7 tipos de fondue para saborear em uma viagem para a neve
Conheça os tipos de fondue que você pode saborear nas férias
Você sabia que há muitos tipos de fondue para experimentar durante uma viagem para a neve? Tradicionalmente preparado com uma mistura de queijos derretidos, esse icônico prato da gastronomia de inverno tem muitas versões ao redor do mundo – elas podem envolver diferentes combinações de queijos, carnes variadas, vegetais e até ingredientes doces, como a união de chocolates com frutas. Se você é muito fã de fondue assim como a gente, não deixe de ver a nossa seleção com 7 tipos para você compartilhar com a família e os amigos nas suas próximas férias de inverno!
1. Fondue de queijo suiço: indispensável em uma viagem para os Alpes
Certamente a mais popular das versões, o fondue de queijo é sucesso em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil. Tradicionalmente uma refeição suíça, o fondue foi criado no início do século 18 e vem da palavra francesa “fondre”, que significa “derreter”. Os tipos de queijos para fondue variam de acordo com a versão escolhida, mas Emmental, Gruyère e Appenzeller são os mais utilizados em um fondue suíço clássico. Nos Alpes , uma das receitas mais famosas é o fondue “moitié-moitié”, ou meio a meio, que mistura igualmente os queijos Gruyère e Vacherin Fribourgeois. É uma delícia!
2. Fondue savoyarde: a deliciosa versão francesa do fondue de queijo
Agora, se a sua viagem para a neve incluir a gastronomia dos Alpes franceses, mais especificamente da região da Savoia, você encontrará com facilidade o fondue savoyarde, que combina os queijos Comté, Beaufort e Emmental. Nesse tipo de fondue também é comum incluírem um ou dois queijos locais, como o Reblochon e o Abondance. Por lá, a tradição diz que se o seu pedaço de pão cair dentro da panela de fondue, você deve bancar a próxima rodada de bebidas ou, então, beijar a pessoa ao lado. Depois que o prato é compartilhado e consumido em comum, a crosta de queijo que se forma na panela – chamada “la religieuse” – proporciona uma espécie de deleite religioso para os verdadeiros fãs de fondue.
3. Fondue bourguignonne: um dos tipos de fondue mais famosos
Também conhecido como fondue bourguignonne, o clássico fondue de carne necessita de uma panela de óleo quente para cozinhar os pedacinhos de carne mergulhados. Mas o que torna esta refeição uma ótima pedida são os acompanhamentos que você recebe. Os restaurantes costumam servir a iguaria com salada, batatas fritas ou batatas com alho, além de uma seleção de molhos: béarnaise, tártaro, maionese de mostarda, entre outros.
4. Fondue vigneronne: sai o óleo, entra o vinho tinto ou branco fervente
Esse tipo de fondue é uma variação do fondue bourguignonne, mas aqui o óleo quente é substituído por vinho fervente, onde mergulhamos os pedaços de carne, peixe ou vegetais. Há duas versões: uma é feita com vinho tinto, que geralmente é temperada com alho, cebola, ervas frescas, sal e pimenta, enquanto a versão com vinho branco é tipicamente aromatizada com coentro, pimenta branca, caldo de galinha, pimentões e canela.
5. Fondue chinoise: uma ótima pedida para curtir a neve na China
O fondue chinoise, ou fondue asiático, é uma versão pouco conhecida aqui no Brasil. E assim como acontece em outros destinos com neve famosos, é comum as famílias chinesas e os amigos se reunirem para compartilhar bons momentos ao redor de uma panela de ensopado. Na panela borbulhante vai um caldo feito à base de vegetais e especiarias, onde é possível cozinhar carnes de boi, peixe ou frutos do mar. O ensopado é uma opção mais saudável ao fondue de carne fervido no óleo, e vem acompanhado de arroz, legumes e uma variedade de molhos saborosos.
6. Fonduta alla valdostana: um tipo de fondue de queijo cremoso da Itália
Depois de um dia de esqui na Itália, uma ótima pedida é procurar um restaurante que sirva a fonduta alla valdostana, um tipo de fondue cremoso que vem da região do Vale de Aosta, no norte do país. O prato é feito com uma combinação de queijo Fontina, gema de ovo, leite e farinha. Os ingredientes são combinados e aquecidos até que a mistura fique com uma textura cremosa e aveludada. A receita ainda pode ganhar a companhia de lascas de trufa branca, incorporadas ao queijo ou servidas como acompanhamento.
7. Fondue de chocolate com frutas: para encerrar o dia nas montanhas em grande estilo
Para fechar uma noite memorável saboreando os mais variados tipos de fondues, não poderia faltar uma sobremesa como o fondue de chocolate. A versão doce do fondue leva um blend de chocolates derretidos junto com rum, acompanhado de frutas, biscoitos, pão-de-ló e marshmallows. Se você estiver pelos Alpes suíços, é a oportunidade perfeita para experimentar os melhores chocolates suíços derretidos. Em um fondue de frutas, as mais tradicionais são morango, banana e uva, mas é possível encontrar até kiwi, figo, laranja e abacaxi entre os acompanhamentos. É só escolher a sua combinação favorita, espetar no seu garfinho e deixar esse prato te aquecer nas montanhas.
Todos os tipos de fondue são perfeitos para saborear nos destinos de inverno
O fondue é um prato bastante sociável, que permite reunir os amigos e a família ao redor de uma panela – quase sempre acompanhado de um bom vinho – para saborear lentamente enquanto o papo rola solto. O prato quentinho e borbulhante também pode ser a comfort food ideal para aquecer o corpo depois de um dia intenso de esqui entre as montanhas nevadas dos Alpes. Embora muitos habitantes locais considerem o fondue um prato principal, você também pode apreciá-lo como entrada ou aperitivo entre uma aventura de esqui e outra.
O acompanhamento mais comum para os tipos de fondue salgado é o pão, cortado em pequenos pedaços para mergulhar. No entanto, ele precisa ser de um tipo um pouco mais firme para que não desmanche no queijo derretido ou saia do garfo e se perca na panela. Os tipos de pães para fondue de queijo mais indicados são o pão italiano ou ciabatta. Entretanto, há quem prefira escolhas mais criativas como batatas, cebolas em conserva e cogumelos.