Viagem para os Alpes: 7 destinos turísticos além das estações de esqui
O que fazer em uma viagem para os Alpes?
Em uma viagem para os Alpes, região que abrange oito países do centro-sul da Europa, as estações de esqui não podem faltar no roteiro. Mas para as suas férias na neve ficarem ainda mais completas, há muitas atrações alpinas para conhecer além do esqui. Cidades famosas aninhadas entre os picos, belos vilarejos de inverno, parques naturais, monumentos históricos… Os Alpes ocupam uma grande parte do continente europeu e, por isso, oferecem lugares turísticos diversificados para todos os gostos e idades.
De uma bela cidade cortada por canais a um vilarejo de conto de fadas, preparamos abaixo uma lista com 7 destinos dos Alpes para você conhecer na sua próxima viagem para a Europa.
1. Annecy: a “Veneza” dos Alpes franceses é uma cidade encantadora
Localizada na parte norte do lago de mesmo nome, a cidade de Annecy é uma das principais atrações turísticas dos Alpes franceses. Graças aos canais que correm pelo local, a cidade ganhou o apelido de “Veneza dos Alpes”. Em uma ilhota entre dois canais fica o imperdível Palais de l’Isle, uma construção do século XII que hoje abriga um museu histórico. Também vale a pena conhecer outros locais famosos por ali, como o Château d’Annecy, um belíssimo castelo medieval.
Durante um passeio pelas ruelas e becos da Cidade Velha, uma boa dica é experimentar a deliciosa gastronomia dos Alpes franceses em um dos restaurantes com vista para os canais.
2. Parque Nacional da Vanoise: trilhas incríveis em meio à natureza dos Alpes
Entre uma aventura de esqui e outra, você pode reservar um dia para conhecer o Parque Nacional da Vanoise. Localizado nas proximidades dos domínios esquiáveis do Paradiski e 3 Vales, o local foi o primeiro parque nacional da França, criado em 1963 para proteger a flora e a fauna local.
Com mais de 53 mil hectares de montanhas, lagos e geleiras, a gigantesca área protegida é o lugar ideal para fazer trilhas na neve em meio aos picos nevados e pastagens alpinas. Ao todo, são 600 quilômetros de caminhos e cerca de quarenta refúgios espalhados pela região.
3. St. Moritz: um destino dos Alpes suíços muito além dos esportes de inverno
Apesar de ser conhecida como o berço dos esportes na neve, St. Moritz, nos Alpes suíços, é um destino que vai muito além de uma estação de esqui . A bela cidade é considerada um dos destinos de inverno mais exclusivos da Europa, atraindo pessoas de todas as partes do mundo.
Entre as atrações imperdíveis estão a Via Serlas, a famosa rua com boutiques de marcas de alto padrão, o cassino local, os museus e a bela arquitetura da cidade, que combina construções históricas e rústicas com locais mais modernos. St. Moritz é, sem dúvida, um ótimo lugar para começar a sua viagem para os Alpes suíços.
4. Cortina d’Ampezzo: para se encantar com os Alpes italianos, Dolomitas e muito mais
No coração dos Alpes do Sul, Cortina d’Ampezzo é uma das cidades mais bonitas da região das Dolomitas, no norte da Itália. Emoldurada por montanhas, a cidade oferece aos visitantes uma série de atrações naturais, históricas e culturais. Você pode visitar lugares como a Basílica, construída entre 1769 e 1775, e o Museu de Arte Moderna da cidade.
Cortina d’Ampezzo também vai fazer você se encantar com os Alpes na Europa com seus saborosos pratos típicos, o tradicional artesanato e a variedade de trilhas para caminhadas na neve, de curta ou longa distância.
5. Vale da Aosta: visite os castelos e fortalezas históricas em uma viagem para os Alpes
Nos Alpes italianos, o vale de Aosta fica perto da fronteira entre a França e a Suíça. Da região, é possível ter uma bela vista para os lados menos conhecidos da Matterhorn e do Mont Blanc – duas das paisagens de montanhas com neve mais espetaculares do mundo.
Além dos cenários naturais, o vale recebe oferece outros tipos de atrações turísticas, incluindo belos monumentos históricos, que vão desde vestígios arqueológicos do Império Romano até castelos, fortalezas e torres construídas entre os séculos XIII e XV. É um prato cheio para os fãs de história!
6. Lucerna: um pouco da história medieval nos Alpes suíços
Belas montanhas dos Alpes suíços ao redor, um rio e um lago encantador. Essa é a cidade de Lucerna. E, como se não bastassem as belezas naturais, o local ainda abriga um punhado de construções históricas preservadas, que fazem a cidade parecer uma vila medieval. Entre os principais cartões postais do destino estão a torre Kapellbrücke, construída no século XIV, e a bela ponte que atravessa o rio Reuss (na foto). Nos Alpes suíços, cidades encantadoras esperam por você. E Lucerna é, certamente, uma das principais delas.
7. Hallstatt: um vilarejo de conto de fadas para conhecer em uma viagem para os Alpes
Considerado um dos vilarejos de inverno mais bonitos do mundo, Hallstatt é um dos principais destinos dos Alpes na Áustria. Patrimônio mundial da UNESCO desde 1997, a pequena cidade ajuda a contar um pouco a história da Europa. Com charmosos chalés de madeira e atrações históricas, Hallstatt pode ser visitada em um bate e volta a partir de Salzburg, que fica a cerca de uma hora do local.