Cobrindo a maior parte do mapa de esqui temos as pistas com as linhas coloridas finas. As diferentes cores indicam a dificuldade e inclinação do trajeto. Identificar isso te ajudará a curtir o esqui com segurança, de acordo com seu nível de habilidade no esporte. Um esquiador novato, por exemplo, nunca deve se aventurar em uma área íngreme, que não seja uma pista de esqui para treinamento de principiantes.
Os símbolos e cores podem variar conforme a região. Geralmente na Europa e América do Sul as pistas de esqui representadas por círculos verdes são para alunos e iniciantes, e as pistas com círculos azuis são para pessoas que já têm certa experiência. Já as pistas de esqui marcadas por círculos vermelhos são para nível intermediário/avançado, enquanto as indicadas por círculos pretos são reservadas apenas para especialistas, com prática bem experiente.
Nos Estados Unidos e Canadá, o assunto é um pouco diferente: as pistas com círculos verdes são declives para alunos e iniciantes; as pistas com quadrados azuis são para intermediários; as pistas sinalizadas por um diamante preto (losango) são para os esquiadores avançados; e as com dois diamantes pretos (dois losangos) são bem íngremes e, portanto, indicadas para os experts.
Por fim, as linhas tracejadas no mapa indicam as áreas fora de pista (não preparadas e/ou não patrulhadas), voltadas para esquiadores avançados. Normalmente elas são marcadas por um sinal amarelo ou laranja neon. Nos países da América do Norte, a cor laranja também pode significar a presença de um terrain park (parque de neve), sob forma de um retângulo horizontal com bordas arredondadas.
Fique de olho: pode haver variações locais e nacionais em sinais, regras e regulamentos. Ao chegar em uma estação de esqui, você deve verificar o mapa das pistas da região. Os ski resorts austríacos, por exemplo, tendem a usar azul (mais fácil), vermelho e preto (mais difícil), portanto não usa a classificação verde de muitos outros países europeus.