Hóquei no gelo: tudo sobre um dos esportes de inverno coletivos mais populares
Esporte de inverno
Você sabia que o hóquei no gelo é um dos jogos físicos mais rápidos do planeta? Graças à intensa movimentação dos jogadores e à força dos seus lançamentos, os espectadores tem um ótimo entretenimento esportivo, tanto ao vivo como pela TV. Porém, pode ser difícil entender todas as regras logo de cara, especialmente nós brasileiros que não estamos tão familiarizados com o universo dos esportes no gelo mais populares.
Portanto, para você aprender o que é hóquei no gelo e suas principais características, preparamos um guia completo da modalidade – do funcionamento às regras, passando pela história e os equipamentos. Confira abaixo!
Como funciona o hóquei no gelo?
Durante uma partida de hóquei no gelo, os jogadores devem deslizar sobre patins e utilizar os tacos (sticks) para colocar o disco (puck) dentro da baliza adversária. Cada equipe de hóquei no gelo conta com seis jogadores na linha, sendo um goleiro, dois defensores e três atacantes (wingers e central). Assim como nos principais esportes coletivos, vence o time que fizer o maior número de gols.
A quadra de hóquei no gelo mede cerca de 60 metros de comprimento e 25 metros de largura, com os cantos arredondados. A área de jogo é dividida pela linha vermelha e conta ainda com duas linhas azuis, cinco círculos de face-off (a maneira como o jogo começa e reinicia após um gol), os gols e os creases (zonas dos goleiros). Confira este diagrama de um rinque de hóquei para entender melhor:
Hóquei no gelo: equipamentos para jogar e também para se proteger
Para praticar o esporte em segurança, é necessário um kit de equipamentos de hóquei no gelo. Além de patins confortáveis e bem ajustados, os jogadores utilizam tacos e discos de borracha para jogar as partidas.
Como o jogo é veloz e tem muito contato físico, os atletas de hóquei de gelo precisam obrigatoriamente usar alguns equipamentos de proteção: capacete, luvas, joelheiras, caneleiras, cotoveleiras, ombreiras (shoulder pads), protetor bucal e protetor de pescoço.
Os dois goleiros ainda precisam segurar um bloqueador em uma das mãos. Trata-se de luva acolchoada retangular usada para bloquear os discos e jogá-los de volta à pista de gelo.
Hóquei no gelo: regras básicas
Não há muitos mistérios para começar a entender ou jogar esse emocionante esporte de inverno. Basta conhecer algumas práticas básicas. Aqui estão as principais regras do hóquei no gelo:
◉ Face-offs: os períodos começam com um confronto direto, em que um jogador de cada equipe é posicionado dentro do círculo central. O árbitro, então, deixa o disco de hóquei cair e os jogadores devem lutar pela posse sem tocar uns nos outros com tacos ou qualquer parte do corpo.
◉ Um confronto direto ocorre sempre que o jogo é interrompido, inclusive após marcar um gol e aplicar uma penalidade. O local do confronto é determinado pelo motivo da última paralisação.
◉ Durante o face-off, todos os outros jogadores devem ficar fora do círculo. Apenas os dois jogadores do confronto direto (e o árbitro) podem permanecer dentro da área determinada.
◉ Offside: o jogo é declarado “offside” quando um jogador atacante entra na zona ofensiva antes do disco. Em outras palavras, se os dois patins ultrapassarem a linha azul antes do disco, o atleta estará impedido.
◉ Icing: é uma infração que ocorre quando a defesa envia o disco sobre a linha vermelha central e passa pela linha de gol do time adversário, sem nenhum outro jogador tocar o disco. Isso resulta em uma paralisação automática do jogo com um confronto direto na zona do time que fez o “icing”.
◉ É considerado gol quando o disco ultrapassa a linha de gol da equipe adversária. Se o jogo terminar empatado, vai para a prorrogação e o primeiro time a marcar vence.
◉ Os jogadores podem tirar o disco do adversário com o ‘check’, um esbarrão. No entanto, não podem esbarrar no outro aproximando-se por trás.
◉ Uma penalidade menor, como faltas com stick e sticking alto, tira o jogador de quadra por dois minutos. Já as penalidades maiores, como brigas e ferimentos graves aos jogadores adversários, podem durar 5 minutos, 10 minutos ou uma partida inteira.
◉ Enquanto uma penalidade está sendo cumprida, o time adversário recebe uma vantagem chamada “power play” (quando uma equipe tem mais jogadores no gelo que a outra). No caso de penalidades menores, “o power play” terminará mais cedo se a equipe com a vantagem marcar um gol.
Hóquei no gelo: quantos períodos tem?
Cada partida de hóquei no gelo tem três períodos de 20 minutos cada. A partida tem a contagem interrompida sempre que o disco sai do jogo ou quando ocorrem as infrações. As equipes de ataque e defesa trocam de lado após os dois intervalos de 15 minutos – e também no início da prorrogação, se houver. Caso o jogo da prorrogação ainda termine em empate, os times vão para uma disputa de pênaltis.
Origem do hóquei no gelo e história no Brasil
O hóquei no gelo surgiu oficialmente no Canadá, no século 19. Há registros de que a primeira partida de hóquei em pista coberta foi jogada no ano de 1875 por um grupo de estudantes da Universidade McGill, em Montreal. Desde então, o esporte cruzou fronteiras e virou um dos esportes no gelo mais populares do mundo, especialmente na América do Norte e na Europa. A National Hockey League (NHL) surgiu em 1917 e movimenta milhões de dólares por ano.
No Brasil, a prática do hóquei de gelo começou a partir da década de 1960 e faz parte oficialmente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo. Em 2014, o país fez sua estreia no Pan-americano de Hóquei no Gelo na Cidade do México. Desde então, a equipe brasileira marcou presença em todas as edições do torneio, conquistando, inclusive, uma medalha de bronze em 2015.
Jogos olímpicos de inverno: hóquei no gelo
Em 1920, as equipes masculinas de hóquei no gelo estrearam nos Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia (Bélgica). Na ocasião, o Canadá ganhou a medalha de ouro derrotando o time dos Estados Unidos. Foi só em 1998, na cidade japonesa de Nagano, que a modalidade feminina entrou para o programa olímpico.
Destinos e dicas: hóquei no gelo para ver a movimentação ou fazer uma aula
Não quer esperar as próximas Olímpiadas de Inverno para ver um jogo de hóquei no gelo pela TV? Há vários destinos de neve famosos ao redor do mundo onde você pode assistir a uma partida ao vivo e até fazer algumas aulas se tiver vontade. Na estação francesa de Tignes, por exemplo, o lago congelado vira um verdadeiro playground de inverno. Além da patinação ao ar livre, todos são convidados a se juntar à diversão no torneio semanal de hóquei no gelo.
Outro lugar famoso pelo hóquei sobre o gelo é Chamonix, também nos Alpes franceses . A equipe local, os Pionniers, tem mais de 30 títulos de campeonato, e é considerada a de maior sucesso no país. Vale a pena incluir no roteiro de viagem uma pausa para assistir a uma partida emocionante no Chamonix Hockey Club!