Como ler um mapa de esqui?
Conheça o território da sua aventura
Antes de começar a sua aventura de férias na neve, vale a pena olhar o mapa de esqui. Assim, você terá uma visão geral das pistas, da estação, e poderá programar as suas atividades na neve com mais facilidade. Mas para você não se perder nas diversas linhas e símbolos, explicamos neste post como você pode ler um mapa de esqui corretamente. E não se preocupe pois, sabendo o básico, você vai logo, logo, se sentir como um habitante local!
O que é um domínio esquiável?
Para começar, é preciso entender que os termos domínio de esqui ou domínio esquiável se referem ao conjunto de pistas de esqui de uma estação ou de várias estações de esqui interconectadas. É o caso, por exemplo, das estações Peisey-Vallandry, La Plagne e Les Arcs que, juntas, formam a área do Paradiski, na França, um dos maiores domínios esquiáveis do mundo. Juntas elas possuem quase 250 pistas de esqui para todos os níveis de dificuldade – do iniciante ao avançado. É opção que não acaba mais!
Sendo assim, um mapa de esqui pode ser do domínio esquiável ou apenas de uma estação de esqui. É possível encontrá-lo na versão impressa, geralmente distribuída nos centros de informação, nos totens espalhados pela estação ou online, nos sites oficiais dos destinos.
O que as linhas representam no mapa de esqui?
A leitura das linhas do mapa pode ser confusa à primeira vista, especialmente para iniciantes, mas é realmente bem simples: enquanto as linhas coloridas finas indicam as pistas, as linhas retas e pretas representam os teleféricos, que podem ser de diferentes tipos (veja mais detalhes adiante). Cada pista tem um número ou nome, para facilitar a identificação.
Como saber as categorias das pistas de esqui?
Cobrindo a maior parte do mapa de esqui temos as pistas com as linhas coloridas finas. As diferentes cores indicam a dificuldade e inclinação do trajeto. Identificar isso te ajudará a curtir o esqui com segurança, de acordo com seu nível de habilidade no esporte. Um esquiador novato, por exemplo, nunca deve se aventurar em uma área íngreme, que não seja uma pista de esqui para treinamento de principiantes.
Os símbolos e cores podem variar conforme a região . Geralmente na Europa e América do Sul as pistas de esqui representadas por círculos verdes são para alunos e iniciantes, e as pistas com círculos azuis são para pessoas que já têm certa experiência. Já as pistas de esqui marcadas por círculos vermelhos são para nível intermediário/avançado, enquanto as indicadas por círculos pretos são reservadas apenas para especialistas, com prática bem experiente.
Nos Estados Unidos e Canadá, o assunto é um pouco diferente: as pistas com círculos verdes são declives para alunos e iniciantes; as pistas com quadrados azuis são para intermediários; as pistas sinalizadas por um diamante preto (losango) são para os esquiadores avançados; e as com dois diamantes pretos (dois losangos) são bem íngremes e, portanto, indicadas para os experts.
Por fim, as linhas tracejadas no mapa indicam as áreas fora de pista (não preparadas e/ou não patrulhadas), voltadas para esquiadores avançados. Normalmente elas são marcadas por um sinal amarelo ou laranja neon. Nos países da América do Norte, a cor laranja também pode significar a presença de um terrain park (parque de neve), sob forma de um retângulo horizontal com bordas arredondadas.
Fique de olho: pode haver variações locais e nacionais em sinais, regras e regulamentos. Ao chegar em uma estação de esqui, você deve verificar o mapa das pistas da região. Os ski resorts austríacos, por exemplo, tendem a usar azul (mais fácil), vermelho e preto (mais difícil), portanto não usa a classificação verde de muitos outros países europeus.
Resorts recomendados
Quais são os meios de elevação na pista de esqui?
Os trajetos dos elevadores são marcados no mapa de esqui pelas linhas pretas grossas e símbolos que indicam os diferentes tipos de meios de elevação. Conheça alguns deles:
Magic Carpet: o tapete mágico é uma esteira transportadora, instalada ao nível da neve, que pode incluir um túnel. O passageiro entra na esteira na base da colina e fica de pé com os esquis ou prancha de snowboard voltados para a frente, enquanto a esteira em movimento sobe montanha acima.
Arraste/T-Bar/J-Bar/Poma: são os teleféricos de superfície. Você se pendura em um cabo com assento enquanto é puxado para cima. Geralmente sobem distâncias curtas em encostas suaves a moderadas.
Teleférico (chairlifts): são cadeiras de dois a 10 lugares que te transportam da base até o topo da pista.
Gôndola: um teleférico de cabine que, dependendo do tamanho, pode transportar de seis a 100 pessoas.
Funicular: uma espécie de trenzinho que sobe e desce a colina, geralmente em uma distância menor. O veículo pode transportar um grande número de passageiros ao mesmo tempo.
O que mais tem em um mapa de esqui?
Além das pistas e teleféricos, o mapa de esqui traz também símbolos de lugares como restaurantes, banheiros, estacionamentos, snowparks, serviço médico, áreas restritas, centro de informações, área para piqueniques e mirantes. O mapa de uma estação de ski também pode indicar pistas ou áreas destinadas a outros esportes como luge, caminhadas com raquetes de neve e esqui cross country.
Dicas extras sobre o mapa da estação de esqui
• Nas bases e topos dos meios de elevação geralmente existem placas indicando a sua localização no momento. Você pode ler o nome da estação ou da pista para se localizar;
• Também é fácil de descobrir onde se está no mapa olhando os postes nas laterais das pistas, que têm a mesma cor e número indicados no mapa;
• Lembre-se que cada mapa de esqui traz uma legenda no canto ou no verso da página, explicando todos os símbolos. É normal haver variações locais e nacionais em relação aos sinais e regras;
• Ao chegar no seu resort, você deve sempre verificar o mapa de pistas e tê-lo como um guia para esquiar. Seguir as pistas indicadas para o seu nível é uma das melhores dicas para esquiadores iniciantes;
• Caso você não se encontre, tire dúvidas com os funcionários da estação, como os atendentes de teleférico ou instrutores de esqui: eles terão o maior prazer em ajudar!
E então, tudo preparado para descobrir o que o seu próximo destino de esqui pode oferecer?