As 8 melhores dicas para esquiar com crianças
Para os pequenos aventureiros
Quando você decide esquiar com crianças durante uma viagem para as montanhas, os sorrisos surgem automaticamente no rosto de toda a família. No entanto, para garantir que as férias na neve sejam marcadas pela diversão e segurança, é importante levar alguns pontos em consideração. Escolher a estação ideal, inscrever os pequenos nas aulas e vesti-los adequadamente são alguns cuidados que deixam as férias com crianças esquiando bem tranquilas. Veja as dicas:
1. Escolha uma estação de esqui ideal para famílias
Na hora do planejamento da viagem, entre tantas opções de lugares, dê preferência às estações de esqui conhecidas pelo perfil familiar. Muitos destinos de neve ao redor do mundo (Val Thorens, La Rosière, Tomamu, entre outros) fornecem uma excelente estrutura para esquiar com crianças: clubes infantis, parques de neve, pistas de esqui supervisionadas, além de um amplo leque de atividades de inverno para entreter os pequenos por vários dias.
2. Opte por um pacote de viagem com aulas de esqui
Caso seja o primeiro contato das crianças com os esportes de inverno, o mais indicado é que elas participem das aulas de esqui infantil e não tentem nada sozinhas. Dessa forma, é possível aprender as técnicas básicas de forma lúdica e divertida, sempre com a orientação dos instrutores especializados das melhores escolas de esqui. Esses profissionais sabem como conduzir um grupo diversificado de crianças, e muitos até falam português ou espanhol.
Como a maior parte das escolas de esqui conta com uma capacidade limitada, especialmente ao longo da alta temporada de neve, as vagas costumam ser bastante concorridas e lotam rapidamente. Por isso, vale a pena escolher um pacote de viagem All Inclusive, que já garante todas as aulas de esqui para crianças e adultos.
3. Saiba como funciona o nível de esqui para crianças
Já chegue no seu destino de viagem sabendo: para facilitar o aprendizado das crianças, as escolas costumam separá-las em níveis de esqui. Desse modo, divididos em pequenos grupos com crianças do mesmo grau de habilidade, seus filhos ficam mais à vontade para aprender e avançar no próprio ritmo.
Na Escola Nacional de Esqui da França (ESF), por exemplo, há um sistema de ensino dividido em oito níveis. As lições começam no nível Piu-Piu (Piou Piou), para crianças com menos de 5 anos, ou nível Ursinho (Ourson), para crianças acima de 5 anos que nunca esquiaram. O último nível, a Estrela de Ouro, recebe apenas os esquiadores mirins experientes.
4. Vista as crianças com roupas de esqui em camadas
Vai esquiar com crianças o dia inteiro nas encostas nevadas? Então lembre-se de verificar se elas estão aquecidas e protegidas o suficiente antes de chegar às pistas. O mais recomendado é vestir as roupas de esqui para crianças em um sistema de camadas: primeiro a segunda pele térmica, depois as roupas intermediárias quentinhas e, por último, peças externas de tecido impermeável. E para garantir uma proteção completa, não se esqueça dos acessórios de esqui, como luvas, polaina de pescoço, gorro e meias térmicas.
5. Aluguel de equipamentos para esquiar com crianças
A longo prazo, comprar o esqui infantil e outros equipamentos pode parecer uma boa ideia, especialmente se a sua família viaja para a neve com frequência. Contudo, as crianças crescem muito rápido e seus corpos mudam de uma temporada para outra. Sendo assim, uma boa opção é alugar tudo que elas precisam para esquiar. Os melhores resorts de redes internacionais disponibilizam lojas completas de equipamentos, e ainda contam com funcionários especializados para auxiliar os pequenos a escolher os itens mais atualizados.
Resorts recomendados
6. Tenha alguns lanches preparados na mochila
Por gastar muita energia, é possível que as crianças precisem fazer um lanchinho entre uma aventura de esqui e outra. Portanto, para evitar que a fominha as retire das pistas, prepare uma mochila de esqui com alguns snacks. Dê preferência para alimentos nutritivos/energéticos e fáceis de embalar. Sanduíches naturais, barras de chocolate e frutas fatiadas são boas opções para recarregar as baterias da criançada.
7. Ao ver as crianças esquiando, respeite o tempo delas
Quando seus filhos estão aprendendo a esquiar, é preciso ter paciência e respeitar o tempo e o ritmo deles. Não projete em cima das crianças suas expectativas de evolução ou espere que elas se apaixonem de primeira pelo esporte. Incentive-as a continuar tentando e ensine-as a encarar os tombos na neve com risadas, pois é completamente comum e faz parte do aprendizado. Dessa forma, vocês compartilham as conquistas esportivas do melhor jeito possível.
8. Diversifique as atividades para crianças
Esquiar na neve é fisicamente cansativo para todos, inclusive para as crianças. Por essa razão, evite pressionar demais seus filhos a continuarem nas pistas. Nos primeiros sinais de cansaço e frustração, tente levar os pequenos para se divertir com outras coisas. As estações contam com uma série de atividades na neve para crianças, como descidas de trenó, caminhadas na neve e kart no gelo. E após um dia emocionante, as piscinas aquecidas dos resorts viram o ponto de encontro da turma.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para esquiar com crianças de maneira divertida e segura, não perca tempo e marque logo a sua viagem em família . Uma coisa é certa: seus filhos jamais vão esquecer os bons momentos que vocês passaram juntos na neve. Ah, e para receber mais dicas e conteúdos exclusivos, inscreva-se na nossa Newsletter gratuita!