Segurança nas pistas de esqui: 6 dicas para esquiar com tranquilidade
As grandes emoções do esqui
Poucos esportes de inverno conseguem combinar velocidade, agilidade e emoção ao mesmo tempo. Mas, como acontece em várias modalidades, o esqui pode ser arriscado se você não tomar alguns cuidados. A velocidade do esporte combinada com o terreno montanhoso requer atenção redobrada a todo momento. É por isso que reunimos algumas dicas e sugestões para você poder esquiar com segurança nas suas próximas férias na neve. Acompanhe a seguir!
Dica 1 – Comece nas pistas de esqui para principiantes
Caso você nunca tenha viajado para a neve, é importante saber que em grande parte das estações de esqui do planeta existe pelo menos uma pista de esqui para treinamento de principiantes. Portanto, se você nunca esquiou antes, fique nesse tipo de pista e nunca vá para áreas acima do seu nível de habilidade. Ao encontrar uma encosta muito íngreme, basta tirar seus esquis e descer até encontrar algo mais adequado á ssua experiência.
Dica 2 – Sempre utilize os equipamentos de proteção
O uso do equipamento completo para esquiar é imprescindível para ter mais segurança durante a atividade. Faz-se necessário o uso do capacete, dos óculos de proteção, além das roupas adequadas para esquiar. Lembre-se também de se proteger do clima com protetor labial e solar, até mesmo nos dias nublados.
Dica 3 – Respeite as sinalizações das pistas de esqui
Assim como no trânsito, as sinalizações também precisam ser respeitadas nas pistas de esqui. Observe sempre se não há alguma placa de “cuidado” e qual é a cor da pista onde você está. Dependendo do lugar, as pistas verdes e azuis são reservadas para iniciantes e aprendizes, enquanto as vermelhas e pretas são indicadas para quem tem mais experiência. Além disso, é sempre bom esquiar na companhia de alguém, principalmente se você é um esportista iniciante.
Dica 4 – Tenha cuidado redobrado no esqui fora de pista
Muitos esquiadores experientes não abrem mão de desbravar áreas de neve intocadas, as chamadas zonas fora de pista das estações de esqui. Se esse é o seu caso, a contratação de um guia de montanha ou instrutor profissional é altamente recomendada. Você aprenderá como ajustar sua técnica às condições de neve do dia, como ‘ler’ a montanha e o que fazer se algo der errado, por exemplo.
Dica 5 – Siga as regras de conduta e segurança
Tanto no esqui como no snowboard, é necessário seguir algumas regras de conduta e segurança nas pistas. Por exemplo, antes de começar a descer a montanha ou entrar em uma trilha, olhe para cima para ter certeza de que ninguém está vindo em sua direção. Além disso, lembre-se que os esquiadores à sua frente têm o direito de passagem. Mantenha distância e controle para evitar colisões.
Dica 6 – Tenha cuidado nas pistas de esqui com gelo
Com a passagem constante de esquiadores, algumas áreas que têm pouca superfície de neve (ou locais com neve artificial) acabam revelando trechos de gelo. Logo, o seu par de esquis precisa estar com suas bordas devidamente afiadas para evitar que você escorregue e sofra algum acidente (veja mais dicas para esquiar no gelo e dominar o terreno em segurança).
Esquie com o Club Med
E aí, gostou das nossas dicas para esquiar nas pistas? Então trate de agendar logo aquela tão sonhada viagem à neve para viver dias inesquecíveis com total segurança. E para saber tudo sobre os melhores destinos de esqui ao redor do mundo, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita.