Conheça os diferentes tipos de pistas de esqui
Entenda as diferenças entre as pistas de esqui
Conhecer os tipos de pistas de esqui que existem dentro das estações é um pré-requisito básico para esquiar com tranquilidade e segurança. Além da capacidade de avaliar o nível das descidas de acordo com a sua habilidade, entender as características de cada tipo de pista vai ajudar você a tomar as melhores decisões em relação aos teleféricos e outros caminhos disponíveis na montanha. Para chegar ao seu destino de neve com tudo preparado, uma boa dica é aprender a ler um mapa de esqui e fazer anotações com base nas informações sobre as pistas de esqui que listamos abaixo. Veja só:
Pistas de esqui demarcadas
São as pistas oficiais das estações de esqui , que constam no mapa com seu trajeto exato, recebem os cuidados da equipe de segurança e têm supervisão do time de socorristas (patrulha de esqui). Postes e placas em ambos os lados da pista sinalizam as cores de acordo com o nível de dificuldade. Apesar de oferecerem boas condições para esquiar, sem penhascos e outros perigos, vale lembrar que muitas pistas demarcadas são bastante desafiadoras, principalmente para os praticantes menos experientes. Fique de olho: as trilhas mais difíceis normalmente estão sinalizadas com a cor preta.
Pista de esqui para treinamento de iniciantes
Se você está prestes a curtir suas primeiras férias na neve , saiba que muitas estações possuem uma pista de esqui para treinamento de principiantes. Essas áreas são trechos quase sem nenhuma inclinação, muito amplos e alisados, criados especialmente para facilitar a vida dos novos esquiadores e esquiadoras. Esteja você participando de aulas de esqui com instrutores ou aprendendo por conta própria, uma pista de esqui para iniciantes é parada obrigatória no início da sua aventura nas montanhas.
Pistas de esqui “groomed” (preparadas)
Boa parte das pistas de esqui demarcadas passam por um processo de alisamento feito por máquinas para diminuir as imperfeições e deixar a descida menos acidentada. Por outro lado, esse trabalho acaba removendo a camada superior da neve powder da trilha, deixando-a mais rápida e dura. Muitas encostas íngremes ou irregulares, e áreas específicas da estação, não são “groomadas”, mantendo o terreno em seu estado natural. Essa condição é ideal para os esquiadores mais experientes.
Ski routes (rotas de esqui)
Trechos da montanha ligeiramente fora das trilhas demarcadas tradicionais são conhecidos como ski routes, as rotas de esqui. Elas aparecem listadas no mapa da estação e são parcialmente patrulhadas, embora não sejam tratadas e tenham obstáculos como árvores, pedras e áreas acidentadas ao longo do percurso. Em geral, essas pistas para esquiar têm um nível de inclinação maior, trilhas mais estreitas e todos os tipos de neve. Marcada por placas colocadas no meio da pista, as rotas de esqui se estendem até 25 metros à esquerda e à direita da sinalização.
Off piste (fora de pista)
Quaisquer pistas de esqui não demarcadas são tecnicamente descidas “off piste”, ainda que estejam dentro dos limites da montanha. Isso significa que esses trajetos não são patrulhados, não estão sinalizados e nem passam pelos cuidados do time de manutenção da estação. Quando você sai de uma pista de esqui oficial ou da rota de esqui, você tecnicamente está em um local fora de pista, vulnerável a perigos alpinos. Isso inclui até aquele metro quadrado próximo à pista demarcada com a tentadora neve fresca.
Pista de esqui artificial
Nos lugares ou estações de esqui em que não há neve natural ou a queda é insuficiente, é possível contar com pistas de esqui artificiais. Alguns destinos usam máquinas para criar neve em trilhas já existentes, muitas vezes perto da base da montanha. O equipamento pode ser movido quando o estado das pistas de esqui não é considerado ideal. Também é possível construir uma pista de esqui artificial com materiais que permitem esquiar sem neve alguma, os chamados “dry slopes” (pistas secas), que fazem sucesso em cidades ou países com invernos menos rigorosos.
Áreas de esqui backcountry
Embora não seja especificamente um tipo de pista de esqui, as áreas conhecidas como backcountry são as que se encontram fora dos limites da estação, mas que ainda oferecem terreno esquiável na montanha. Esses locais não passam por nenhum tipo de intervenção das equipes locais, então é necessária muita experiência – e uma boa dose de coragem – para se aventurar por ali. Além das inclinações, pedras, árvores e passagens estreitas, existe ainda o risco de avalanches. Portanto, apenas explore o backcountry se estiver confiante no seu nível de experiência , acompanhado de outras pessoas e com o devido equipamento de segurança.