Viagem e gastronomia: 6 destinos de neve com vocação gourmet
Destinos para saborear o melhor da gastronomia
Se você gosta de neve, viagem e gastronomia, e quer explorar destinos reconhecidos pela boa comida à mesa, temos a lista certa para você. Afinal de contas, incluir pratos típicos e experiências gourmet no seu roteiro de férias é uma das melhores maneiras de vivenciar a cultura de um destino. A culinária pode até não ser a principal razão para os viajantes escolherem um lugar com neve, mas certamente pode fazer com que voltem mais e mais vezes.
Claro, há um menu aparentemente interminável de destinos gastronômicos para descobrir, então você pode precisar de uma ajudinha para diminuir as opções. Das especialidades da montanha dos Alpes franceses às iguarias frescas da ilha de Hokkaido, selecionamos abaixo 6 destinos de neve que combinam gastronomia e viagem com maestria. Acompanhe!
1. Courchevel, França – Viagem e gastronomia nos Alpes
Parte do grandioso domínio dos 3 Vales, na França, a luxuosa estação de Courchevel é um dos principais centros gastronômicos dos Alpes . Atualmente, o destino se orgulha de ter 14 restaurantes com estrelas Michelin; mais do que em qualquer outro destino de neve da região. Um dos restaurantes mais prestigiados de Courchevel, com 3 estrelas Michelin, é o famoso Le 1947, comandado pelo chef experiente Yannick Alléno. Também se destacam o Azimut, Le Farçone e o gastronômico Le Chabichou, com 2 estrelas Michelin desde 1984.
2. St. Moritz, Suíça – Férias com experiências gourmet
Berço do turismo de inverno no mundo, a estação de St. Moritz é referência em experiências gourmet na Suíça, e não poderia ficar fora da nossa lista de viagem e gastronomia. A cidade possui uma infinidade de restaurantes incríveis, incluindo o estrelado Ecco St. Moritz, onde o chef executivo Rolf Fliegauf traz sua visão única da culinária sazonal para as montanhas. Outros restaurantes fantásticos de St. Moritz que valem a visita são o IGNIV, The K e o Da Vittorio; todos eles oferecem experiências gastronômicas que deixarão você com boas recordações das férias.
3. Hokkaido, Japão – Boa gastronomia do outro lado do mundo
Apenas em Hokkaido, no Japão, você pode passar a manhã esquiando antes de comer patas de caranguejo frescas ou sashimi de salmão ao meio-dia. De fato, a gastronomia japonesa de inverno é um grande destaque da região, que é reconhecida especialmente pela qualidade dos seus frutos do mar frescos e laticínios. Há vários restaurantes estrelados, mas a comida é saborosa tanto em um restaurante chique quanto nas ruas. Não deixe de provar o Ishikari nabe, uma das especialidades mais famosas de Hokkaido. É um ensopado borbulhante à base de missô, com salmão e vegetais.
Resorts recomendados
4. Courmayeur, Itália – Massas artesanais e muita neve
A Itália sempre foi famosa por sua mistura fascinante de história, cultura, viagem e gastronomia. Junte a neve à mistura e você terá a receita para férias inesquecíveis. A cidade de Courmayeur, por exemplo, oferece uma grande variedade de restaurantes para escolher, dentro e fora das montanhas. Para os fãs de massas e outras iguarias italianas, uma boa dica é o Ristorante Chalet Plan Gorret. Outra opção é o Auberge De La Maison, que une cozinha tradicional com um toque moderno. Ah, não esqueça de provar o fontina, um tipo de queijo semi-mole que é uma especialidade da região.
5. Zermatt, Suíça – Para comer bem aos pés da Matterhorn
Zermatt é conhecida por ter muitos hotéis de luxo, vistas magníficas da Matterhorn e uma vasta gama de restaurantes. Há cerca de 40 opções gastronômicas nas encostas e mais de 100 na cidade. Esteja preparado/a para comer queijo – e muito -, pois fondue e raclette são os pratos tradicionais alpinos mais servidos no destino de esqui. Mas se você procura algo mais leve, os sushis e sashimis frescos do restaurante Myoko são imperdíveis. Para uma experiência gastronômica de primeira, visite o After Seven. O célebre chef Ivo Adam é conhecido pelo seu talento criativo e menu inovador.
6. Val Thorens, França – Gastronomia na alta altitude
Val Thorens, a estação de esqui mais alta da Europa, também é um excelente destino para combinar viagem e gastronomia. De chalés de montanha com bistronomia a restaurantes estrelados, o lugar oferece uma culinária variada que agrada a todos os apetites. Para especialidades da Savoia e pizzas, visite o Le Rendez-vous, que recebe você durante todo o dia. Outras opções incluem os estrelados Jean Suplice e L’Epicurien, que levam à mesa interpretações modernas de pratos regionais clássicos. E, finalmente, para uma deliciosa culinária local e ambiente familiar, o L’Auberge é uma boa opção.