
Afinal, do que se trata esse termo?
Ao imaginar a yoga, muitos lembram de pessoas em posições que desafiam a flexibilidade e o equilíbrio. Mas você sabe por que elas são realizadas pelos praticantes? Chamadas de asanas, elas ajudam a equilibrar o corpo e a mente, deixando os pensamentos de lado ao focar respiração e diferentes movimentos.
Além de melhorar o controle respiratório, como um mecanismo para diminuir a tensão, a yoga para terceira idade também ajuda na concentração, na auto-observação e no condicionamento físico. Tudo isso é feito com base nos exercícios que variam conforme a linha da yoga, como Ashtanga, Vinyasa e Hatha, o tipo mais clássico.
Caso viaje para um dos resorts do Club Med, você pode se deparar com outras variações. Na França, por exemplo, é possível praticar a Vibhava yoga, criada por Heberson Oliveira, um professor brasileiro com mais de 20 anos de experiência. Ela combina exercícios de respiração, posturas físicas e meditação como uma forma de recarregar as energias e diminuir o cansaço mental.
No Club Med Trancoso, há outras opções que variam pelo local da aula. No deck do spa, por exemplo, você encontra a Care Yoga (para casal), enquanto no jardim de bem-estar, há a Yoga Detox, Zen e Nidra. De forma geral, as bases são semelhantes para que todos possam participar mesmo sem conhecer.