
Níveis de esqui da ESF
Primeiro fique sabendo que, quando se trata de níveis de esqui, cada país e suas respectivas escolas nacionais têm um sistema de classificação próprio. Algumas delas podem ter até 9 níveis diferentes! Trazemos aqui o sistema de níveis da Escola Nacional de Esqui da França (ESF), presente nos principais destinos e estações de esqui. Para a ESF, os níveis de esqui alpino são divididos em:
Nível A (Iniciantes): para você que nunca esquiou ou já tentou há muito tempo, e precisa praticar o básico em uma pista de esqui para treinamento de principiante. Você vai aprender a se familiarizar com o equipamento, ter equilíbrio, frear em “cunha”, controlar a velocidade e usar os principais meios de elevação das estações de esqui.
Nível 1: para você que já aprendeu a frear os esquis na posição cunha (snow plough), técnica que consiste em empurrar os calcanhares para fora, com as canelas bem apoiadas na bota, para afastar as pernas, desacelerar e parar. Aqui você vai aprender a descer usando curvas em cunha e fazer outros movimentos básicos para deslizar na neve.
Nível 2: para você que, com uma boa base técnica da cunha, já é capaz de fazer uma curva com os esquis em paralelo, além de conseguir controlar sua velocidade e mudar de direção. Normalmente consegue evoluir em pistas variadas e moderadamente íngremes.
Nível 3: com uma certa experiência, você é capaz de dominar as curvas em paralelo e lidar com diferentes tipos de neve, declives e terrenos. Realiza curvas amplas e de alta velocidade com movimento vertical correto (agachamento e extensão).
Nível 4: você já é um especialista, faz as curvas com perfeição e pode esquiar em todos os tipos de neve, em todas as categorias de pista de esqui – incluindo as pretas – e em terrenos mais radicais.