Como esquiar no gelo: 7 dicas para dominar o terreno em segurança
Dicas para esquiar em segurança
Poucas situações são tão desafiadoras em uma montanha do que esquiar no gelo. As encostas geladas – formadas quando a neve derrete e depois recongela – fazem com que os esquis percam a aderência na superfície. Como consequência, as descidas ficam mais velozes, menos estáveis e mais difíceis para dominar as curvas. Por outro lado, superar trajetos hostis pode ser um desafio recompensador para os esquiadores mais experientes.
Esteja você está planejando encarar descidas sob condições escorregadias ou apenas buscando estar preparado/a para quando encontrar áreas congeladas, listamos abaixo dicas valiosas para você aprender como esquiar no gelo em total segurança. Acompanhe!
Dica 1) Tenha um equipamento de esqui em ótimas condições
Enfrentar uma pista de esqui com gelo é uma tarefa complicada e se torna um desafio quase impossível com os esquis em más condições. Por isso, antes de sair para as suas aventuras na montanha, certifique-se de revisar o seu equipamento, dando destaque à afiação das “edges” (bordas) que serão muito exigidas na hora de esquiar no gelo.
Caso a sua ideia seja alugar os equipamentos no local, as ski shops dos melhores resorts de neve cuidam de toda a manutenção, deixando seus esquis afiados no ponto certo e com um enceramento perfeito. Fique de olho também no estado dos bastões de esqui, outro acessório importantíssimo para superar as trilhas escorregadias.
Dica 2) O tipo de esqui certo faz toda diferença na hora de esquiar no gelo
Se o seu plano é deliberadamente perseguir terrenos com gelo em busca do desafio, você precisa estar com o equipamento apropriado nos pés. No caso de áreas com baixa aderência, entre todos os diferentes tipos de esquis que existem, os de carving são os mais recomendados. Além da facilidade em agarrar a superfície do gelo com as bordas de metal, esses equipamentos são muito ágeis nas mudanças de direção, mesmo nas pistas mais escorregadias. Um praticante de esqui sobre o gelo precisa estar totalmente preparado, e contar com os esquis corretos é fundamental.
Dica 3) Atenção à postura para dominar o esqui no gelo com total segurança
Pode ser difícil manter a postura ao passar em uma área congelada da pista; os esquis deslizam mais facilmente e os bastões não dão tanta firmeza. Nesse tipo de situação, o melhor é afastar um pouco os pés para aumentar a sua base. Outra dica é tentar distribuir bem o peso do seu corpo, flexionando um pouco os tornozelos, joelhos e quadris. Essa postura mais segura, e recorrente no mundo dos esportes no gelo, vai te ajudar a esquiar com mais facilidade.
Dica 4) Faça movimentos suaves e tenha tranquilidade
O gelo ou a neve compacta fazem com que suas ações tenham efeito imediato devido à menor fricção com o terreno. Justamente por isso é tão fácil perder o equilíbrio nos trechos congelados, especialmente quando somos pegos de surpresa. Nesse momento, o mais importante é manter a calma e fazer movimentos leves e suaves, controlando bem o corpo nas curvas mais abertas e freando aos poucos, se possível.
Dica 5) Refine e treine suas técnicas de esqui ao máximo
Esquiar no gelo requer muita habilidade e confiança em técnicas de esqui específicas, como saber usar bem as bordas do equipamento para frear ou mudar de direção. A superfície mais dura e lisa do terreno torna essa tarefa um pouco mais difícil e exige mais dos músculos, mas com um pouco de prática é possível dominar essa competência. Da mesma forma, usar os bastões de esqui para auxiliar no equilíbrio e controle de velocidade é fundamental para esquiadores que buscam esse tipo de desafio.
Dica 6) Aprenda a parar no gelo ao esquiar
Parar na neve congelada é uma adversidade muito maior. Você precisará cavar bruscamente a borda do seu esqui para entrar um pouco na neve. No gelo sólido, é quase impossível parar se a inclinação for íngreme ou se você estiver deslizando em alta velocidade. Já na neve compactada, você pode parar de usar as bordas, mas precisará colocar mais pressão nas bordas internas.
Dica 7) Para não esquiar no gelo, saiba identificar o terreno e tipos de neve
Quer evitar o gelo a todo custo? Então preste sempre atenção no tipo de neve para esquiar diante de você para evitar as partes “brilhantes” do terreno, que geralmente indicam a maior presença de gelo. Outra dica importante para escapar dos trechos mais escorregadios é esquiar na neve que fica nas laterais das pistas; ao longo do dia, esquiadores e snowboarders pressionam a neve na parte central da trilha e jogam parte dela para o lado durante suas descidas. Com isso, a neve fica acumulada, proporcionando um pouco mais de aderência aos esquis.
Esquiar no gelo é um aspecto único do esporte. A única maneira real de aprender é com a experiência. Portanto, se você sabe que uma montanha possui condições geladas, certifique-se de esquiar nos tipos de pistas menos difíceis no início do dia. Com a prática, você não terá que temer o gelo e poderá se desafiar. Mas se a sua ideia é evoluir rapidamente, os principais resort de neve oferecem aulas de esqui para todos os níveis de habilidade – do iniciante ao avançado.