8 pratos da cozinha dos Alpes para saborear durante as férias na neve
Saiba o que saborear na viagem aos Alpes
Os Alpes são um paraíso para curtir as férias – esquiar em estações incríveis, fazer caminhadas, visitar vilarejos e comer muito bem, é claro. A cozinha dos Alpes oferece vários pratos típicos irresistíveis, muitos à base de ingredientes simples como queijo, batata e carne. À primeira vista podem parecer iguais, mas as diferenças nos queijos utilizados, a qualidade dos produtos e as preparações tornam os pratos distintos e memoráveis. Para inspirar a sua próxima viagem para a neve, selecionamos 8 pratos deliciosos que vão te deixar com água na boca. Veja só:
1. O fondue de queijo é uma tradição da gastronomia dos Alpes
Um dos pratos de inverno mais tradicionais, o fondue é facilmente encontrado nos restaurantes dos principais destinos de viagem para os Alpes . Normalmente é feito com uma mistura de dois ou três queijos locais e pedaços crocantes de pão para mergulhar. Por ser um prato quente e rico, é ideal para saborear com a família e os amigos após um dia de aventuras na neve. Na região da Savoia, na França, não deixe de provar o fondue savoyarde, uma versão que leva três queijos da região: Beaufort, Comte e Reblochon. Já nos Alpes suíços, o fondue moitié-moitié (meio a meio) é um clássico favorito feito com Gruyère e Vacherin Fribourgeois.
2. A raclette é outro prato que sempre cai bem no pós-esqui
O que é raclette? Simplesmente um dos pratos da cozinha dos Alpes mais reconfortantes que existem. Assim como o fondue, é uma refeição típica do après-ski (pós-esqui) inventada na Suíça. Tradicionalmente, o queijo era colocado no fogo para que ficasse derretido e no ponto certo. Hoje, a maioria dos restaurantes mantém um bloco ou meia roda de queijo sob um aparelho de aquecimento. Uma vez derretido, o queijo é raspado sobre batatas cozidas, carnes curadas, vegetais e outros tipos de acompanhamentos. Uma delícia!
3. Tartiflette é um prato tradicional dos Alpes franceses
A tartiflette é uma receita simples, mas muito saborosa da gastronomia dos Alpes franceses. O prato, na verdade, é uma espécie de gratinado de batatas, que ainda leva ingredientes como bacon, queijo Reblochon, cebolas, vinho branco e, frequentemente, crème fraîche. É uma boa pedida para compartilhar com a família no jantar e repor as energias depois de um dia inteiro de atividades.
4. Croziflette: uma variação deliciosa da tartiflette
Outro prato típico dos destinos de esqui da França, mais especificamente da região da Savoia. É bem semelhante à tartiflette, mas as batatas são simplesmente substituídas por crozets – um tipo de massa tradicional dos Alpes franceses formado por pequenos quadradinhos. Existem muitas receitas savoyardes que utilizam os crozets, mas a croziflette de queijo é a preferida de muitos moradores e turistas.
5. Käsespätzle, o “mac and cheese” dos Alpes austríacos
Para se aquecer no frio dos Alpes austríacos, o käsespätzle, ou kasspatzln como é conhecido no dialeto local, não pode faltar. Mas o que é? Bem, a pista está no nome: käse significa queijo em alemão e spätzle é um tipo de macarrão de ovo tradicional. Pode ser encontrado em toda a Áustria, assim como no sul da Alemanha e partes da Suíça. Cada região e restaurante tem sua própria versão do prato.
6. A polenta alla valdostana é um clássico do norte da Itália
A polenta alla valdostana é um clássico nos cardápios dos restaurantes do Vale de Aosta, região do norte da Itália. O diferencial da receita é o uso do tradicional queijo valdostano Fontina, que deixa a polenta ainda mais cremosa. Pode ser acompanhada de diferentes molhos ou servida ao lado de pratos com carnes. Sem dúvida, trata-se de um excelente comfort food para esquentar o corpo no inverno.
7. Boîte Chaude é mais um saboroso prato dos Alpes com queijo
Outro iguaria à base de queijo muito tradicional nos Alpes suíços, o boite chaude (que significa caixa quente) é um prato em que o queijo é derretido em seu próprio recipiente ou em um pequeno recipiente de madeira. Esse prato da cozinha dos Alpes foi criado originalmente com queijo Mont D’or, mas algumas cidades alpinas o fazem usando outros tipos de queijos locais. É servido com batatas cozidas, salsichas e salada.
8. As diots são uma iguaria popular na região da Savoia
As diots são as salsichas típicas da Savoia. Existem diferentes tipos: algumas são defumadas, enquanto outras passam por um processo de cura. Há ainda a versão natural, que pode ser misturada com ingredientes adicionais (cogumelos, ervas, repolho, etc.). Tradicionalmente, esses embutidos são cozidos em vinho com cebola e servidos com crozets, batatas ou polenta.
Outras delícias da cozinha dos Alpes
- Não é exatamente um prato, mas você não pode deixar de experimentar a manteiga alpina durante as suas férias na neve. Assim como os queijos, o seu sabor é diferente de qualquer outro produto do mundo. Afinal de contas, leite de qualidade produz manteiga de excelência!
- Carnes curadas, como jambon de Savoie e saucisson, são acompanhamentos clássicos em muitos pratos alpinos, mas também são excelentes para servir como aperitivo antes do jantar ou como recheio de sanduíches, especialmente para uma longa caminhada ou dia de esqui.
- Nem só de sabores salgados é feita a rica cozinha dos Alpes. Na Suíça, os chocolates alpinos são irresistíveis, tanto os tradicionais ao leite como os elaborados com nozes e frutas. Já nas montanhas da França, os doces preferidos são a tarte aux myrtilles, uma tortinha de mirtilos, e o gâteau de Saint-Genix, um brioche com pralinê vermelho de amêndoas e açúcar.
- As saladas são geralmente incluídas como acompanhamentos na maioria das refeições principais dos Alpes. Muitos restaurantes têm as suas próprias criações de saladas, mas uma das mais populares é a salade savoyarde, que geralmente é feita com lardons (pedaços de bacon não curados), queijo Beaufort e ovo cozido.
- Para encerrar o banquete em grande estilo, experimente o génépi, uma das bebidas de inverno mais famosas das estações de esqui francesas. Produzido com uma planta de montanha comum nos Alpes, esse licor normalmente é servido no fim da refeição como digestivo.