhecidos pelo menu recheado de delícias da gastronomia local: raclette, tartiflette, croziflette e fondues. Para um ambiente sofisticado e pratos criativos, a melhor escolha é La Table de l’Ours, restaurante condecorado com uma estrela Michelin.
Lugares para curtir o après-ski da estação
Além de suas fantásticas possibilidades de esqui, Val d’Isère é conhecida por reunir algumas das melhores atividades après-ski da França. Uma das principais razões para isso é o La Folie Douce (na foto abaixo), um centro de restaurantes, bares e entretenimento ao vivo onde você pode festejar e se divertir depois de um longo dia nas pistas. Dançar com suas botas de esqui em cima das mesas, aliás, é altamente incentivado.
Outra boa opção para o pós-esqui é o Cocorico, um bar de música ao vivo que toca de tudo e fica aberto até às 22h. Para prolongar a noite, o clube Dicks Tea Bar é a melhor pedida, com festas animadas, DJ’s e um público mais jovem – jogue-se na pista de dança, mas fique de olho para não perder o esqui na manhã seguinte!
História, cultura e compras também fazem parte das atrações de Val d’Isère
Mais que uma estação de esqui na França, Val d’Isère oferece muitos atrativos culturais e históricos. Por isso, durante o dia, além dos esportes e brincadeiras na neve, vale a pena reservar algumas horas para fazer alguns passeios diferentes pelo centro do vilarejo e várias aldeias isoladas que trazem mais charme ao destino.
Você certamente vai se encantar com a igreja barroca de St Bernard de Menthon, construção do século XI, além do circuito das sete capelas e os tradicionais chalés de pedra e madeira com telhados inclinados. Para quem gosta de compras, o centrinho conta com várias lojas de marcas sofisticadas e artigos locais.
Outra dica é de passeio é o Parque Nacional da Vanoise, que fica bem próximo da estação. Criado em 1963, foi o primeiro parque nacional da França e cobre uma vasta área totalmente preservada com uma riqueza de flora e fauna que encanta as famílias, caminhantes e montanhistas.
Raio X da estação de Val d’Isère
Domínio de esqui: Tignes-Val d’Isère (antigo Espace Killy)
Temperatura média: 4° / -3° (janeiro a março), 2° / 18° (de abril a junho), 3° / 22° (de julho a setembro), -3° / 2° (de outubro a dezembro)
Quantidade de pistas: 300 km
Número de pistas: 14 verdes, 29 azuis, 26 vermelhas e 11 pretas
Meios de elevação: 94 Teleféricos
Altitude máx: 3450 m
Altitude mín: 1550 m
Altitude Resort: 1850 m
Como chegar: o Aeroporto de Chambéry, na
França
, é o mais próximo de Val de’Isère. Mas é possível chegar também pelos Aeroportos de Lyon e Grenoble, também na França, e Genebra, na Suíça. O percurso a partir dos aeroportos leva entre 2h e 3h e pode ser feito de ônibus ou transfers. De trem, a estação ferroviária mais próxima fica em Bourg-Saint-Maurice (45 minutos), que recebe, inclusive, opções de trens de alta velocidade (TGV, Eurostar, Thalys).