Caminhada nórdica: como fazer e qual destino escolher?
Saiba como e onde praticar
A caminhada nórdica é uma atividade bastante popular nos lugares com neve. A modalidade é semelhante ao esqui cross country, mas sem os esquis. Nesse caso, usa-se apenas os dois bastões nas mãos para percorrer as paisagens nevadas. O esporte surgiu entre os esquiadores profissionais como uma maneira de continuar o treinamento fora da temporada de neve. Com o tempo, a caminhada foi ganhando cada vez mais adeptos.
Quer saber mais sobre o que é caminhada nórdica? Montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a atividade e os melhores lugares para praticá-la. Confira agora mesmo!
Caminhada nórdica: o que é e como surgiu o esporte
A caminhada nórdica teve origem na Finlândia, nos anos 1930. O esporte surgiu como um treinamento dos atletas de esqui cross country que praticavam a atividade durante os meses sem queda de neve. O objetivo era manter o condicionamento físico, fortalecendo o corpo para as competições na temporada de esqui . Hoje em dia, a atividade é considerada um esporte e pode ser praticada tanto por profissionais quanto por amadores.
Além do prazer de praticar uma atividade ao ar livre, a caminhada nórdica oferece diversos outros benefícios. Entre eles, podemos destacar:
- Melhora a postura e o metabolismo;
- Auxilia na oxigenação dos músculos;
- Proporciona relaxamento mental.
A modalidade também é uma forma de apreciar a natureza e as belíssimas paisagens de inverno. Por isso, a atividade tem se tornado popular nas estações de esqui ao redor do mundo.
Como fazer a atividade e quais são os equipamentos necessários?
O equipamento mais importante da caminhada nórdica é o bastão. Sua função é distribuir o peso entre pernas e braços, aliviando a pressão nos tornozelos, joelhos, quadris e região lombar. O equipamento possui uma ponteira de borracha e, geralmente, é feito de fibra de carbono ou alumínio. Assim, ele garante mais flexibilidade e resistência durante as caminhadas na neve.
Também é importante que a atividade seja praticada com botas para neve resistentes, confortáveis e com bom isolamento térmico. Outro cuidado especial é com as roupas e acessórios de inverno. Não deixe de usar luvas, gorros, calças e casacos impermeáveis e resistentes ao frio.
Evite vestimentas muito justas ou pesadas. O ideal é optar por peças quentes e, ao mesmo tempo, confortáveis. Caso contrário, elas podem atrapalhar o movimento dos seus braços e pernas durante a atividade.
Lugares para praticar a caminhada nórdica na neve
É possível praticar a caminhada em diversos destinos de inverno, inclusive estações de esqui. Normalmente, a atividade é realizada em bosques ou trilhas próximas às montanhas. Algumas estâncias oferecem excursões guiadas com profissionais especializados. Contudo, você também pode fazer o exercício por conta própria ou em grupos. Basta escolher um caminho sem muitos obstáculos, subidas e descidas muito íngremes.
Confira algumas das estações de esqui onde é possível praticar caminhada nórdica:
- Valmorel (França):
- Le Massif de Charlevoix (Canadá);
- Les Arcs (França);
- Saint-Moritz (Suíça);
- Beidahu (China).
Todas as estações acima possuem áreas para explorar a natureza a pé. Aliás, você ainda pode alugar os equipamentos necessários para a atividade nos melhores resorts de inverno da região.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a caminhada nórdica? Para receber outros conteúdos exclusivos sobre o melhor do turismo de neve , assine a nossa Newsletter gratuita.