Jaqueta para esquiar: um guia para escolher o melhor agasalho e ficar confortável nas pistas
Saiba como escolher uma jaqueta de esqui
Se você está com uma viagem para a neve marcada, é importante saber que uma boa jaqueta para esquiar é fundamental para manter as roupas de baixo secas e o corpo aquecido nas montanhas. Escolher a peça perfeita, porém, pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você não sabe exatamente por onde começar.
Por isso, preparamos um guia completo com dicas que vão te ajudar a escolher a jaqueta de esqui ideal. No fim, caso ainda tenha alguma dúvida, não se preocupe: muitos resorts têm lojas onde você pode comprar ou alugar equipamentos de esqui e roupas, e ainda receber conselhos de especialistas no local!
Impermeabilidade é primordial para a sua jaqueta para esquiar, mas atenção aos detalhes!
Comece pelo mais importante: procure uma jaqueta impermeável e fique de olho nos diferentes níveis de resistência à água, já que isso também afeta o preço final do agasalho. O índice de isolamento que o material oferece é normalmente medido por uma escala conhecida como “Schmerber”, com classificações que vão até o nível 5.
Caso você precise de proteção total às intempéries, busque um casaco de esquiar com a tecnologia “Gore-tex”, uma membrana que bloqueia completamente a água. Por fim, dê atenção à qualidade e vedação (colagem) das costuras e zíperes da peça. Jaquetas totalmente fechadas têm todas as costuras lacradas. Obviamente elas são mais caras, mas mais resistentes à água, ao vento e à neve .
A respirabilidade da jaqueta de esqui também é um item importante para o seu conforto nas pistas
Além do fator impermeável, compre ou alugue uma jaqueta de esqui desenvolvida com tecidos respiráveis. Esse tipo de material vai manter você seco e também dissipar um pouco do calor e suor do corpo, controlando sua temperatura durante a movimentação nas pistas. Algumas peças vêm até com zíperes estratégicos – normalmente na região das axilas ou ao redor do peito – para você abrir e controlar a temperatura.
Fique de olho no tamanho e nos ajustes do casaco de esqui
Lembre-se também de dar uma atenção especial ao tamanho e ajuste do casaco de esqui. Isso pode variar do apertado e curto ao grande e largo preferido por muitos snowboarders e esquiadores de estilo livre. Se você costuma sentir mais frio, uma dica é evitar jaquetas com corte justo, pois assim sobra espaço para acomodar um casaco de lã ou outra peça em dias mais gelados.
Cheque ainda o ajuste da gola e das mangas. A maioria dos punhos das jaquetas de neve pode ser ajustada até certo ponto, o que é particularmente bom para criar uma boa união entre a manga e a luva de esqui escolhida.
Um design de punho bem ajustado é ótimo para luvas tipo manopla, enquanto um punho que se abre amplamente e depois se fecha é melhor para luvas mais curtinhas.
Além das luvas, é preciso lembrar que gorros, capuzes e equipamentos de segurança também fazem parte do do seu conjunto de roupas para esquiar. Todas as peças devem se encaixar para manter a neve e o frio longe do seu corpo.
Bolsos estratégicos transformam a sua jaqueta para esquiar em um super casaco
Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, em especial na sua jaqueta de esqui. Escolher uma jaqueta para neve que tenha múltiplos bolsos vai tornar os seus dias de esqui e snowboard muito mais agradáveis.
Compartimentos internos são bons para manter o seu telefone, carteira e documentos seguros durante as descidas, impedindo que os itens saiam voando em caso de quedas ou ao longo dos trajetos nos meios de elevação das estações de esqui.
Os bolsos das jaquetas de esqui também servem para liberar as suas costas para carregar uma mochila de hidratação, se a ideia for passar longas horas aproveitando ao máximo o seu dia na montanha.
Estilo é uma questão de bom gosto e segurança nas pistas
Pensando além das meras praticidades, seja também fashion. Estilo é um aspecto importante do lifestyle do esqui e do snowboard. Um casaco de esqui com cores fluorescentes ou padrões diferentes sempre chama a atenção e, de quebra, ajuda a identificar melhor as pessoas à distância ou mesmo em caso de tempo ruim.
Há ainda casacos de neve com faixas reflexivas ou que contam com o sistema “Recco”, que ajudam no rastreamento de esquiadores que se aventuram em áreas não demarcadas. É uma questão de bom gosto, sim, mas também de segurança.
Combine seu casaco de esqui com múltiplas camadas para afastar o frio
Uma dica importante para quem não quer correr o risco de sentir frio: uma jaqueta de esqui com múltiplas camadas por baixo é mais eficiente que vestir apenas um agasalho super grosso. A lógica é que as tramas das peças se sobrepõem, bloqueando ainda mais a entrada do vento.
Para não sentir frio, tenha sempre uma peça extra com você – mesmo que seja fina – para garantir um calor adicional em caso de necessidade. E não esqueça de proteger bem as mãos e as extremidades do corpo!
Jaqueta de esqui “3 em 1” tem um ótimo custo-benefício
Para quem está buscando uma jaqueta para esquiar mais versátil, uma ótima opção são os casacos “3 em 1”, também conhecidos como jaquetas interchange ou jaquetas triclimate. Suas múltiplas camadas de peças sobrepostas podem ser removidas ou adicionadas de acordo com a situação. Por isso, são ideais para quem sabe que vai enfrentar uma grande variedade de condições climáticas ao longo da temporada e quer uma jaqueta para todas elas.
Além da adaptabilidade ao clima, isso garante que você tenha uma jaqueta de esquiar que também funciona para outras atividades na neve, como uma caminhada com raquetes nos pés, um passeio de esqui cross country ou até mesmo no dia a dia, fora da temporada de frio intenso. Quer custo-benefício melhor que esse?
Agora que você já sabe como escolher sua jaqueta para neve, não perca mais tempo. Comece agora uma pesquisa caprichada, encontre a jaqueta de esqui que melhor se encaixa no seu orçamento e reserve a sua hospedagem nos principais destinos de inverno do mundo. Nos vemos nas pistas de esqui!