Tipos de esqui: descubra a diferença entre os equipamentos
Conheça as diferenças entre as modalidades do esporte
Bastam poucos dias na montanha para perceber que há muitos tipos de esqui sendo utilizados nas pistas, graças à constante evolução dos equipamentos ao longo dos anos. A tecnologia avançou consideravelmente nas últimas décadas, quando surgiu uma grande variedade de modelos de esqui bastante diferentes entre si.
Hoje é possível encontrar esquis apropriados para todos os terrenos, desde pistas suavemente onduladas até encostas íngremes cobertas de neve fresca e profunda. Quer saber mais? Listamos abaixo os principais tipos de esquis para você conseguir encontrar o parceiro de aventuras ideal das próximas férias. Confira!
Esquis de corrida (racing skis): um dos melhores tipos de esqui para quem busca velocidade
Usados pelos praticantes de esqui alpino e por todos aqueles que buscam ultrapassar seus limites e desafiar o relógio, os esquis de corrida foram desenvolvidos para oferecer a maior velocidade possível ao atleta. Para isso, eles têm um desenho longilíneo, estreito e bem comprido – alguns, inclusive, passam dos 2 metros, embora isso não seja tão comum. Os racing skis também são altamente flexíveis, para dar estabilidade durante as descidas, e responsivos, para permitir mudanças de direção ágeis. Por outro lado, esse tipo de esqui tem um manejo mais desafiador nas curvas fechadas, além de não ser indicado para manobras devido ao seu tamanho e também por ser unidirecional.
Esquis Freestyle: tire o máximo dos seus saltos e manobras nos parques de neve
Quem gosta de explorar os parques de neve das estações de esqui, com half pipes e outros obstáculos emocionantes, deve experimentar os esquis freestyle, que permitem uma maior mobilidade e equilíbrio durante os saltos e manobras. Como são bidirecionais, eles garantem que o esquiador ande para frente e para trás com muito mais estabilidade em relação aos outros tipos de esqui. Apesar de serem indicados para o esqui estilo livre, esses modelos também funcionam bem nas pistas tradicionais das estações.
Esquis Freeride: um tipo de esqui versátil para se aventurar em diferentes terrenos da montanha
Um dos grandes prazeres de esquiar nas montanhas é ser um dos primeiros a descer uma área repleta de neve fresca, recém-caída. Para esse tipo de atividade , os esquis freeride são perfeitos. Menos rígidos e não tão largos como os modelos especializados em neve powder, eles garantem uma versatilidade importante para encarar diferentes tipos de neve para esquiar – dos trechos mais fofos da pista às trilhas com mais gelo. Embora sejam projetados para o esqui fora de pista, esse tipo de esqui tem um desempenho igualmente bom nas pistas preparadas.
Esquis All Mountain: o básico para poder esquiar em todos os lugares
Para quem está indo esquiar pela primeira vez ou ainda não decidiu o que aproveitar primeiro na montanha, os esquis All Mountain são a escolha óbvia. Aqui, versatilidade é a palavra de ordem, ou seja, você vai poder curtir pistas tratadas ou irregulares, com neve fofa ou mais gelo, arriscar alguns saltos e experimentar zigue-zagues. Como comprar esquis pode ser uma decisão difícil para esquiadores com menos experiência, os tipos de esqui All Mountain garantem que você terá um companheiro de aventuras para curtir muitas e muitas viagens para a neve.
Esquis Carving: curvas fechadas e muito zigue-zague no seu dia de esqui
Com um desenho bem marcante, semelhante a uma ampulheta, os esquis carving facilitam a vida na hora de fazer curvas e mudar de direção. Bem finos sob os pés e com as pontas mais largas, eles dão boa agilidade e equilíbrio, mesmo nas guinadas mais radicais. O segredo é que sua linha curvada oferece mais contato das lâminas laterais (as “edges” do esqui) com a neve e gelo no momento das curvas. Por isso, estão entre os modelos de esqui preferidos dos praticantes recreativos, ao lado dos esquis All Mountain.
Resorts recomendados
Esquis Big Mountain: para quem gosta de explorar áreas além dos limites da estação
Esquiadores mais experientes podem se aventurar no backcountry, a área além dos limites da estação, onde o terreno é acidentado e a neve se acumula aos montes. Para esquiar neste ambiente de condições mistas e imprevisíveis, o tipo de esqui ideal faz toda a diferença. O Big Mountain é mais longo, largo e rígido que a maioria dos seus familiares, oferecendo muita estabilidade nos trechos mais acidentados e terrenos com neve fofa. Para experimentar esse estilo de esqui, La Plagne, uma estação incrível nos Alpes franceses, é uma das melhores opções.
Snowblades: tipos de esqui curtos garantem diversão nas pistas
À primeira vista pode parecer que os snowblades são uma espécie de brinquedo ou um modelo de esqui focado apenas para crianças.. Medindo entre 70 e 143 centímetros, em sua maioria, eles podem ser mais finos ou mais grossos, dependendo do tipo de neve onde serão usados. Por conta do tamanho, são muito mais fáceis de dominar, embora exijam uma habilidade ligeiramente distinta dos esquis tradicionais. Uma experiência muito válida na montanha, tanto para iniciantes como para os mais experientes.
Esquis Powder: para não afundar na neve fresca e profunda
Os tipos de esqui feitos especialmente para a neve powder têm uma função: manter você flutuando acima do mar de neve fofa e profunda, oferecendo velocidade e bom manuseio até mesmo nos trechos mais macios da montanha. Mais largos e geralmente mais longos que os esquis de pista, seu desenho garante firmeza nas curvas até mesmo em alta velocidade. Muitos modelos são unidirecionais, já que manobras e giros não costumam acontecer nesse tipo de terreno. As pontas mais elevadas (“rocker/early-rise”) ou com curvatura reversa melhoram a flutuação, a manobrabilidade e a facilidade de uso na neve powder.
Esquis Cross Country: equipamentos de esqui para uma das modalidades mais desafiadoras
Tradicionalmente, as competições de esqui cross country contam com atletas que usam modelos bem parecidos com os esquis de corrida – leves, finos, compridos e unidirecionais. Isso garante mais velocidade com menos esforço, além de estabilidade em uma ampla variedade de terrenos, não apenas em declives. Algumas vezes o tipo de esqui utilizado é o Telemark, que deixa o calcanhar solto, dando ainda mais mobilidade na passada do esquiador. Outra opção são os snowblades finos, mais fáceis de dominar por pessoas que têm pouca intimidade com essa modalidade de esqui.
Conheceu os principais tipos de esqui e ainda ficou com dúvidas? Não tenha medo de pedir conselhos aos funcionários da loja de equipamentos do seu resort ou estação de esqui. Eles terão prazer em ajudar você a escolher o modelo de esqui certo para as suas necessidades.